TEMPOS E ESPAÇOS PARA SENTIR: UMA CONSTRUÇÃO DAS/COM AS CRIANÇAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marquezan, Fernanda Figueira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lemos, Luandra Franco, Loffler, Daliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6188
Resumo: O texto trata do processo de construção do projeto de ateliê para a educação infantil, durante a inserção em campo de estágio no Curso de Pedagogia. Assim, objetiva-se descrever e analisar uma experiência vivida pelas autoras sobre o processo de reestruturação do Ateliê da Escola - Projeto Tempo e Espaço para Sentir. Com o intuito de alcançar o objetivo proposto elegeu-se a metodologia "inspirada" na etnografia com crianças (GRAUE E WALSCH, 2003), para recolha dos dados no intuito de respeitar e acolher as diferentes formas de comunicação das crianças, as ferramentas metodológicas remetem à oralidade, à criatividade em termos de registo escrito ou gráfico e à utilização de recursos multimídia (SOARES, 2006). O referencial teórico fundamentou-se em concepções teorizadas por Malaguzzi (1999), Hoyuelos (2015), Oliveira (2011). A construção do projeto do ateliê permitiu vislumbrar um caminho de possibilidades e reflexão, em que a construção da docência na educação infantil é um processo contínuo que se constrói e se concretiza em ações colaborativas entre equipe gestora e professores e de modo especial as crianças. Assim, compreende-se que a reflexão e a ação pedagógica do professor de educação infantil precisam estar articuladas, de maneira que respeite o tempo da criança, valorizando e potencializando de diversas maneiras a sua criatividade e imaginação, buscando para, e com elas encontros ricos em experiências, qualificando seus processos de desenvolvimento e aprendizagem.
id USCS-2_32a42c4dd517cef0a2ffe5f35725bd02
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6188
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling TEMPOS E ESPAÇOS PARA SENTIR: UMA CONSTRUÇÃO DAS/COM AS CRIANÇASO texto trata do processo de construção do projeto de ateliê para a educação infantil, durante a inserção em campo de estágio no Curso de Pedagogia. Assim, objetiva-se descrever e analisar uma experiência vivida pelas autoras sobre o processo de reestruturação do Ateliê da Escola - Projeto Tempo e Espaço para Sentir. Com o intuito de alcançar o objetivo proposto elegeu-se a metodologia "inspirada" na etnografia com crianças (GRAUE E WALSCH, 2003), para recolha dos dados no intuito de respeitar e acolher as diferentes formas de comunicação das crianças, as ferramentas metodológicas remetem à oralidade, à criatividade em termos de registo escrito ou gráfico e à utilização de recursos multimídia (SOARES, 2006). O referencial teórico fundamentou-se em concepções teorizadas por Malaguzzi (1999), Hoyuelos (2015), Oliveira (2011). A construção do projeto do ateliê permitiu vislumbrar um caminho de possibilidades e reflexão, em que a construção da docência na educação infantil é um processo contínuo que se constrói e se concretiza em ações colaborativas entre equipe gestora e professores e de modo especial as crianças. Assim, compreende-se que a reflexão e a ação pedagógica do professor de educação infantil precisam estar articuladas, de maneira que respeite o tempo da criança, valorizando e potencializando de diversas maneiras a sua criatividade e imaginação, buscando para, e com elas encontros ricos em experiências, qualificando seus processos de desenvolvimento e aprendizagem.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/618810.13037/rea-e.vol5n9.6188Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 5 n. 9 (2020)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6188/3054Copyright (c) 2020 Fernanda Figueira Marquezan, Luandra Franco Lemos, Daliana Lofflerhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarquezan, Fernanda FigueiraLemos, Luandra FrancoLoffler, Daliana2022-10-04T19:04:50Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6188Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:50Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv TEMPOS E ESPAÇOS PARA SENTIR: UMA CONSTRUÇÃO DAS/COM AS CRIANÇAS
title TEMPOS E ESPAÇOS PARA SENTIR: UMA CONSTRUÇÃO DAS/COM AS CRIANÇAS
spellingShingle TEMPOS E ESPAÇOS PARA SENTIR: UMA CONSTRUÇÃO DAS/COM AS CRIANÇAS
Marquezan, Fernanda Figueira
title_short TEMPOS E ESPAÇOS PARA SENTIR: UMA CONSTRUÇÃO DAS/COM AS CRIANÇAS
title_full TEMPOS E ESPAÇOS PARA SENTIR: UMA CONSTRUÇÃO DAS/COM AS CRIANÇAS
title_fullStr TEMPOS E ESPAÇOS PARA SENTIR: UMA CONSTRUÇÃO DAS/COM AS CRIANÇAS
title_full_unstemmed TEMPOS E ESPAÇOS PARA SENTIR: UMA CONSTRUÇÃO DAS/COM AS CRIANÇAS
title_sort TEMPOS E ESPAÇOS PARA SENTIR: UMA CONSTRUÇÃO DAS/COM AS CRIANÇAS
author Marquezan, Fernanda Figueira
author_facet Marquezan, Fernanda Figueira
Lemos, Luandra Franco
Loffler, Daliana
author_role author
author2 Lemos, Luandra Franco
Loffler, Daliana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marquezan, Fernanda Figueira
Lemos, Luandra Franco
Loffler, Daliana
description O texto trata do processo de construção do projeto de ateliê para a educação infantil, durante a inserção em campo de estágio no Curso de Pedagogia. Assim, objetiva-se descrever e analisar uma experiência vivida pelas autoras sobre o processo de reestruturação do Ateliê da Escola - Projeto Tempo e Espaço para Sentir. Com o intuito de alcançar o objetivo proposto elegeu-se a metodologia "inspirada" na etnografia com crianças (GRAUE E WALSCH, 2003), para recolha dos dados no intuito de respeitar e acolher as diferentes formas de comunicação das crianças, as ferramentas metodológicas remetem à oralidade, à criatividade em termos de registo escrito ou gráfico e à utilização de recursos multimídia (SOARES, 2006). O referencial teórico fundamentou-se em concepções teorizadas por Malaguzzi (1999), Hoyuelos (2015), Oliveira (2011). A construção do projeto do ateliê permitiu vislumbrar um caminho de possibilidades e reflexão, em que a construção da docência na educação infantil é um processo contínuo que se constrói e se concretiza em ações colaborativas entre equipe gestora e professores e de modo especial as crianças. Assim, compreende-se que a reflexão e a ação pedagógica do professor de educação infantil precisam estar articuladas, de maneira que respeite o tempo da criança, valorizando e potencializando de diversas maneiras a sua criatividade e imaginação, buscando para, e com elas encontros ricos em experiências, qualificando seus processos de desenvolvimento e aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6188
10.13037/rea-e.vol5n9.6188
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6188
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol5n9.6188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6188/3054
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Fernanda Figueira Marquezan, Luandra Franco Lemos, Daliana Loffler
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Fernanda Figueira Marquezan, Luandra Franco Lemos, Daliana Loffler
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 5 n. 9 (2020)
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798045887774064640