Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira |
Data de Publicação: |
2020 |
Tipo de documento: |
Artigo
|
Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6387
|
Resumo: |
Referenciar a Gestão Democrática do ensino público é compulsório em legislações educacionais, considerando a previsão do princípio na Constituição Federal de 1988. Mas, que outros elementos são apresentados em legislações infraconstitucionais, para a visibilidade e materialização de tal princípio? Como as legislações locais interpretam o princípio? Portanto, o texto discute registros de gestão democrática do ensino público apresentados em legislações locais, a partir do exame de leis afetas as redes municipais dos 44 municípios sul-rio-grandenses com população acima de 50 mil habitantes. Abraçando uma metodologia analítico-reconstrutiva, os documentos foram examinados a partir do procedimento da análise de conteúdo, utilizando-se a técnica da análise temática, com destaque para a unidade de significação. Ao examinar as legislações locais, indica-se a compreensão particular e a prática de mecanismos de gestão democrática. Como conclusão, os 44 municípios apresentam legislações que regulamentam a gestão democrática em sua rede pública de ensino, materializando mecanismos, espaços e ações para tal modelo de gestão. |