A utilização do kturtle nos processos de ensino e aprendizagem de uma escola pública do município de Assú-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Dolglas Tavares de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5859
Resumo: Monografia
id UFER_b76fc3364932461c3122a043f3df55a2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5859
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling A utilização do kturtle nos processos de ensino e aprendizagem de uma escola pública do município de Assú-RNTecnologias Digitais da Informação e ComunicaçãoProcessos de Ensino e aprendizagemKturtleDigital Information and Communication TechnologiesTeaching and learning processes.KturtleCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICAMonografiaDigital Information and Communication Technologies (TDIC) are increasingly present in different areas of our society, whether in industry, commerce, health or education, since they can facilitate the production relationship of each of these sectors . In this perspective, our work had as a general objective: Investigate whether the program is able to contribute to the teaching and learning processes of students, especially in the subjects of Portuguese and mathematics through a course using the K-turtle software. As specific objectives we had: (i) Investigate whether programming can be a fun way in the students' teaching and learning processes; (ii) Identify whether the computers in the computer lab can be study tools. The methodology used in this work was a field research in the city of Assú, located in the Western region of the State of Rio Grande do Norte, at the State School Poeta Renato Caldas - CAIC. In our first moment at school, we applied a questionnaire (subjective questions) to students who showed interest in participating in the programming course, in order to assess the level of knowledge of students in relation to programming as an aid tool in the teaching and learning processes . It was possible to conclude that the K-turtle software can contribute to the teaching and learning processes, being seen as another tool to be available as others that enter the field of TDC's, considering that there were contributions to the contents of the subjects of Portuguese and mathematics being taught in a more playful way, breaking some traditional concepts rooted by a small percentage of teachers that still exist.As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão cada vez mais presentes em diversas áreas da nossa sociedade, seja na indústria, no comércio, na saúde ou na educação, tendo em vista que podem facilitar a relação de produção de cada um desses setores. Nessa perspectiva, nosso trabalho teve como objetivo geral: Investigar se a programação é capaz de contribuir com os processos de ensino e aprendizagem dos alunos em especial nas disciplinas de português e matemática através de um curso utilizando o software K-turtle. Como objetivos específicos tivemos: (i) Investigar se a programação pode ser uma forma lúdica nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos; (ii) Identificar se os computadores do laboratório de informática podem ser ferramentas de estudo. A metodologia utilizada neste trabalho foi uma pesquisa de campo na cidade do Assú, localizada na região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, na Escola Estadual Poeta Renato Caldas - CAIC. Em nosso primeiro momento na escola, aplicamos um questionário (questões subjetivas) aos alunos que demonstraram interesse em participar do curso de programação, a fim de avaliar o nível de conhecimento dos estudantes em relação a programação como ferramenta de auxílio nos processos de ensino e aprendizagem. Foi possível concluir que o software K-turtle pode contribuir nos processos de ensino e aprendizagem sendo visto como mais uma ferramenta a dispor como outras que adentram no campo das TDC’s, tendo em vista que houve contribuições para os conteúdos das disciplinas de português e matemática serem ministradas de forma mais lúdica, quebrando alguns conceitos tradicionais enraizados por uma pequena porcentagem ainda existente de alguns professores.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSAAlves, Fádyla Késsia Rocha de Araújohttp://lattes.cnpq.br/Azevedo, Samuel Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/Dantas, Elaine Luciana Sobralhttp://lattes.cnpq.br/Oliveira, Dolglas Tavares de2021-01-27T23:35:43Z2021-01-272021-01-27T23:35:43Z2020-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOliveira (2020) (OLIVEIRA, 2020)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5859porOLIVEIRA, Dolglas Tavares de. A utilização do kturtle nos processos de ensnino e aprendizagem de uma escola pública do município de Assú-RN. 2020. 46f. Monografia (Graduação em Computação e Informática), Centro Multidisciplinar de Angicos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2020.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-12-20T22:05:24Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5859Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-12-20T22:05:24Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do kturtle nos processos de ensino e aprendizagem de uma escola pública do município de Assú-RN
title A utilização do kturtle nos processos de ensino e aprendizagem de uma escola pública do município de Assú-RN
spellingShingle A utilização do kturtle nos processos de ensino e aprendizagem de uma escola pública do município de Assú-RN
Oliveira, Dolglas Tavares de
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
Processos de Ensino e aprendizagem
Kturtle
Digital Information and Communication Technologies
Teaching and learning processes.
Kturtle
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA
title_short A utilização do kturtle nos processos de ensino e aprendizagem de uma escola pública do município de Assú-RN
title_full A utilização do kturtle nos processos de ensino e aprendizagem de uma escola pública do município de Assú-RN
title_fullStr A utilização do kturtle nos processos de ensino e aprendizagem de uma escola pública do município de Assú-RN
title_full_unstemmed A utilização do kturtle nos processos de ensino e aprendizagem de uma escola pública do município de Assú-RN
title_sort A utilização do kturtle nos processos de ensino e aprendizagem de uma escola pública do município de Assú-RN
author Oliveira, Dolglas Tavares de
author_facet Oliveira, Dolglas Tavares de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Fádyla Késsia Rocha de Araújo
http://lattes.cnpq.br/
Azevedo, Samuel Oliveira de
http://lattes.cnpq.br/
Dantas, Elaine Luciana Sobral
http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Dolglas Tavares de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
Processos de Ensino e aprendizagem
Kturtle
Digital Information and Communication Technologies
Teaching and learning processes.
Kturtle
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA
topic Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
Processos de Ensino e aprendizagem
Kturtle
Digital Information and Communication Technologies
Teaching and learning processes.
Kturtle
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA
description Monografia
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-11
2021-01-27T23:35:43Z
2021-01-27
2021-01-27T23:35:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Oliveira (2020) (OLIVEIRA, 2020)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5859
identifier_str_mv Oliveira (2020) (OLIVEIRA, 2020)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Dolglas Tavares de. A utilização do kturtle nos processos de ensnino e aprendizagem de uma escola pública do município de Assú-RN. 2020. 46f. Monografia (Graduação em Computação e Informática), Centro Multidisciplinar de Angicos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2020.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747467994923008