MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO DISTRITO FEDERAL: PROJETOS DE GESTÃO EM DISPUTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes Silva, Edileuza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Maria Abádia da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6392
Resumo: Discute-se a militarização de escolas públicas com ênfase no modelo de gestão compartilhada instituído no Distrito Federal em 2019 em um contexto de acirramento de ideário político conservador, que atenta contra os princípios da gestão democrática previstos na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional e na Lei Distrital nº 4.751 de 2012. Questiona-se em que medida esse modelo de gestão interfere na atuação do diretor para organizar e sistematizar o projeto político-pedagógico da escola. Em termos teórico-metodológicos, fundamenta-se em documentos legais, bibliografia sobre a temática e dados de entrevistas realizadas com gestores eleitos. As reflexões enfatizam que a militarização compõe projeto de imposição da ordem e correção de condutas juvenis pela combinação de dispositivos disciplinares, hierárquicos, correcionais e morais confrontando o projeto democrático de educação e enfraquecendo a atuação do diretor, democraticamente eleito, para fazer a gestão do projeto político-pedagógico da escola.
id USCS-2_9c9ceccbe4b100c2ff7f46a8aec6802d
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6392
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO DISTRITO FEDERAL: PROJETOS DE GESTÃO EM DISPUTADiscute-se a militarização de escolas públicas com ênfase no modelo de gestão compartilhada instituído no Distrito Federal em 2019 em um contexto de acirramento de ideário político conservador, que atenta contra os princípios da gestão democrática previstos na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional e na Lei Distrital nº 4.751 de 2012. Questiona-se em que medida esse modelo de gestão interfere na atuação do diretor para organizar e sistematizar o projeto político-pedagógico da escola. Em termos teórico-metodológicos, fundamenta-se em documentos legais, bibliografia sobre a temática e dados de entrevistas realizadas com gestores eleitos. As reflexões enfatizam que a militarização compõe projeto de imposição da ordem e correção de condutas juvenis pela combinação de dispositivos disciplinares, hierárquicos, correcionais e morais confrontando o projeto democrático de educação e enfraquecendo a atuação do diretor, democraticamente eleito, para fazer a gestão do projeto político-pedagógico da escola.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/639210.13037/rea-e.vol4n8.6392Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 8 (2019)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6392/2911Copyright (c) 2020 Edileuza Fernandes Silva, Maria Abádia da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes Silva, EdileuzaSilva, Maria Abádia da2022-10-04T19:04:51Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6392Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:51Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO DISTRITO FEDERAL: PROJETOS DE GESTÃO EM DISPUTA
title MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO DISTRITO FEDERAL: PROJETOS DE GESTÃO EM DISPUTA
spellingShingle MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO DISTRITO FEDERAL: PROJETOS DE GESTÃO EM DISPUTA
Fernandes Silva, Edileuza
title_short MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO DISTRITO FEDERAL: PROJETOS DE GESTÃO EM DISPUTA
title_full MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO DISTRITO FEDERAL: PROJETOS DE GESTÃO EM DISPUTA
title_fullStr MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO DISTRITO FEDERAL: PROJETOS DE GESTÃO EM DISPUTA
title_full_unstemmed MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO DISTRITO FEDERAL: PROJETOS DE GESTÃO EM DISPUTA
title_sort MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO DISTRITO FEDERAL: PROJETOS DE GESTÃO EM DISPUTA
author Fernandes Silva, Edileuza
author_facet Fernandes Silva, Edileuza
Silva, Maria Abádia da
author_role author
author2 Silva, Maria Abádia da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes Silva, Edileuza
Silva, Maria Abádia da
description Discute-se a militarização de escolas públicas com ênfase no modelo de gestão compartilhada instituído no Distrito Federal em 2019 em um contexto de acirramento de ideário político conservador, que atenta contra os princípios da gestão democrática previstos na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional e na Lei Distrital nº 4.751 de 2012. Questiona-se em que medida esse modelo de gestão interfere na atuação do diretor para organizar e sistematizar o projeto político-pedagógico da escola. Em termos teórico-metodológicos, fundamenta-se em documentos legais, bibliografia sobre a temática e dados de entrevistas realizadas com gestores eleitos. As reflexões enfatizam que a militarização compõe projeto de imposição da ordem e correção de condutas juvenis pela combinação de dispositivos disciplinares, hierárquicos, correcionais e morais confrontando o projeto democrático de educação e enfraquecendo a atuação do diretor, democraticamente eleito, para fazer a gestão do projeto político-pedagógico da escola.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6392
10.13037/rea-e.vol4n8.6392
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6392
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol4n8.6392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6392/2911
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Edileuza Fernandes Silva, Maria Abádia da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Edileuza Fernandes Silva, Maria Abádia da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 8 (2019)
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798045887796084736