AUTOAVALIAÇÃO DOS GRADUANDOS DE PEDAGOGIA SOBRE SEU DESEMPENHO ACADÊMICO NO DECORRER DO CURSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Sônia Aparecida Belletti
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Ana Flávia Morais da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5842
Resumo: Sob a perspectiva piagetiana, o professor avalia não só o aluno, mas também seus saberes teóricos e práticos. Nos cursos de graduação não pode ser diferente, visto que seus currículos projetam experiências de aprendizagem que visam ao desenvolvimento do pensamento crítico e re?exivo, de capacidades para elaboração teórico-conceitual e resolução de problemas complexos e de competências coerentes às novas exigências do mundo do trabalho. Os resultados da pesquisa, obtidos pela autoavaliação de 22 universitários do curso de Pedagogia, apontam que a maioria considera ter apresentado atitude efetiva de participação e envolvimento nas aulas. Afirmam ter realizado as atividades propostas, colaborando na execução dos trabalhos em grupo, dentre outros comportamentos tidos como adequados e que contribuem para o processo de aquisição de saberes científicos e práticos. Embora haja resistência de muitos professores em adotá-la, a autoavaliação contribui para transformações na esfera pessoal e acadêmica e na preparação para a vida profissional.
id USCS-2_c13b78a1806127f3277103d3a76ed42a
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5842
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling AUTOAVALIAÇÃO DOS GRADUANDOS DE PEDAGOGIA SOBRE SEU DESEMPENHO ACADÊMICO NO DECORRER DO CURSOSob a perspectiva piagetiana, o professor avalia não só o aluno, mas também seus saberes teóricos e práticos. Nos cursos de graduação não pode ser diferente, visto que seus currículos projetam experiências de aprendizagem que visam ao desenvolvimento do pensamento crítico e re?exivo, de capacidades para elaboração teórico-conceitual e resolução de problemas complexos e de competências coerentes às novas exigências do mundo do trabalho. Os resultados da pesquisa, obtidos pela autoavaliação de 22 universitários do curso de Pedagogia, apontam que a maioria considera ter apresentado atitude efetiva de participação e envolvimento nas aulas. Afirmam ter realizado as atividades propostas, colaborando na execução dos trabalhos em grupo, dentre outros comportamentos tidos como adequados e que contribuem para o processo de aquisição de saberes científicos e práticos. Embora haja resistência de muitos professores em adotá-la, a autoavaliação contribui para transformações na esfera pessoal e acadêmica e na preparação para a vida profissional.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/584210.13037/rea-e.vol4n8.5842Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 8 (2019)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5842/2920Copyright (c) 2020 Sônia Aparecida Belletti Cruz, Ana Flávia Morais da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Sônia Aparecida BellettiSilva, Ana Flávia Morais da2022-10-04T19:04:50Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5842Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:50Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv AUTOAVALIAÇÃO DOS GRADUANDOS DE PEDAGOGIA SOBRE SEU DESEMPENHO ACADÊMICO NO DECORRER DO CURSO
title AUTOAVALIAÇÃO DOS GRADUANDOS DE PEDAGOGIA SOBRE SEU DESEMPENHO ACADÊMICO NO DECORRER DO CURSO
spellingShingle AUTOAVALIAÇÃO DOS GRADUANDOS DE PEDAGOGIA SOBRE SEU DESEMPENHO ACADÊMICO NO DECORRER DO CURSO
Cruz, Sônia Aparecida Belletti
title_short AUTOAVALIAÇÃO DOS GRADUANDOS DE PEDAGOGIA SOBRE SEU DESEMPENHO ACADÊMICO NO DECORRER DO CURSO
title_full AUTOAVALIAÇÃO DOS GRADUANDOS DE PEDAGOGIA SOBRE SEU DESEMPENHO ACADÊMICO NO DECORRER DO CURSO
title_fullStr AUTOAVALIAÇÃO DOS GRADUANDOS DE PEDAGOGIA SOBRE SEU DESEMPENHO ACADÊMICO NO DECORRER DO CURSO
title_full_unstemmed AUTOAVALIAÇÃO DOS GRADUANDOS DE PEDAGOGIA SOBRE SEU DESEMPENHO ACADÊMICO NO DECORRER DO CURSO
title_sort AUTOAVALIAÇÃO DOS GRADUANDOS DE PEDAGOGIA SOBRE SEU DESEMPENHO ACADÊMICO NO DECORRER DO CURSO
author Cruz, Sônia Aparecida Belletti
author_facet Cruz, Sônia Aparecida Belletti
Silva, Ana Flávia Morais da
author_role author
author2 Silva, Ana Flávia Morais da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Sônia Aparecida Belletti
Silva, Ana Flávia Morais da
description Sob a perspectiva piagetiana, o professor avalia não só o aluno, mas também seus saberes teóricos e práticos. Nos cursos de graduação não pode ser diferente, visto que seus currículos projetam experiências de aprendizagem que visam ao desenvolvimento do pensamento crítico e re?exivo, de capacidades para elaboração teórico-conceitual e resolução de problemas complexos e de competências coerentes às novas exigências do mundo do trabalho. Os resultados da pesquisa, obtidos pela autoavaliação de 22 universitários do curso de Pedagogia, apontam que a maioria considera ter apresentado atitude efetiva de participação e envolvimento nas aulas. Afirmam ter realizado as atividades propostas, colaborando na execução dos trabalhos em grupo, dentre outros comportamentos tidos como adequados e que contribuem para o processo de aquisição de saberes científicos e práticos. Embora haja resistência de muitos professores em adotá-la, a autoavaliação contribui para transformações na esfera pessoal e acadêmica e na preparação para a vida profissional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5842
10.13037/rea-e.vol4n8.5842
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5842
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol4n8.5842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5842/2920
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Sônia Aparecida Belletti Cruz, Ana Flávia Morais da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Sônia Aparecida Belletti Cruz, Ana Flávia Morais da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 8 (2019)
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844971228266496