A (in) eficácia dos selos verdes sobre o comportamento dos consumidores: um estudo experimental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da USCS |
Texto Completo: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1122 |
Resumo: | O trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos consumidores acerca dos selos verdes, de acordo com quão conhecidos esses selos são e segundo seu próprio perfil de consumo verde. Sendo assim, elaborou-se um referencial teórico acerca do consumo sustentável, assim como sobre a aplicação dos selos verdes na perspectiva do marketing verde. O método adotado foi uma abordagem hipotético-dedutiva, realizada por meio de dois experimentos (um online e o outro presencial), ambos com desenho fatorial 2 (selo verde verdadeiro e bastante conhecido versus selo falso e nada conhecido) x 2 (consumidor com perfil muito sustentável versus pouco sustentável). Diante dos resultados obtidos, quatro principais discussões puderam ser levantadas, como a possibilidade de greenwashing decorrente da clara menção aos aspectos ambientais, seja em relação ao selo em si ou aos dizeres subjacentes a ele, a ineficácia da prática de adoção de selos verdes e a influência dessa ineficácia nos consumidores, inclusive naqueles que relataram possuir um perfil de consumo mais verde. |
id |
USCS-1_f2c3a2bbbec80d0663dad3f847229698 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/1122 |
network_acronym_str |
USCS-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da USCS |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleA (in) eficácia dos selos verdes sobre o comportamento dos consumidores: um estudo experimentalThe (in)effectiveness of green seals on consumer behavior: a experimental study2017-042017-10-17T17:34:06Z2017-10-17T17:34:06ZO trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos consumidores acerca dos selos verdes, de acordo com quão conhecidos esses selos são e segundo seu próprio perfil de consumo verde. Sendo assim, elaborou-se um referencial teórico acerca do consumo sustentável, assim como sobre a aplicação dos selos verdes na perspectiva do marketing verde. O método adotado foi uma abordagem hipotético-dedutiva, realizada por meio de dois experimentos (um online e o outro presencial), ambos com desenho fatorial 2 (selo verde verdadeiro e bastante conhecido versus selo falso e nada conhecido) x 2 (consumidor com perfil muito sustentável versus pouco sustentável). Diante dos resultados obtidos, quatro principais discussões puderam ser levantadas, como a possibilidade de greenwashing decorrente da clara menção aos aspectos ambientais, seja em relação ao selo em si ou aos dizeres subjacentes a ele, a ineficácia da prática de adoção de selos verdes e a influência dessa ineficácia nos consumidores, inclusive naqueles que relataram possuir um perfil de consumo mais verde.Submitted by João Ribeiro (joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2017-09-26T17:25:26Z No. of bitstreams: 1 930[1]: 768504 bytes, checksum: e1bf63a645f4290e734796cec2911d86 (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2017-09-29T19:22:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 930[1]: 768504 bytes, checksum: e1bf63a645f4290e734796cec2911d86 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Campus II(biblioteca.centro@uscs.edu.br) on 2017-10-17T17:34:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 930[1]: 768504 bytes, checksum: e1bf63a645f4290e734796cec2911d86 (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-17T17:34:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 930[1]: 768504 bytes, checksum: e1bf63a645f4290e734796cec2911d86 (MD5) Previous issue date: 2017-04Consumo sustentávelMarketing verdeSelos verdesPesquisa experimentalGreenwashinghttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1122DMD_hdl_123456789/1122ANDREOLI, Taís Pasquotto; LIMA, Váldeson Amaro; PREARO, Leandro Campi. A (in) eficácia dos selos verdes sobre o comportamento dos consumidores: um estudo experimental. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa-RECADM, Curitiba, v. 16, n. 1, p. 62-79, jan./abr. 2017.ANDREOLI, Taís PasquottoLIMA, Váldeson AmaroPREARO, Leandro Campiporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess930%5b1%5dhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/1122/2/930%5b1%5dapplication/pdf768504http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/1122/2/930%5b1%5de1bf63a645f4290e734796cec2911d86MD5123456789_1122_22020-07-22T15:45:49Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/1122Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:54.218Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A (in) eficácia dos selos verdes sobre o comportamento dos consumidores: um estudo experimental |
dc.title.alternative..fl_str_mv |
The (in)effectiveness of green seals on consumer behavior: a experimental study |
