UM OLHAR NA AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS PARA CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6192 |
Resumo: | O deficiente visual quando realiza sua inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio deve informar ao Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão responsável pela avaliação, o tipo de prova que deseja realizar, tendo como opção as provas em Braille, as provas ampliadas ou as provas com adaptação Ledor (nesse caso, contando com a ajuda de ledores para realização da mesma). Esta pesquisa tem como finalidade verificar por meio de referenciais teóricos, os quesitos essenciais para as adaptações a serem realizadas na prova Ledor, assegurando equivalência entre as informações presentes nas provas dos candidatos videntes e aquelas presentes nas provas dos candidatos com deficiência visual. Nesse trabalho serão apresentados alguns exemplos de adaptações das provas do Caderno de Questões Branco, aplicada para os candidatos videntes, para as provas ledor do ENEM anos de 2014 e 2015, envolvendo questões relacionadas à disciplina de Química. |
id |
USCS-2_6ef39827a28ebfd1c36ad8fa796b7253 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6192 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
UM OLHAR NA AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS PARA CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENEMO deficiente visual quando realiza sua inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio deve informar ao Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão responsável pela avaliação, o tipo de prova que deseja realizar, tendo como opção as provas em Braille, as provas ampliadas ou as provas com adaptação Ledor (nesse caso, contando com a ajuda de ledores para realização da mesma). Esta pesquisa tem como finalidade verificar por meio de referenciais teóricos, os quesitos essenciais para as adaptações a serem realizadas na prova Ledor, assegurando equivalência entre as informações presentes nas provas dos candidatos videntes e aquelas presentes nas provas dos candidatos com deficiência visual. Nesse trabalho serão apresentados alguns exemplos de adaptações das provas do Caderno de Questões Branco, aplicada para os candidatos videntes, para as provas ledor do ENEM anos de 2014 e 2015, envolvendo questões relacionadas à disciplina de Química.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/619210.13037/rea-e.vol5n9.6192Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 5 n. 9 (2020)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6192/3089Copyright (c) 2020 Jaqueline Tachji Ogeia, Elaine Pavini Cintrahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOgeia, Jaqueline TachjiCintra, Elaine Pavini2022-10-04T19:04:50Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6192Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:50Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM OLHAR NA AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS PARA CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENEM |
title |
UM OLHAR NA AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS PARA CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENEM |
spellingShingle |
UM OLHAR NA AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS PARA CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENEM Ogeia, Jaqueline Tachji |
title_short |
UM OLHAR NA AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS PARA CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENEM |
title_full |
UM OLHAR NA AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS PARA CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENEM |
title_fullStr |
UM OLHAR NA AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS PARA CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENEM |
title_full_unstemmed |
UM OLHAR NA AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS PARA CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENEM |
title_sort |
UM OLHAR NA AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS PARA CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENEM |
author |
Ogeia, Jaqueline Tachji |
author_facet |
Ogeia, Jaqueline Tachji Cintra, Elaine Pavini |
author_role |
author |
author2 |
Cintra, Elaine Pavini |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ogeia, Jaqueline Tachji Cintra, Elaine Pavini |
description |
O deficiente visual quando realiza sua inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio deve informar ao Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão responsável pela avaliação, o tipo de prova que deseja realizar, tendo como opção as provas em Braille, as provas ampliadas ou as provas com adaptação Ledor (nesse caso, contando com a ajuda de ledores para realização da mesma). Esta pesquisa tem como finalidade verificar por meio de referenciais teóricos, os quesitos essenciais para as adaptações a serem realizadas na prova Ledor, assegurando equivalência entre as informações presentes nas provas dos candidatos videntes e aquelas presentes nas provas dos candidatos com deficiência visual. Nesse trabalho serão apresentados alguns exemplos de adaptações das provas do Caderno de Questões Branco, aplicada para os candidatos videntes, para as provas ledor do ENEM anos de 2014 e 2015, envolvendo questões relacionadas à disciplina de Química. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6192 10.13037/rea-e.vol5n9.6192 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6192 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol5n9.6192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6192/3089 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Jaqueline Tachji Ogeia, Elaine Pavini Cintra https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Jaqueline Tachji Ogeia, Elaine Pavini Cintra https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 5 n. 9 (2020) 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844971239800832 |