MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO DISTRITO FEDERAL: PROJETOS DE GESTÃO EM DISPUTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6392 |
Resumo: | Discute-se a militarização de escolas públicas com ênfase no modelo de gestão compartilhada instituído no Distrito Federal em 2019 em um contexto de acirramento de ideário político conservador, que atenta contra os princípios da gestão democrática previstos na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional e na Lei Distrital nº 4.751 de 2012. Questiona-se em que medida esse modelo de gestão interfere na atuação do diretor para organizar e sistematizar o projeto político-pedagógico da escola. Em termos teórico-metodológicos, fundamenta-se em documentos legais, bibliografia sobre a temática e dados de entrevistas realizadas com gestores eleitos. As reflexões enfatizam que a militarização compõe projeto de imposição da ordem e correção de condutas juvenis pela combinação de dispositivos disciplinares, hierárquicos, correcionais e morais confrontando o projeto democrático de educação e enfraquecendo a atuação do diretor, democraticamente eleito, para fazer a gestão do projeto político-pedagógico da escola. |
id |
USCS-2_9c9ceccbe4b100c2ff7f46a8aec6802d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6392 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO DISTRITO FEDERAL: PROJETOS DE GESTÃO EM DISPUTADiscute-se a militarização de escolas públicas com ênfase no modelo de gestão compartilhada instituído no Distrito Federal em 2019 em um contexto de acirramento de ideário político conservador, que atenta contra os princípios da gestão democrática previstos na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional e na Lei Distrital nº 4.751 de 2012. Questiona-se em que medida esse modelo de gestão interfere na atuação do diretor para organizar e sistematizar o projeto político-pedagógico da escola. Em termos teórico-metodológicos, fundamenta-se em documentos legais, bibliografia sobre a temática e dados de entrevistas realizadas com gestores eleitos. As reflexões enfatizam que a militarização compõe projeto de imposição da ordem e correção de condutas juvenis pela combinação de dispositivos disciplinares, hierárquicos, correcionais e morais confrontando o projeto democrático de educação e enfraquecendo a atuação do diretor, democraticamente eleito, para fazer a gestão do projeto político-pedagógico da escola.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/639210.13037/rea-e.vol4n8.6392Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 8 (2019)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6392/2911Copyright (c) 2020 Edileuza Fernandes Silva, Maria Abádia da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes Silva, EdileuzaSilva, Maria Abádia da2022-10-04T19:04:51Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6392Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:51Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO DISTRITO FEDERAL: PROJETOS DE GESTÃO EM DISPUTA |
title |
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO DISTRITO FEDERAL: PROJETOS DE GESTÃO EM DISPUTA |
spellingShingle |
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO DISTRITO FEDERAL: PROJETOS DE GESTÃO EM DISPUTA Fernandes Silva, Edileuza |
title_short |
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO DISTRITO FEDERAL: PROJETOS DE GESTÃO EM DISPUTA |
title_full |
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO DISTRITO FEDERAL: PROJETOS DE GESTÃO EM DISPUTA |
title_fullStr |
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO DISTRITO FEDERAL: PROJETOS DE GESTÃO EM DISPUTA |
title_full_unstemmed |
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO DISTRITO FEDERAL: PROJETOS DE GESTÃO EM DISPUTA |
title_sort |
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO DISTRITO FEDERAL: PROJETOS DE GESTÃO EM DISPUTA |
author |
Fernandes Silva, Edileuza |
author_facet |
Fernandes Silva, Edileuza Silva, Maria Abádia da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Maria Abádia da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes Silva, Edileuza Silva, Maria Abádia da |
description |
Discute-se a militarização de escolas públicas com ênfase no modelo de gestão compartilhada instituído no Distrito Federal em 2019 em um contexto de acirramento de ideário político conservador, que atenta contra os princípios da gestão democrática previstos na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional e na Lei Distrital nº 4.751 de 2012. Questiona-se em que medida esse modelo de gestão interfere na atuação do diretor para organizar e sistematizar o projeto político-pedagógico da escola. Em termos teórico-metodológicos, fundamenta-se em documentos legais, bibliografia sobre a temática e dados de entrevistas realizadas com gestores eleitos. As reflexões enfatizam que a militarização compõe projeto de imposição da ordem e correção de condutas juvenis pela combinação de dispositivos disciplinares, hierárquicos, correcionais e morais confrontando o projeto democrático de educação e enfraquecendo a atuação do diretor, democraticamente eleito, para fazer a gestão do projeto político-pedagógico da escola. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6392 10.13037/rea-e.vol4n8.6392 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6392 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol4n8.6392 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6392/2911 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Edileuza Fernandes Silva, Maria Abádia da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Edileuza Fernandes Silva, Maria Abádia da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 8 (2019) 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844971262869504 |