Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da USCS |
Texto Completo: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/678 |
Resumo: | O uso das redes sociais digitais vem sendo um importante aliado nas atividades de ensino e aprendizagem. Objetivo: A pesquisa avaliou a percepção dos alunos e professores sobre o uso dessas novas ferramentas em ambiente educacional. Métodos: Foram distribuídos dois tipos de questionários online a alunos e professores de cursos de Saúde de duas instituições de ensino superior do ABC Paulista, respondidos por 55 alunos e 19 professores. Com base nesses dados, identificamos afirmações qualitativas para avaliar percepções dos dois grupos sobre o uso de redes sociais digitais em ambiente educacional. Resultados: Observou‑se que os alunos estão mais familiarizados com as ferramentas digitais e que parte dos docentes as conhece, mas não as utilizam. O Youtube e o Facebook foram as mídias mais referenciadas e usadas por ambos os públicos. Os alunos apontaram formas de utilização extraclasse para as ferramentas digitais. Conclusão: Mídias sociais podem ser utilizadas como ferramentas educativas, mas os professores precisam ser sensibilizados e capacitados para o uso; alunos podem encontrar opções de compartilhamento e produção de conhecimento coletivo no ambiente virtual de educação em saúde. |
id |
USCS-1_eeb0ecf1339d039818e3114cd51fd1f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/678 |
network_acronym_str |
USCS-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da USCS |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePercepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais2015-12-222016-04-01T18:46:54Z2016-04-01T18:46:54ZFaculdade de Medicina do ABCO uso das redes sociais digitais vem sendo um importante aliado nas atividades de ensino e aprendizagem. Objetivo: A pesquisa avaliou a percepção dos alunos e professores sobre o uso dessas novas ferramentas em ambiente educacional. Métodos: Foram distribuídos dois tipos de questionários online a alunos e professores de cursos de Saúde de duas instituições de ensino superior do ABC Paulista, respondidos por 55 alunos e 19 professores. Com base nesses dados, identificamos afirmações qualitativas para avaliar percepções dos dois grupos sobre o uso de redes sociais digitais em ambiente educacional. Resultados: Observou‑se que os alunos estão mais familiarizados com as ferramentas digitais e que parte dos docentes as conhece, mas não as utilizam. O Youtube e o Facebook foram as mídias mais referenciadas e usadas por ambos os públicos. Os alunos apontaram formas de utilização extraclasse para as ferramentas digitais. Conclusão: Mídias sociais podem ser utilizadas como ferramentas educativas, mas os professores precisam ser sensibilizados e capacitados para o uso; alunos podem encontrar opções de compartilhamento e produção de conhecimento coletivo no ambiente virtual de educação em saúde.Artigo derivado de pós-doutoramento do autor.Submitted by Arquimedes Pessoni (pessoni@uscs.edu.br) on 2015-12-22T18:33:01Z No. of bitstreams: 1 792-1659-2-PB.pdf: 635929 bytes, checksum: 6dc019a90966a83afe2d4b22507529ad (MD5)Approved for entry into archive by Herom Vargas(herom.vargas@uscs.edu.br) on 2016-01-18T18:27:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 792-1659-2-PB.pdf: 635929 bytes, checksum: 6dc019a90966a83afe2d4b22507529ad (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Campus II(biblioteca.centro@uscs.edu.br) on 2016-04-01T18:46:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 792-1659-2-PB.pdf: 635929 bytes, checksum: 6dc019a90966a83afe2d4b22507529ad (MD5)Made available in DSpace on 2016-04-01T18:46:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 792-1659-2-PB.pdf: 635929 bytes, checksum: 6dc019a90966a83afe2d4b22507529ad (MD5) Previous issue date: 2015-12-22educaçãocomunicaçãorede socialapoio socialmetodologiahttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/678DMD_hdl_123456789/678PESSONI, ArquimedesAKERMAN, Marcoporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess792-1659-2-PB.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/678/2/792-1659-2-PB.pdfapplication/pdf635929http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/678/2/792-1659-2-PB.pdf6dc019a90966a83afe2d4b22507529adMD5123456789_678_22020-07-22T15:45:02Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/678Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:04.65Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais |
title |
Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais |
spellingShingle |
Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais PESSONI, Arquimedes educação comunicação rede social apoio social metodologia |
title_short |
Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais |
title_full |
Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais |
title_fullStr |
Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais |
title_full_unstemmed |
Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais |
title_sort |
Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais |
author |
PESSONI, Arquimedes |
author_facet |
PESSONI, Arquimedes AKERMAN, Marco |
author_role |
author |
author2 |
AKERMAN, Marco |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PESSONI, Arquimedes AKERMAN, Marco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação comunicação rede social apoio social metodologia |
topic |
educação comunicação rede social apoio social metodologia |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O uso das redes sociais digitais vem sendo um importante aliado nas atividades de ensino e aprendizagem. Objetivo: A pesquisa avaliou a percepção dos alunos e professores sobre o uso dessas novas ferramentas em ambiente educacional. Métodos: Foram distribuídos dois tipos de questionários online a alunos e professores de cursos de Saúde de duas instituições de ensino superior do ABC Paulista, respondidos por 55 alunos e 19 professores. Com base nesses dados, identificamos afirmações qualitativas para avaliar percepções dos dois grupos sobre o uso de redes sociais digitais em ambiente educacional. Resultados: Observou‑se que os alunos estão mais familiarizados com as ferramentas digitais e que parte dos docentes as conhece, mas não as utilizam. O Youtube e o Facebook foram as mídias mais referenciadas e usadas por ambos os públicos. Os alunos apontaram formas de utilização extraclasse para as ferramentas digitais. Conclusão: Mídias sociais podem ser utilizadas como ferramentas educativas, mas os professores precisam ser sensibilizados e capacitados para o uso; alunos podem encontrar opções de compartilhamento e produção de conhecimento coletivo no ambiente virtual de educação em saúde. Artigo derivado de pós-doutoramento do autor. |
description |
O uso das redes sociais digitais vem sendo um importante aliado nas atividades de ensino e aprendizagem. Objetivo: A pesquisa avaliou a percepção dos alunos e professores sobre o uso dessas novas ferramentas em ambiente educacional. Métodos: Foram distribuídos dois tipos de questionários online a alunos e professores de cursos de Saúde de duas instituições de ensino superior do ABC Paulista, respondidos por 55 alunos e 19 professores. Com base nesses dados, identificamos afirmações qualitativas para avaliar percepções dos dois grupos sobre o uso de redes sociais digitais em ambiente educacional. Resultados: Observou‑se que os alunos estão mais familiarizados com as ferramentas digitais e que parte dos docentes as conhece, mas não as utilizam. O Youtube e o Facebook foram as mídias mais referenciadas e usadas por ambos os públicos. Os alunos apontaram formas de utilização extraclasse para as ferramentas digitais. Conclusão: Mídias sociais podem ser utilizadas como ferramentas educativas, mas os professores precisam ser sensibilizados e capacitados para o uso; alunos podem encontrar opções de compartilhamento e produção de conhecimento coletivo no ambiente virtual de educação em saúde. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12-22 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-04-01T18:46:54Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-01T18:46:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/678 DMD_hdl_123456789/678 |
url |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/678 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/678 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Medicina do ABC |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Medicina do ABC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da USCS instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da USCS |
collection |
Repositório Institucional da USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1672950665237757952 |