O SENTIDO DE PARTICIPAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE ASSU/RN: POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Maria da Conceição
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Medeiros, Arilene Maria Soares de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6414
Resumo: Este trabalho compreende parte de uma pesquisa de dissertação e objetiva analisar o sentido atribuído pelos gestores escolares quanto à participação dos sujeitos nas escolas públicas estaduais do município de Assú/RN. O problema deriva da seguinte questão: Qual o sentido de participação para os gestores escolares em tempos de gerencialismo? A abordagem da investigação é qualitativa, tendo como procedimento de construção de dados a pesquisa bibliográfica e o diário de pesquisa (BARBOSA, 2010). Como fundamentação teórica, amparamo-nos em Arendt (2011), Lima (2007), Frateschi (2007) e Barbosa (2010), dentre outros autores. A participação evita a tomada de decisões unilaterais e constitui exercício de liberdade política e desenvolvimento de uma cultura democrática. Palavras-chave: Participação. Espaço escolar. Gestão Democrática. Gerencialismo.
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