O SENTIDO DE PARTICIPAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE ASSU/RN: POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6414 |
Resumo: | Este trabalho compreende parte de uma pesquisa de dissertação e objetiva analisar o sentido atribuído pelos gestores escolares quanto à participação dos sujeitos nas escolas públicas estaduais do município de Assú/RN. O problema deriva da seguinte questão: Qual o sentido de participação para os gestores escolares em tempos de gerencialismo? A abordagem da investigação é qualitativa, tendo como procedimento de construção de dados a pesquisa bibliográfica e o diário de pesquisa (BARBOSA, 2010). Como fundamentação teórica, amparamo-nos em Arendt (2011), Lima (2007), Frateschi (2007) e Barbosa (2010), dentre outros autores. A participação evita a tomada de decisões unilaterais e constitui exercício de liberdade política e desenvolvimento de uma cultura democrática. Palavras-chave: Participação. Espaço escolar. Gestão Democrática. Gerencialismo. |
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O SENTIDO DE PARTICIPAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE ASSU/RN: POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICAEste trabalho compreende parte de uma pesquisa de dissertação e objetiva analisar o sentido atribuído pelos gestores escolares quanto à participação dos sujeitos nas escolas públicas estaduais do município de Assú/RN. O problema deriva da seguinte questão: Qual o sentido de participação para os gestores escolares em tempos de gerencialismo? A abordagem da investigação é qualitativa, tendo como procedimento de construção de dados a pesquisa bibliográfica e o diário de pesquisa (BARBOSA, 2010). Como fundamentação teórica, amparamo-nos em Arendt (2011), Lima (2007), Frateschi (2007) e Barbosa (2010), dentre outros autores. A participação evita a tomada de decisões unilaterais e constitui exercício de liberdade política e desenvolvimento de uma cultura democrática. Palavras-chave: Participação. Espaço escolar. Gestão Democrática. Gerencialismo.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/641410.13037/rea-e.vol4n8.6414Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 8 (2019)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6414/2914Copyright (c) 2020 Maria da Conceição Fonseca, Arilene Maria Soares de Medeiroshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Maria da ConceiçãoMedeiros, Arilene Maria Soares de2022-10-04T19:04:52Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6414Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:52Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
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