Enseñanza remota y educación inclusiva: aproximaciones con Diseño Universal para el Aprendizaje

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa-Renders, Elizabete Cristina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sous, Debora de Lourdes da Silva, Bresciani, Ana Carolina Valverde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17508
Resumo: Este artigo resulta da aproximação entre dois estudos na área da educação: uma pesquisa de iniciação científica com fomento da FAPESP e uma pesquisa de mestrado no PPGE/USCS. Ambas pautaram-se no paradigma da inclusão e nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e foram realizadas no contexto do fechamento das escolas, devido à pandemia da COVID-19 entre 2020 e 2021. O objetivo foi promover uma interface entre os princípios do DUA e a abordagem curricular no ensino remoto emergencial. Trata-se de investigações empíricas que combinaram a pesquisa narrativa e a pesquisa de desenvolvimento e como instrumento foram realizadas rodas de conversas com professores que atuam no grande ABC Paulista. Dentre os resultados, destaca-se o fato do ensino remoto colocar luzes sobre a grande desigualdade social e educacional no Brasil, evidenciada, por exemplo, pelo desenvolvimento do ensino remoto assíncrono em material impresso, algo contraditório numa sociedade digital. Além dessa necessidade de eliminação das barreiras digitais, no ensino remoto foi preciso alargar o grau de influência do aprendiz no processo de ensino e o DUA deu suporte para professores, uma vez que minimiza a necessidade de adaptação curricular.
id UFS-3_9f0c60e22f8c6e19350f9cedf4480f72
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17508
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Enseñanza remota y educación inclusiva: aproximaciones con Diseño Universal para el AprendizajeRemote teaching and inclusive education: approximations with Universal Design for LearningO ensino remoto e a educação inclusiva: aproximações com o Desenho Universal para AprendizagemInclusive EducationRemote TeachingSpecial EducationUniversal Design for LearningDiseño Universal para el AprendizajeEducación EspecialEducación InclusivaEnseñanza RemotaDesenho Universal para AprendizagemEducação EspecialEducação InclusivaEnsino RemotoEste artigo resulta da aproximação entre dois estudos na área da educação: uma pesquisa de iniciação científica com fomento da FAPESP e uma pesquisa de mestrado no PPGE/USCS. Ambas pautaram-se no paradigma da inclusão e nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e foram realizadas no contexto do fechamento das escolas, devido à pandemia da COVID-19 entre 2020 e 2021. O objetivo foi promover uma interface entre os princípios do DUA e a abordagem curricular no ensino remoto emergencial. Trata-se de investigações empíricas que combinaram a pesquisa narrativa e a pesquisa de desenvolvimento e como instrumento foram realizadas rodas de conversas com professores que atuam no grande ABC Paulista. Dentre os resultados, destaca-se o fato do ensino remoto colocar luzes sobre a grande desigualdade social e educacional no Brasil, evidenciada, por exemplo, pelo desenvolvimento do ensino remoto assíncrono em material impresso, algo contraditório numa sociedade digital. Além dessa necessidade de eliminação das barreiras digitais, no ensino remoto foi preciso alargar o grau de influência do aprendiz no processo de ensino e o DUA deu suporte para professores, uma vez que minimiza a necessidade de adaptação curricular.Este artículo es el resultado de la aproximación entre dos investigaciones en el área de la educación: una investigación de iniciación científica con promoción de la FAPESP y una investigación de maestría en PPGE/USCS. Ambos se basaron en el paradigma de la inclusión y los princípios del diseño universal para el aprendizaje y se realizó en el contexto del cierre de escuelas, debido a la pandemia de COVID-19 entre 2020 y 2021. El objetivo fue promover una interfaz entre los principios del DUA y el enfoque curricular en la enseñanza remota de emergencia. Fueron investigaciones empíricas que combinaron la investigación narrativa y la investigación de desarrollo. El instrumento fueron las ruedas de conversación realizadas con profesores que actúan en el gran ABC Paulista. Entre los resultados, destacamos, en primer lugar, el hecho de que la enseñanza remota arroja luz sobre la gran desigualdad social y educativa en Brasil y la necesidad de eliminar las barreras digitales. Como ejemplo, se cita la enseñanza remota asincrónica en material impresso, algo contradictorio en una sociedad digital. En segundo lugar, en la enseñanza remota, era necesario ampliar el grado de influencia del aprendiz en el proceso de enseñanza, siendo la DUA un apoyo para los docentes con el fin de minimizar la necesidad de adaptación curricular.This article results from the approximation between two researches in the area of education, a scientific initiation research with promotion of FAPESP and a master’s survey at PPGE/USCS. Both were based on the paradigm of inclusion and the principles of the Universal Design for Learning and were carried out in the context of the closure of schools due to the COVID-19 pandemic between 2020 and 2021. The objective was to promote an interface between UDL principles and the curriculum approach in emergency remote teaching. It was empirical investigations that combined narrative research and development research. The instruments were the wheels of conversations held with teachers working in the great ABC Paulista. Among the results, stands out, first, the fact that remote teaching places light on the great social and educational inequality in Brazil and the need to remove digital barriers. As an example, we mention asynchronous remote teaching in printed material, something contradictory in a digital society. Second, in remote teaching it was necessary to extend the degree of influence of the learner in the teaching process, being the UDL a support for teachers in order to minimize the need for curricular adaptation.