Análise de Redes Sociais como Ferramenta que Contribui para a Melhoria das Relações entre Empresas Participantes de um APL de Eventos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVEIRA, Marco Antonio Pinheiro
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: FARINA, Milton Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/868
Resumo: Empresas que organizam festas representam caso típico em que diferentes atores tais como buffet, fotógrafo, DJs ou músicos, decoradores se juntam para realizar eventos pontuais. Este trabalho analisa um Arranjo Produtivo Local (APL) localizado em região metropolitana paulista, constituído por 88 empresas, denominado APL Eventos. O objetivo deste trabalho foi identificar as relações de conhecimento existentes entre os participantes do APL Eventos, utilizando-se da abordagem de Análise de Redes Sociais (ARS) e indicar formas de melhorar as relações entre os participantes. A pesquisa identificou quem conhece quem e os resultados mostraram lacunas nas relações entre as empresas. Os participantes efetuaram a análise das informações com base nas suas redes próprias (egonetworks) e nas suas centralidades. Outro dado relevante foi a conexão média por tipo de empresa. Verificou-se que os buffets são as empresas com mais relações e que empresas de fotografia são as menos relacionadas. Em workshop com 31 participantes foram apresentadas sugestões de ações para melhorias nestas relações. As principais ações que emergiram são: realização de mais reuniões informais, confraternizações, passeios, criação de espaço virtual que permita interação entre os participantes e realização de mais reuniões formais gerais e em grupos.
id USCS-1_ef45d8290927881a50f9bc8a1670d284
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/868
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAnálise de Redes Sociais como Ferramenta que Contribui para a Melhoria das Relações entre Empresas Participantes de um APL de Eventos2012-012016-09-20T01:13:20Z2016-09-20T01:13:20ZEmpresas que organizam festas representam caso típico em que diferentes atores tais como buffet, fotógrafo, DJs ou músicos, decoradores se juntam para realizar eventos pontuais. Este trabalho analisa um Arranjo Produtivo Local (APL) localizado em região metropolitana paulista, constituído por 88 empresas, denominado APL Eventos. O objetivo deste trabalho foi identificar as relações de conhecimento existentes entre os participantes do APL Eventos, utilizando-se da abordagem de Análise de Redes Sociais (ARS) e indicar formas de melhorar as relações entre os participantes. A pesquisa identificou quem conhece quem e os resultados mostraram lacunas nas relações entre as empresas. Os participantes efetuaram a análise das informações com base nas suas redes próprias (egonetworks) e nas suas centralidades. Outro dado relevante foi a conexão média por tipo de empresa. Verificou-se que os buffets são as empresas com mais relações e que empresas de fotografia são as menos relacionadas. Em workshop com 31 participantes foram apresentadas sugestões de ações para melhorias nestas relações. As principais ações que emergiram são: realização de mais reuniões informais, confraternizações, passeios, criação de espaço virtual que permita interação entre os participantes e realização de mais reuniões formais gerais e em grupos.Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2016-09-06T12:43:56Z No. of bitstreams: 1 2384-11134-1-PB.pdf: 340543 bytes, checksum: 139e682056f7df6aae9596cf0e0d592f (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2016-09-06T17:40:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2384-11134-1-PB.pdf: 340543 bytes, checksum: 139e682056f7df6aae9596cf0e0d592f (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2016-09-20T01:13:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2384-11134-1-PB.pdf: 340543 bytes, checksum: 139e682056f7df6aae9596cf0e0d592f (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-20T01:13:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2384-11134-1-PB.pdf: 340543 bytes, checksum: 139e682056f7df6aae9596cf0e0d592f (MD5) Previous issue date: 2012-01Arranjo Produtivo LocalAnálise de Rede SocialSetor de Eventos/Festashttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/868DMD_hdl_123456789/868SILVEIRA, Marco Antonio Pinheiro; FARINA, Milton Carlos. Análise de Redes Sociais como Ferramenta que Contribui para a Melhoria das Relações entre Empresas Participantes de um APL de Eventos. Redes (Santa Cruz do Sul. Online), v. 17, n. 1, p. 19-32, Jan./Abr., 2012.SILVEIRA, Marco Antonio PinheiroFARINA, Milton Carlosporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess2384-11134-1-PB.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/868/2/2384-11134-1-PB.pdfapplication/pdf340543http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/868/2/2384-11134-1-PB.pdf139e682056f7df6aae9596cf0e0d592fMD5123456789_868_22020-07-22T15:45:25Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/868Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:26.658Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de Redes Sociais como Ferramenta que Contribui para a Melhoria das Relações entre Empresas Participantes de um APL de Eventos
