A (in) eficácia dos selos verdes sobre o comportamento dos consumidores: um estudo experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDREOLI, Taís Pasquotto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: LIMA, Váldeson Amaro, PREARO, Leandro Campi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1122
Resumo: O trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos consumidores acerca dos selos verdes, de acordo com quão conhecidos esses selos são e segundo seu próprio perfil de consumo verde. Sendo assim, elaborou-se um referencial teórico acerca do consumo sustentável, assim como sobre a aplicação dos selos verdes na perspectiva do marketing verde. O método adotado foi uma abordagem hipotético-dedutiva, realizada por meio de dois experimentos (um online e o outro presencial), ambos com desenho fatorial 2 (selo verde verdadeiro e bastante conhecido versus selo falso e nada conhecido) x 2 (consumidor com perfil muito sustentável versus pouco sustentável). Diante dos resultados obtidos, quatro principais discussões puderam ser levantadas, como a possibilidade de greenwashing decorrente da clara menção aos aspectos ambientais, seja em relação ao selo em si ou aos dizeres subjacentes a ele, a ineficácia da prática de adoção de selos verdes e a influência dessa ineficácia nos consumidores, inclusive naqueles que relataram possuir um perfil de consumo mais verde.
id USCS-1_f2c3a2bbbec80d0663dad3f847229698
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/1122
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleA (in) eficácia dos selos verdes sobre o comportamento dos consumidores: um estudo experimentalThe (in)effectiveness of green seals on consumer behavior: a experimental study2017-042017-10-17T17:34:06Z2017-10-17T17:34:06ZO trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos consumidores acerca dos selos verdes, de acordo com quão conhecidos esses selos são e segundo seu próprio perfil de consumo verde. Sendo assim, elaborou-se um referencial teórico acerca do consumo sustentável, assim como sobre a aplicação dos selos verdes na perspectiva do marketing verde. O método adotado foi uma abordagem hipotético-dedutiva, realizada por meio de dois experimentos (um online e o outro presencial), ambos com desenho fatorial 2 (selo verde verdadeiro e bastante conhecido versus selo falso e nada conhecido) x 2 (consumidor com perfil muito sustentável versus pouco sustentável). Diante dos resultados obtidos, quatro principais discussões puderam ser levantadas, como a possibilidade de greenwashing decorrente da clara menção aos aspectos ambientais, seja em relação ao selo em si ou aos dizeres subjacentes a ele, a ineficácia da prática de adoção de selos verdes e a influência dessa ineficácia nos consumidores, inclusive naqueles que relataram possuir um perfil de consumo mais verde.Submitted by João Ribeiro (joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2017-09-26T17:25:26Z No. of bitstreams: 1 930[1]: 768504 bytes, checksum: e1bf63a645f4290e734796cec2911d86 (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2017-09-29T19:22:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 930[1]: 768504 bytes, checksum: e1bf63a645f4290e734796cec2911d86 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Campus II(biblioteca.centro@uscs.edu.br) on 2017-10-17T17:34:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 930[1]: 768504 bytes, checksum: e1bf63a645f4290e734796cec2911d86 (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-17T17:34:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 930[1]: 768504 bytes, checksum: e1bf63a645f4290e734796cec2911d86 (MD5) Previous issue date: 2017-04Consumo sustentávelMarketing verdeSelos verdesPesquisa experimentalGreenwashinghttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1122DMD_hdl_123456789/1122ANDREOLI, Taís Pasquotto; LIMA, Váldeson Amaro; PREARO, Leandro Campi. A (in) eficácia dos selos verdes sobre o comportamento dos consumidores: um estudo experimental. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa-RECADM, Curitiba, v. 16, n. 1, p. 62-79, jan./abr. 2017.ANDREOLI, Taís PasquottoLIMA, Váldeson AmaroPREARO, Leandro Campiporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess930%5b1%5dhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/1122/2/930%5b1%5dapplication/pdf768504http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/1122/2/930%5b1%5de1bf63a645f4290e734796cec2911d86MD5123456789_1122_22020-07-22T15:45:49Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/1122Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:54.218Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv A (in) eficácia dos selos verdes sobre o comportamento dos consumidores: um estudo experimental
