TEMPOS E ESPAÇOS PARA SENTIR: UMA CONSTRUÇÃO DAS/COM AS CRIANÇAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6188 |
Resumo: | O texto trata do processo de construção do projeto de ateliê para a educação infantil, durante a inserção em campo de estágio no Curso de Pedagogia. Assim, objetiva-se descrever e analisar uma experiência vivida pelas autoras sobre o processo de reestruturação do Ateliê da Escola - Projeto Tempo e Espaço para Sentir. Com o intuito de alcançar o objetivo proposto elegeu-se a metodologia "inspirada" na etnografia com crianças (GRAUE E WALSCH, 2003), para recolha dos dados no intuito de respeitar e acolher as diferentes formas de comunicação das crianças, as ferramentas metodológicas remetem à oralidade, à criatividade em termos de registo escrito ou gráfico e à utilização de recursos multimídia (SOARES, 2006). O referencial teórico fundamentou-se em concepções teorizadas por Malaguzzi (1999), Hoyuelos (2015), Oliveira (2011). A construção do projeto do ateliê permitiu vislumbrar um caminho de possibilidades e reflexão, em que a construção da docência na educação infantil é um processo contínuo que se constrói e se concretiza em ações colaborativas entre equipe gestora e professores e de modo especial as crianças. Assim, compreende-se que a reflexão e a ação pedagógica do professor de educação infantil precisam estar articuladas, de maneira que respeite o tempo da criança, valorizando e potencializando de diversas maneiras a sua criatividade e imaginação, buscando para, e com elas encontros ricos em experiências, qualificando seus processos de desenvolvimento e aprendizagem. |
id |
USCS-2_32a42c4dd517cef0a2ffe5f35725bd02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6188 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
TEMPOS E ESPAÇOS PARA SENTIR: UMA CONSTRUÇÃO DAS/COM AS CRIANÇASO texto trata do processo de construção do projeto de ateliê para a educação infantil, durante a inserção em campo de estágio no Curso de Pedagogia. Assim, objetiva-se descrever e analisar uma experiência vivida pelas autoras sobre o processo de reestruturação do Ateliê da Escola - Projeto Tempo e Espaço para Sentir. Com o intuito de alcançar o objetivo proposto elegeu-se a metodologia "inspirada" na etnografia com crianças (GRAUE E WALSCH, 2003), para recolha dos dados no intuito de respeitar e acolher as diferentes formas de comunicação das crianças, as ferramentas metodológicas remetem à oralidade, à criatividade em termos de registo escrito ou gráfico e à utilização de recursos multimídia (SOARES, 2006). O referencial teórico fundamentou-se em concepções teorizadas por Malaguzzi (1999), Hoyuelos (2015), Oliveira (2011). A construção do projeto do ateliê permitiu vislumbrar um caminho de possibilidades e reflexão, em que a construção da docência na educação infantil é um processo contínuo que se constrói e se concretiza em ações colaborativas entre equipe gestora e professores e de modo especial as crianças. Assim, compreende-se que a reflexão e a ação pedagógica do professor de educação infantil precisam estar articuladas, de maneira que respeite o tempo da criança, valorizando e potencializando de diversas maneiras a sua criatividade e imaginação, buscando para, e com elas encontros ricos em experiências, qualificando seus processos de desenvolvimento e aprendizagem.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/618810.13037/rea-e.vol5n9.6188Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 5 n. 9 (2020)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6188/3054Copyright (c) 2020 Fernanda Figueira Marquezan, Luandra Franco Lemos, Daliana Lofflerhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarquezan, Fernanda FigueiraLemos, Luandra FrancoLoffler, Daliana2022-10-04T19:04:50Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6188Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:50Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TEMPOS E ESPAÇOS PARA SENTIR: UMA CONSTRUÇÃO DAS/COM AS CRIANÇAS |
title |
TEMPOS E ESPAÇOS PARA SENTIR: UMA CONSTRUÇÃO DAS/COM AS CRIANÇAS |
spellingShingle |
TEMPOS E ESPAÇOS PARA SENTIR: UMA CONSTRUÇÃO DAS/COM AS CRIANÇAS Marquezan, Fernanda Figueira |
title_short |
TEMPOS E ESPAÇOS PARA SENTIR: UMA CONSTRUÇÃO DAS/COM AS CRIANÇAS |
title_full |
TEMPOS E ESPAÇOS PARA SENTIR: UMA CONSTRUÇÃO DAS/COM AS CRIANÇAS |
title_fullStr |
TEMPOS E ESPAÇOS PARA SENTIR: UMA CONSTRUÇÃO DAS/COM AS CRIANÇAS |
title_full_unstemmed |
TEMPOS E ESPAÇOS PARA SENTIR: UMA CONSTRUÇÃO DAS/COM AS CRIANÇAS |
title_sort |
TEMPOS E ESPAÇOS PARA SENTIR: UMA CONSTRUÇÃO DAS/COM AS CRIANÇAS |
author |
Marquezan, Fernanda Figueira |
author_facet |
Marquezan, Fernanda Figueira Lemos, Luandra Franco Loffler, Daliana |
author_role |
author |
author2 |
Lemos, Luandra Franco Loffler, Daliana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marquezan, Fernanda Figueira Lemos, Luandra Franco Loffler, Daliana |
description |
O texto trata do processo de construção do projeto de ateliê para a educação infantil, durante a inserção em campo de estágio no Curso de Pedagogia. Assim, objetiva-se descrever e analisar uma experiência vivida pelas autoras sobre o processo de reestruturação do Ateliê da Escola - Projeto Tempo e Espaço para Sentir. Com o intuito de alcançar o objetivo proposto elegeu-se a metodologia "inspirada" na etnografia com crianças (GRAUE E WALSCH, 2003), para recolha dos dados no intuito de respeitar e acolher as diferentes formas de comunicação das crianças, as ferramentas metodológicas remetem à oralidade, à criatividade em termos de registo escrito ou gráfico e à utilização de recursos multimídia (SOARES, 2006). O referencial teórico fundamentou-se em concepções teorizadas por Malaguzzi (1999), Hoyuelos (2015), Oliveira (2011). A construção do projeto do ateliê permitiu vislumbrar um caminho de possibilidades e reflexão, em que a construção da docência na educação infantil é um processo contínuo que se constrói e se concretiza em ações colaborativas entre equipe gestora e professores e de modo especial as crianças. Assim, compreende-se que a reflexão e a ação pedagógica do professor de educação infantil precisam estar articuladas, de maneira que respeite o tempo da criança, valorizando e potencializando de diversas maneiras a sua criatividade e imaginação, buscando para, e com elas encontros ricos em experiências, qualificando seus processos de desenvolvimento e aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6188 10.13037/rea-e.vol5n9.6188 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6188 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol5n9.6188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6188/3054 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Fernanda Figueira Marquezan, Luandra Franco Lemos, Daliana Loffler https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Fernanda Figueira Marquezan, Luandra Franco Lemos, Daliana Loffler https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 5 n. 9 (2020) 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844971238752256 |