title Análise de Redes Sociais como Ferramenta que Contribui para a Melhoria das Relações entre Empresas Participantes de um APL de Eventos
spellingShingle Análise de Redes Sociais como Ferramenta que Contribui para a Melhoria das Relações entre Empresas Participantes de um APL de Eventos
SILVEIRA, Marco Antonio Pinheiro
Arranjo Produtivo Local
Análise de Rede Social
Setor de Eventos/Festas
title_short Análise de Redes Sociais como Ferramenta que Contribui para a Melhoria das Relações entre Empresas Participantes de um APL de Eventos
title_full Análise de Redes Sociais como Ferramenta que Contribui para a Melhoria das Relações entre Empresas Participantes de um APL de Eventos
title_fullStr Análise de Redes Sociais como Ferramenta que Contribui para a Melhoria das Relações entre Empresas Participantes de um APL de Eventos
title_full_unstemmed Análise de Redes Sociais como Ferramenta que Contribui para a Melhoria das Relações entre Empresas Participantes de um APL de Eventos
title_sort Análise de Redes Sociais como Ferramenta que Contribui para a Melhoria das Relações entre Empresas Participantes de um APL de Eventos
author SILVEIRA, Marco Antonio Pinheiro
author_facet SILVEIRA, Marco Antonio Pinheiro
FARINA, Milton Carlos
author_role author
author2 FARINA, Milton Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVEIRA, Marco Antonio Pinheiro
FARINA, Milton Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Arranjo Produtivo Local
Análise de Rede Social
Setor de Eventos/Festas
topic Arranjo Produtivo Local
Análise de Rede Social
Setor de Eventos/Festas
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Empresas que organizam festas representam caso típico em que diferentes atores tais como buffet, fotógrafo, DJs ou músicos, decoradores se juntam para realizar eventos pontuais. Este trabalho analisa um Arranjo Produtivo Local (APL) localizado em região metropolitana paulista, constituído por 88 empresas, denominado APL Eventos. O objetivo deste trabalho foi identificar as relações de conhecimento existentes entre os participantes do APL Eventos, utilizando-se da abordagem de Análise de Redes Sociais (ARS) e indicar formas de melhorar as relações entre os participantes. A pesquisa identificou quem conhece quem e os resultados mostraram lacunas nas relações entre as empresas. Os participantes efetuaram a análise das informações com base nas suas redes próprias (egonetworks) e nas suas centralidades. Outro dado relevante foi a conexão média por tipo de empresa. Verificou-se que os buffets são as empresas com mais relações e que empresas de fotografia são as menos relacionadas. Em workshop com 31 participantes foram apresentadas sugestões de ações para melhorias nestas relações. As principais ações que emergiram são: realização de mais reuniões informais, confraternizações, passeios, criação de espaço virtual que permita interação entre os participantes e realização de mais reuniões formais gerais e em grupos.
description Empresas que organizam festas representam caso típico em que diferentes atores tais como buffet, fotógrafo, DJs ou músicos, decoradores se juntam para realizar eventos pontuais. Este trabalho analisa um Arranjo Produtivo Local (APL) localizado em região metropolitana paulista, constituído por 88 empresas, denominado APL Eventos. O objetivo deste trabalho foi identificar as relações de conhecimento existentes entre os participantes do APL Eventos, utilizando-se da abordagem de Análise de Redes Sociais (ARS) e indicar formas de melhorar as relações entre os participantes. A pesquisa identificou quem conhece quem e os resultados mostraram lacunas nas relações entre as empresas. Os participantes efetuaram a análise das informações com base nas suas redes próprias (egonetworks) e nas suas centralidades. Outro dado relevante foi a conexão média por tipo de empresa. Verificou-se que os buffets são as empresas com mais relações e que empresas de fotografia são as menos relacionadas. Em workshop com 31 participantes foram apresentadas sugestões de ações para melhorias nestas relações. As principais ações que emergiram são: realização de mais reuniões informais, confraternizações, passeios, criação de espaço virtual que permita interação entre os participantes e realização de mais reuniões formais gerais e em grupos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-01
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-20T01:13:20Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-20T01:13:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/868
DMD_hdl_123456789/868
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVEIRA, Marco Antonio Pinheiro; FARINA, Milton Carlos. Análise de Redes Sociais como Ferramenta que Contribui para a Melhoria das Relações entre Empresas Participantes de um APL de Eventos. Redes (Santa Cruz do Sul. Online), v. 17, n. 1, p. 19-32, Jan./Abr., 2012.
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/868
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/868
SILVEIRA, Marco Antonio Pinheiro; FARINA, Milton Carlos. Análise de Redes Sociais como Ferramenta que Contribui para a Melhoria das Relações entre Empresas Participantes de um APL de Eventos. Redes (Santa Cruz do Sul. Online), v. 17, n. 1, p. 19-32, Jan./Abr., 2012.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672950959483912192