AUTOAVALIAÇÃO COMO SUBSÍDIO À GESTÃO ACADÊMICA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: A VISÃO DOS COORDENADORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6378 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como foco analisar o processo de autoavaliação de uma Universidade, no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), em conformidade com a Lei nº 10.861/2004. Objetivou-se compreender os efeitos e o uso dos resultados da autoavaliação no âmbito da gestão do curso. Como percurso metodológico, foi analisada a legislação específica e o referencial teórico pertinente ao tema. Por meio de pesquisa de natureza quanti-qualitativa, com características exploratórias e apoiando-se em análise documental e em questionário, colheram-se informações da visão que eles têm do processo de autoavaliação e do uso que fazem dos resultados. A análise apontou que, apesar de o processo de autoavaliação ser considerado uma ferramenta importante para o processo decisório, seu uso não se confirma como fundamental para a gestão. |
id |
USCS-2_b9375813f09d0fca82d2747efbd15c17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6378 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
AUTOAVALIAÇÃO COMO SUBSÍDIO À GESTÃO ACADÊMICA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: A VISÃO DOS COORDENADORESEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como foco analisar o processo de autoavaliação de uma Universidade, no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), em conformidade com a Lei nº 10.861/2004. Objetivou-se compreender os efeitos e o uso dos resultados da autoavaliação no âmbito da gestão do curso. Como percurso metodológico, foi analisada a legislação específica e o referencial teórico pertinente ao tema. Por meio de pesquisa de natureza quanti-qualitativa, com características exploratórias e apoiando-se em análise documental e em questionário, colheram-se informações da visão que eles têm do processo de autoavaliação e do uso que fazem dos resultados. A análise apontou que, apesar de o processo de autoavaliação ser considerado uma ferramenta importante para o processo decisório, seu uso não se confirma como fundamental para a gestão. Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/637810.13037/rea-e.vol5n9.6378Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 5 n. 9 (2020)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6378/3066Copyright (c) 2020 Egidio de Oliveira Filho, Celia Maria Haashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Filho, Egidio deHaas, Celia Maria2022-10-04T19:04:51Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6378Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:51Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AUTOAVALIAÇÃO COMO SUBSÍDIO À GESTÃO ACADÊMICA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: A VISÃO DOS COORDENADORES |
title |
AUTOAVALIAÇÃO COMO SUBSÍDIO À GESTÃO ACADÊMICA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: A VISÃO DOS COORDENADORES |
spellingShingle |
AUTOAVALIAÇÃO COMO SUBSÍDIO À GESTÃO ACADÊMICA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: A VISÃO DOS COORDENADORES Oliveira Filho, Egidio de |
title_short |
AUTOAVALIAÇÃO COMO SUBSÍDIO À GESTÃO ACADÊMICA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: A VISÃO DOS COORDENADORES |
title_full |
AUTOAVALIAÇÃO COMO SUBSÍDIO À GESTÃO ACADÊMICA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: A VISÃO DOS COORDENADORES |
title_fullStr |
AUTOAVALIAÇÃO COMO SUBSÍDIO À GESTÃO ACADÊMICA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: A VISÃO DOS COORDENADORES |
title_full_unstemmed |
AUTOAVALIAÇÃO COMO SUBSÍDIO À GESTÃO ACADÊMICA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: A VISÃO DOS COORDENADORES |
title_sort |
AUTOAVALIAÇÃO COMO SUBSÍDIO À GESTÃO ACADÊMICA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: A VISÃO DOS COORDENADORES |
author |
Oliveira Filho, Egidio de |
author_facet |
Oliveira Filho, Egidio de Haas, Celia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Haas, Celia Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Filho, Egidio de Haas, Celia Maria |
description |
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como foco analisar o processo de autoavaliação de uma Universidade, no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), em conformidade com a Lei nº 10.861/2004. Objetivou-se compreender os efeitos e o uso dos resultados da autoavaliação no âmbito da gestão do curso. Como percurso metodológico, foi analisada a legislação específica e o referencial teórico pertinente ao tema. Por meio de pesquisa de natureza quanti-qualitativa, com características exploratórias e apoiando-se em análise documental e em questionário, colheram-se informações da visão que eles têm do processo de autoavaliação e do uso que fazem dos resultados. A análise apontou que, apesar de o processo de autoavaliação ser considerado uma ferramenta importante para o processo decisório, seu uso não se confirma como fundamental para a gestão. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6378 10.13037/rea-e.vol5n9.6378 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6378 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol5n9.6378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6378/3066 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Egidio de Oliveira Filho, Celia Maria Haas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Egidio de Oliveira Filho, Celia Maria Haas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 5 n. 9 (2020) 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844971258675200 |