UM OLHAR NA AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS PARA CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ogeia, Jaqueline Tachji
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cintra, Elaine Pavini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6192
Resumo: O deficiente visual quando realiza sua inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio deve informar ao Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão responsável pela avaliação, o tipo de prova que deseja realizar, tendo como opção as provas em Braille, as provas ampliadas ou as provas com adaptação Ledor (nesse caso, contando  com a ajuda de ledores para realização da mesma). Esta pesquisa tem como finalidade verificar por meio de referenciais teóricos, os quesitos essenciais para as adaptações a serem realizadas na prova Ledor, assegurando equivalência entre as informações presentes nas provas dos candidatos videntes e aquelas presentes nas provas dos candidatos com deficiência visual. Nesse trabalho serão apresentados alguns exemplos de adaptações das provas do Caderno de Questões Branco, aplicada para os candidatos videntes, para as provas ledor do ENEM anos de 2014 e 2015, envolvendo questões relacionadas à disciplina de Química.
id USCS-2_6ef39827a28ebfd1c36ad8fa796b7253
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6192
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling UM OLHAR NA AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS PARA CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENEMO deficiente visual quando realiza sua inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio deve informar ao Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão responsável pela avaliação, o tipo de prova que deseja realizar, tendo como opção as provas em Braille, as provas ampliadas ou as provas com adaptação Ledor (nesse caso, contando  com a ajuda de ledores para realização da mesma). Esta pesquisa tem como finalidade verificar por meio de referenciais teóricos, os quesitos essenciais para as adaptações a serem realizadas na prova Ledor, assegurando equivalência entre as informações presentes nas provas dos candidatos videntes e aquelas presentes nas provas dos candidatos com deficiência visual. Nesse trabalho serão apresentados alguns exemplos de adaptações das provas do Caderno de Questões Branco, aplicada para os candidatos videntes, para as provas ledor do ENEM anos de 2014 e 2015, envolvendo questões relacionadas à disciplina de Química.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/619210.13037/rea-e.vol5n9.6192Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 5 n. 9 (2020)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6192/3089Copyright (c) 2020 Jaqueline Tachji Ogeia, Elaine Pavini Cintrahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOgeia, Jaqueline TachjiCintra, Elaine Pavini2022-10-04T19:04:50Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6192Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:50Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv UM OLHAR NA AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS PARA CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENEM
title UM OLHAR NA AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS PARA CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENEM
spellingShingle UM OLHAR NA AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS PARA CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENEM
Ogeia, Jaqueline Tachji
title_short UM OLHAR NA AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS PARA CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENEM
title_full UM OLHAR NA AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS PARA CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENEM
title_fullStr UM OLHAR NA AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS PARA CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENEM
title_full_unstemmed UM OLHAR NA AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS PARA CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENEM
title_sort UM OLHAR NA AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS PARA CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENEM
author Ogeia, Jaqueline Tachji
author_facet Ogeia, Jaqueline Tachji
Cintra, Elaine Pavini
author_role author
author2 Cintra, Elaine Pavini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ogeia, Jaqueline Tachji
Cintra, Elaine Pavini
description O deficiente visual quando realiza sua inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio deve informar ao Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão responsável pela avaliação, o tipo de prova que deseja realizar, tendo como opção as provas em Braille, as provas ampliadas ou as provas com adaptação Ledor (nesse caso, contando  com a ajuda de ledores para realização da mesma). Esta pesquisa tem como finalidade verificar por meio de referenciais teóricos, os quesitos essenciais para as adaptações a serem realizadas na prova Ledor, assegurando equivalência entre as informações presentes nas provas dos candidatos videntes e aquelas presentes nas provas dos candidatos com deficiência visual. Nesse trabalho serão apresentados alguns exemplos de adaptações das provas do Caderno de Questões Branco, aplicada para os candidatos videntes, para as provas ledor do ENEM anos de 2014 e 2015, envolvendo questões relacionadas à disciplina de Química.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6192
10.13037/rea-e.vol5n9.6192
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6192
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol5n9.6192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6192/3089
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Jaqueline Tachji Ogeia, Elaine Pavini Cintra
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Jaqueline Tachji Ogeia, Elaine Pavini Cintra
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 5 n. 9 (2020)
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844971239800832