AUTOAVALIAÇÃO COMO SUBSÍDIO À GESTÃO ACADÊMICA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: A VISÃO DOS COORDENADORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Filho, Egidio de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Haas, Celia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6378
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como foco analisar o processo de autoavaliação de uma Universidade, no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), em conformidade com a Lei nº 10.861/2004. Objetivou-se compreender os efeitos e o uso dos resultados da autoavaliação no âmbito da gestão do curso. Como percurso metodológico, foi analisada a legislação específica e o referencial teórico pertinente ao tema. Por meio de pesquisa de natureza quanti-qualitativa, com características exploratórias e apoiando-se em análise documental e em questionário, colheram-se informações da visão que eles têm do processo de autoavaliação e do uso que fazem dos resultados. A análise apontou que, apesar de o processo de autoavaliação ser considerado uma ferramenta importante para o processo decisório, seu uso não se confirma como fundamental para a gestão.
id USCS-2_b9375813f09d0fca82d2747efbd15c17
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6378
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling AUTOAVALIAÇÃO COMO SUBSÍDIO À GESTÃO ACADÊMICA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: A VISÃO DOS COORDENADORESEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como foco analisar o processo de autoavaliação de uma Universidade, no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), em conformidade com a Lei nº 10.861/2004. Objetivou-se compreender os efeitos e o uso dos resultados da autoavaliação no âmbito da gestão do curso. Como percurso metodológico, foi analisada a legislação específica e o referencial teórico pertinente ao tema. Por meio de pesquisa de natureza quanti-qualitativa, com características exploratórias e apoiando-se em análise documental e em questionário, colheram-se informações da visão que eles têm do processo de autoavaliação e do uso que fazem dos resultados. A análise apontou que, apesar de o processo de autoavaliação ser considerado uma ferramenta importante para o processo decisório, seu uso não se confirma como fundamental para a gestão. Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/637810.13037/rea-e.vol5n9.6378Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 5 n. 9 (2020)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6378/3066Copyright (c) 2020 Egidio de Oliveira Filho, Celia Maria Haashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Filho, Egidio deHaas, Celia Maria2022-10-04T19:04:51Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6378Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:51Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv AUTOAVALIAÇÃO COMO SUBSÍDIO À GESTÃO ACADÊMICA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: A VISÃO DOS COORDENADORES
title AUTOAVALIAÇÃO COMO SUBSÍDIO À GESTÃO ACADÊMICA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: A VISÃO DOS COORDENADORES
spellingShingle AUTOAVALIAÇÃO COMO SUBSÍDIO À GESTÃO ACADÊMICA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: A VISÃO DOS COORDENADORES
Oliveira Filho, Egidio de
title_short AUTOAVALIAÇÃO COMO SUBSÍDIO À GESTÃO ACADÊMICA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: A VISÃO DOS COORDENADORES
title_full AUTOAVALIAÇÃO COMO SUBSÍDIO À GESTÃO ACADÊMICA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: A VISÃO DOS COORDENADORES
title_fullStr AUTOAVALIAÇÃO COMO SUBSÍDIO À GESTÃO ACADÊMICA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: A VISÃO DOS COORDENADORES
title_full_unstemmed AUTOAVALIAÇÃO COMO SUBSÍDIO À GESTÃO ACADÊMICA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: A VISÃO DOS COORDENADORES
title_sort AUTOAVALIAÇÃO COMO SUBSÍDIO À GESTÃO ACADÊMICA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: A VISÃO DOS COORDENADORES
author Oliveira Filho, Egidio de
author_facet Oliveira Filho, Egidio de
Haas, Celia Maria
author_role author
author2 Haas, Celia Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Filho, Egidio de
Haas, Celia Maria
description Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como foco analisar o processo de autoavaliação de uma Universidade, no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), em conformidade com a Lei nº 10.861/2004. Objetivou-se compreender os efeitos e o uso dos resultados da autoavaliação no âmbito da gestão do curso. Como percurso metodológico, foi analisada a legislação específica e o referencial teórico pertinente ao tema. Por meio de pesquisa de natureza quanti-qualitativa, com características exploratórias e apoiando-se em análise documental e em questionário, colheram-se informações da visão que eles têm do processo de autoavaliação e do uso que fazem dos resultados. A análise apontou que, apesar de o processo de autoavaliação ser considerado uma ferramenta importante para o processo decisório, seu uso não se confirma como fundamental para a gestão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6378
10.13037/rea-e.vol5n9.6378
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6378
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol5n9.6378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6378/3066
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Egidio de Oliveira Filho, Celia Maria Haas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Egidio de Oliveira Filho, Celia Maria Haas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 5 n. 9 (2020)
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844971258675200