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1750810.20952/revtee.v15i34.17508Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17508Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17508Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17508Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e175082358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17508/13158https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17508/14014Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta-Renders, Elizabete CristinaSous, Debora de Lourdes da SilvaBresciani, Ana Carolina Valverde2023-06-08T19:04:00Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17508Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-08T19:04Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Enseñanza remota y educación inclusiva: aproximaciones con Diseño Universal para el Aprendizaje
Remote teaching and inclusive education: approximations with Universal Design for Learning
O ensino remoto e a educação inclusiva: aproximações com o Desenho Universal para Aprendizagem
title Enseñanza remota y educación inclusiva: aproximaciones con Diseño Universal para el Aprendizaje
spellingShingle Enseñanza remota y educación inclusiva: aproximaciones con Diseño Universal para el Aprendizaje
Costa-Renders, Elizabete Cristina
Inclusive Education
Remote Teaching
Special Education
Universal Design for Learning
Diseño Universal para el Aprendizaje
Educación Especial
Educación Inclusiva
Enseñanza Remota
Desenho Universal para Aprendizagem
Educação Especial
Educação Inclusiva
Ensino Remoto
title_short Enseñanza remota y educación inclusiva: aproximaciones con Diseño Universal para el Aprendizaje
title_full Enseñanza remota y educación inclusiva: aproximaciones con Diseño Universal para el Aprendizaje
title_fullStr Enseñanza remota y educación inclusiva: aproximaciones con Diseño Universal para el Aprendizaje
title_full_unstemmed Enseñanza remota y educación inclusiva: aproximaciones con Diseño Universal para el Aprendizaje
title_sort Enseñanza remota y educación inclusiva: aproximaciones con Diseño Universal para el Aprendizaje
author Costa-Renders, Elizabete Cristina
author_facet Costa-Renders, Elizabete Cristina
Sous, Debora de Lourdes da Silva
Bresciani, Ana Carolina Valverde
author_role author
author2 Sous, Debora de Lourdes da Silva
Bresciani, Ana Carolina Valverde
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa-Renders, Elizabete Cristina
Sous, Debora de Lourdes da Silva
Bresciani, Ana Carolina Valverde
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusive Education
Remote Teaching
Special Education
Universal Design for Learning
Diseño Universal para el Aprendizaje
Educación Especial
Educación Inclusiva
Enseñanza Remota
Desenho Universal para Aprendizagem
Educação Especial
Educação Inclusiva
Ensino Remoto
topic Inclusive Education
Remote Teaching
Special Education
Universal Design for Learning
Diseño Universal para el Aprendizaje
Educación Especial
Educación Inclusiva
Enseñanza Remota
Desenho Universal para Aprendizagem
Educação Especial
Educação Inclusiva
Ensino Remoto
description Este artigo resulta da aproximação entre dois estudos na área da educação: uma pesquisa de iniciação científica com fomento da FAPESP e uma pesquisa de mestrado no PPGE/USCS. Ambas pautaram-se no paradigma da inclusão e nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e foram realizadas no contexto do fechamento das escolas, devido à pandemia da COVID-19 entre 2020 e 2021. O objetivo foi promover uma interface entre os princípios do DUA e a abordagem curricular no ensino remoto emergencial. Trata-se de investigações empíricas que combinaram a pesquisa narrativa e a pesquisa de desenvolvimento e como instrumento foram realizadas rodas de conversas com professores que atuam no grande ABC Paulista. Dentre os resultados, destaca-se o fato do ensino remoto colocar luzes sobre a grande desigualdade social e educacional no Brasil, evidenciada, por exemplo, pelo desenvolvimento do ensino remoto assíncrono em material impresso, algo contraditório numa sociedade digital. Além dessa necessidade de eliminação das barreiras digitais, no ensino remoto foi preciso alargar o grau de influência do aprendiz no processo de ensino e o DUA deu suporte para professores, uma vez que minimiza a necessidade de adaptação curricular.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17508
10.20952/revtee.v15i34.17508
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17508
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v15i34.17508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17508/13158
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17508/14014
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17508
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17508
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17508
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e17508
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875184904110080