title |
A (in) eficácia dos selos verdes sobre o comportamento dos consumidores: um estudo experimental |
spellingShingle |
A (in) eficácia dos selos verdes sobre o comportamento dos consumidores: um estudo experimental ANDREOLI, Taís Pasquotto Consumo sustentável Marketing verde Selos verdes Pesquisa experimental Greenwashing |
title_short |
A (in) eficácia dos selos verdes sobre o comportamento dos consumidores: um estudo experimental |
title_full |
A (in) eficácia dos selos verdes sobre o comportamento dos consumidores: um estudo experimental |
title_fullStr |
A (in) eficácia dos selos verdes sobre o comportamento dos consumidores: um estudo experimental |
title_full_unstemmed |
A (in) eficácia dos selos verdes sobre o comportamento dos consumidores: um estudo experimental |
title_sort |
A (in) eficácia dos selos verdes sobre o comportamento dos consumidores: um estudo experimental |
author |
ANDREOLI, Taís Pasquotto |
author_facet |
ANDREOLI, Taís Pasquotto LIMA, Váldeson Amaro PREARO, Leandro Campi |
author_role |
author |
author2 |
LIMA, Váldeson Amaro PREARO, Leandro Campi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANDREOLI, Taís Pasquotto LIMA, Váldeson Amaro PREARO, Leandro Campi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo sustentável Marketing verde Selos verdes Pesquisa experimental Greenwashing |
topic |
Consumo sustentável Marketing verde Selos verdes Pesquisa experimental Greenwashing |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos consumidores acerca dos selos verdes, de acordo com quão conhecidos esses selos são e segundo seu próprio perfil de consumo verde. Sendo assim, elaborou-se um referencial teórico acerca do consumo sustentável, assim como sobre a aplicação dos selos verdes na perspectiva do marketing verde. O método adotado foi uma abordagem hipotético-dedutiva, realizada por meio de dois experimentos (um online e o outro presencial), ambos com desenho fatorial 2 (selo verde verdadeiro e bastante conhecido versus selo falso e nada conhecido) x 2 (consumidor com perfil muito sustentável versus pouco sustentável). Diante dos resultados obtidos, quatro principais discussões puderam ser levantadas, como a possibilidade de greenwashing decorrente da clara menção aos aspectos ambientais, seja em relação ao selo em si ou aos dizeres subjacentes a ele, a ineficácia da prática de adoção de selos verdes e a influência dessa ineficácia nos consumidores, inclusive naqueles que relataram possuir um perfil de consumo mais verde. |
description |
O trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos consumidores acerca dos selos verdes, de acordo com quão conhecidos esses selos são e segundo seu próprio perfil de consumo verde. Sendo assim, elaborou-se um referencial teórico acerca do consumo sustentável, assim como sobre a aplicação dos selos verdes na perspectiva do marketing verde. O método adotado foi uma abordagem hipotético-dedutiva, realizada por meio de dois experimentos (um online e o outro presencial), ambos com desenho fatorial 2 (selo verde verdadeiro e bastante conhecido versus selo falso e nada conhecido) x 2 (consumidor com perfil muito sustentável versus pouco sustentável). Diante dos resultados obtidos, quatro principais discussões puderam ser levantadas, como a possibilidade de greenwashing decorrente da clara menção aos aspectos ambientais, seja em relação ao selo em si ou aos dizeres subjacentes a ele, a ineficácia da prática de adoção de selos verdes e a influência dessa ineficácia nos consumidores, inclusive naqueles que relataram possuir um perfil de consumo mais verde. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-04 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-10-17T17:34:06Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-17T17:34:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1122 DMD_hdl_123456789/1122 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ANDREOLI, Taís Pasquotto; LIMA, Váldeson Amaro; PREARO, Leandro Campi. A (in) eficácia dos selos verdes sobre o comportamento dos consumidores: um estudo experimental. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa-RECADM, Curitiba, v. 16, n. 1, p. 62-79, jan./abr. 2017. |
url |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1122 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/1122 ANDREOLI, Taís Pasquotto; LIMA, Váldeson Amaro; PREARO, Leandro Campi. A (in) eficácia dos selos verdes sobre o comportamento dos consumidores: um estudo experimental. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa-RECADM, Curitiba, v. 16, n. 1, p. 62-79, jan./abr. 2017. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da USCS instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da USCS |
collection |
Repositório Institucional da USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1672951421871325184 |