O TEATRO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NOS PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8526 |
Resumo: | Uma experiência desenvolvida no curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), durante o estágio curricular na área de dificuldades de aprendizagem, sugere o Teatro como abordagem metodológica para a inclusão de uma criança com dificuldades de aprendizagem. Tem como objetivo promover a inter-relação entre a Educação Especial e o Teatro como linguagem interdisciplinar potente para o atendimento de uma criança com dificuldade de aprendizagem em uma proposta de ensino inclusivo. Traz autores como Soares (2003), Ferreiro (2001) e Rotta (2006), a fim de discutir sobre a Educação Especial. Ao dialogar com o Teatro, considera autores como Ryngaert (2009), Decico (2006) e Ferreira (2006). Espera-se, com esta reflexão, ampliar a visão de professores e dos acadêmicos do curso de Educação Especial, sobre uma ação pedagógica diferenciada para ensinar Teatro para crianças com dificuldades de aprendizagem, trabalhando com abordagem curricular inclusiva. |
id |
USCS-2_20ba63fb895ccdaf2ce21ba434544df3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8526 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
O TEATRO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NOS PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADOSpecial Education. Theater. Learning Difficulty. Theater Pedagogy.Educação Especial. Teatro. Dificuldade de Aprendizagem. Pedagogia do Teatro.Uma experiência desenvolvida no curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), durante o estágio curricular na área de dificuldades de aprendizagem, sugere o Teatro como abordagem metodológica para a inclusão de uma criança com dificuldades de aprendizagem. Tem como objetivo promover a inter-relação entre a Educação Especial e o Teatro como linguagem interdisciplinar potente para o atendimento de uma criança com dificuldade de aprendizagem em uma proposta de ensino inclusivo. Traz autores como Soares (2003), Ferreiro (2001) e Rotta (2006), a fim de discutir sobre a Educação Especial. Ao dialogar com o Teatro, considera autores como Ryngaert (2009), Decico (2006) e Ferreira (2006). Espera-se, com esta reflexão, ampliar a visão de professores e dos acadêmicos do curso de Educação Especial, sobre uma ação pedagógica diferenciada para ensinar Teatro para crianças com dificuldades de aprendizagem, trabalhando com abordagem curricular inclusiva.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/852610.13037/rea-e.vol7n13.8526Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 7 n. 13 (2022): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8526/3776Copyright (c) 1969 Maria Jade Pohl Sanches, Tatiane Negrinihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNegrini, TatianePohl Sanches, Maria Jade2022-10-27T20:27:13Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8526Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-27T20:27:13Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O TEATRO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NOS PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title |
O TEATRO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NOS PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
spellingShingle |
O TEATRO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NOS PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Negrini, Tatiane Special Education. Theater. Learning Difficulty. Theater Pedagogy. Educação Especial. Teatro. Dificuldade de Aprendizagem. Pedagogia do Teatro. |
title_short |
O TEATRO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NOS PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title_full |
O TEATRO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NOS PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title_fullStr |
O TEATRO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NOS PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title_full_unstemmed |
O TEATRO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NOS PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title_sort |
O TEATRO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NOS PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
author |
Negrini, Tatiane |
author_facet |
Negrini, Tatiane Pohl Sanches, Maria Jade |
author_role |
author |
author2 |
Pohl Sanches, Maria Jade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Negrini, Tatiane Pohl Sanches, Maria Jade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Special Education. Theater. Learning Difficulty. Theater Pedagogy. Educação Especial. Teatro. Dificuldade de Aprendizagem. Pedagogia do Teatro. |
topic |
Special Education. Theater. Learning Difficulty. Theater Pedagogy. Educação Especial. Teatro. Dificuldade de Aprendizagem. Pedagogia do Teatro. |
description |
Uma experiência desenvolvida no curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), durante o estágio curricular na área de dificuldades de aprendizagem, sugere o Teatro como abordagem metodológica para a inclusão de uma criança com dificuldades de aprendizagem. Tem como objetivo promover a inter-relação entre a Educação Especial e o Teatro como linguagem interdisciplinar potente para o atendimento de uma criança com dificuldade de aprendizagem em uma proposta de ensino inclusivo. Traz autores como Soares (2003), Ferreiro (2001) e Rotta (2006), a fim de discutir sobre a Educação Especial. Ao dialogar com o Teatro, considera autores como Ryngaert (2009), Decico (2006) e Ferreira (2006). Espera-se, com esta reflexão, ampliar a visão de professores e dos acadêmicos do curso de Educação Especial, sobre uma ação pedagógica diferenciada para ensinar Teatro para crianças com dificuldades de aprendizagem, trabalhando com abordagem curricular inclusiva. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8526 10.13037/rea-e.vol7n13.8526 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8526 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol7n13.8526 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8526/3776 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1969 Maria Jade Pohl Sanches, Tatiane Negrini https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1969 Maria Jade Pohl Sanches, Tatiane Negrini https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 7 n. 13 (2022): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798045887910379520 |