dc.title.alternative..fl_str_mv The (in)effectiveness of green seals on consumer behavior: a experimental study
title A (in) eficácia dos selos verdes sobre o comportamento dos consumidores: um estudo experimental
spellingShingle A (in) eficácia dos selos verdes sobre o comportamento dos consumidores: um estudo experimental
ANDREOLI, Taís Pasquotto
Consumo sustentável
Marketing verde
Selos verdes
Pesquisa experimental
Greenwashing
title_short A (in) eficácia dos selos verdes sobre o comportamento dos consumidores: um estudo experimental
title_full A (in) eficácia dos selos verdes sobre o comportamento dos consumidores: um estudo experimental
title_fullStr A (in) eficácia dos selos verdes sobre o comportamento dos consumidores: um estudo experimental
title_full_unstemmed A (in) eficácia dos selos verdes sobre o comportamento dos consumidores: um estudo experimental
title_sort A (in) eficácia dos selos verdes sobre o comportamento dos consumidores: um estudo experimental
author ANDREOLI, Taís Pasquotto
author_facet ANDREOLI, Taís Pasquotto
LIMA, Váldeson Amaro
PREARO, Leandro Campi
author_role author
author2 LIMA, Váldeson Amaro
PREARO, Leandro Campi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDREOLI, Taís Pasquotto
LIMA, Váldeson Amaro
PREARO, Leandro Campi
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo sustentável
Marketing verde
Selos verdes
Pesquisa experimental
Greenwashing
topic Consumo sustentável
Marketing verde
Selos verdes
Pesquisa experimental
Greenwashing
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos consumidores acerca dos selos verdes, de acordo com quão conhecidos esses selos são e segundo seu próprio perfil de consumo verde. Sendo assim, elaborou-se um referencial teórico acerca do consumo sustentável, assim como sobre a aplicação dos selos verdes na perspectiva do marketing verde. O método adotado foi uma abordagem hipotético-dedutiva, realizada por meio de dois experimentos (um online e o outro presencial), ambos com desenho fatorial 2 (selo verde verdadeiro e bastante conhecido versus selo falso e nada conhecido) x 2 (consumidor com perfil muito sustentável versus pouco sustentável). Diante dos resultados obtidos, quatro principais discussões puderam ser levantadas, como a possibilidade de greenwashing decorrente da clara menção aos aspectos ambientais, seja em relação ao selo em si ou aos dizeres subjacentes a ele, a ineficácia da prática de adoção de selos verdes e a influência dessa ineficácia nos consumidores, inclusive naqueles que relataram possuir um perfil de consumo mais verde.
description O trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos consumidores acerca dos selos verdes, de acordo com quão conhecidos esses selos são e segundo seu próprio perfil de consumo verde. Sendo assim, elaborou-se um referencial teórico acerca do consumo sustentável, assim como sobre a aplicação dos selos verdes na perspectiva do marketing verde. O método adotado foi uma abordagem hipotético-dedutiva, realizada por meio de dois experimentos (um online e o outro presencial), ambos com desenho fatorial 2 (selo verde verdadeiro e bastante conhecido versus selo falso e nada conhecido) x 2 (consumidor com perfil muito sustentável versus pouco sustentável). Diante dos resultados obtidos, quatro principais discussões puderam ser levantadas, como a possibilidade de greenwashing decorrente da clara menção aos aspectos ambientais, seja em relação ao selo em si ou aos dizeres subjacentes a ele, a ineficácia da prática de adoção de selos verdes e a influência dessa ineficácia nos consumidores, inclusive naqueles que relataram possuir um perfil de consumo mais verde.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-04
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-17T17:34:06Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-17T17:34:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1122
DMD_hdl_123456789/1122
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANDREOLI, Taís Pasquotto; LIMA, Váldeson Amaro; PREARO, Leandro Campi. A (in) eficácia dos selos verdes sobre o comportamento dos consumidores: um estudo experimental. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa-RECADM, Curitiba, v. 16, n. 1, p. 62-79, jan./abr. 2017.
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1122
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1122
ANDREOLI, Taís Pasquotto; LIMA, Váldeson Amaro; PREARO, Leandro Campi. A (in) eficácia dos selos verdes sobre o comportamento dos consumidores: um estudo experimental. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa-RECADM, Curitiba, v. 16, n. 1, p. 62-79, jan./abr. 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672951421871325184