Qualidade de vida e desempenho academico de graduandos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jose Ari Carletti de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603735
Resumo: Orientador: Elizabeth Nogueira Gomes da Silva Mercuri
id UNICAMP-30_daf8f3003c8d228d6c7fc078659747c9
oai_identifier_str oai::384409
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Qualidade de vida e desempenho academico de graduandosQuality of life and academic performance in college studentsEstudantes universitáriosQualidade de vidaDesempenho acadêmicoGêneroCollege studentsQuality of lifeAcademic performanceGenderOrientador: Elizabeth Nogueira Gomes da Silva MercuriTese (doutorado)) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A procura da qualidade de vida (QV) tem mostrado ser um forte elemento motivador para o comportamento e as conquistas humanas e tem merecido destaque nas pesquisas de forma crescente nos últimos anos. O interesse principal deste trabalho é estudar a associação que a qualidade de vida apresenta, utilizando seus domínios físico, psicológico, as relações sociais e o meio ambiente, e as facetas que os compõem. Para tal, foi utilizado o instrumento de qualidade de vida geral da Organização Mundial de Saúde, o WHOQOL breve e o questionário de caracterização socioeconômica; o rendimento acadêmico determinado pela média das notas das disciplinas cursadas no semestre. A amostra foi constituída por 431 alunos de ambos os sexos de seis diferentes cursos (Odontologia, Farmácia, Administração, Engenharia, Psicologia e Direito) de uma universidade confessional do estado de São Paulo, dos turnos diurno e noturno, sendo uma turma do segundo semestre e outra do último de cada curso. Os resultados mostraram que os alunos apresentam boa QV, sem atingir a excelência em nenhum dos domínios que descrevem essa variável. As diferenças significativas observadas entre as médias de QV ocorreram a favor dos alunos do turno noturno no domínio relações sociais, no gênero masculino, no domínio físico. Não foram observadas diferenças significativas quando se levou em consideração o semestre do curso. No grupo total não foi observada associação entre desempenho acadêmico e qualidade de vida nos seus respectivos domínios, porém foi encontrada nas facetas a ¿capacidade para o trabalho¿ e a ¿disponibilidade em obter informações¿. A análise da relação entre qualidade de vida e desempenho acadêmico nos diferentes cenários (semestre, gênero, turno e curso) aponta associações, sendo que na variável curso foi observado o maior número, indicando a existência de especificidades entre os cursos tanto nos aspectos de qualidade de vida que mostram associação ao desempenho acadêmico, quanto na natureza dos aspectos relacionados. Isso aponta para as instituições que suas intervenções devem ser realizadas apoiadas principalmente nas características dos cursos e de seus graduandos e reforça a importância de os projetos pedagógicos devem ter em conta tais aspectosAbstract: The search for quality of life has revealed to be a strong motivator for the behavior and the human conquests, thus it has been the theme of a growing number of researches in the past few years. To study the association that quality of life (QL), through its domains (physical, psychological, social and environmental) and the compounded facets that introduce them with the academic performance (AP) was the main interest of this work. A general quality of life instrument of the World Organization of Health, brief WHOQOL, the socioeconomic characterization questionnaire and the academic income was determined by the average of the notes of the disciplines studied in the semester. The sample was constituted by students of six different night and day courses: Dentistry, Pharmacy, Administration, Engineering, Psychology and Law School, a group from the second semester and another one from last, in a total of 431 students of both sexes. A light predominance of feminine gender has occurred, the predominant age group was from 22 to 25 years, most of them are single, they work and have their own salary and even so they don't present economical independence. They live with their relatives, and the time of displacement to arrive to the university is inferior to 60 minutes, characteristics that are common to students of a private IES. The result showed that the students had presented a good QL without achieving the excellence in none of the domains that describe that variable. The courses showed different profiles of QL, having the course of Dentistry the best and the Law School the worst. The students at the night shift present the best significant medium (p=0,05) in the social domain relationships and the masculine gender also showed significant the best medium in the physical domain. The condition of being students with double day (student/worker) didn't show compromise of QL. When comparing the variables of interest it had not found correlation or association among them, studied in the all of the sample, but the facets related to the work capacity and readiness for obtaining information showed association with AP in the total group. Doing the analysis for different sceneries (semester, shift, gender and course) we could observe association among the variables. When we analyzed the association among QL and AP in the courses, we found several domains of QL and different facets associated to the AP according to the analyzed course. It is necessary to point that the courses where there is adult variability of notes, a bigger number of associations among the variables have occurred. There is difference in the association between QL and AP for the shifts, and the day shift has an association with the domain environment and with the facets that approach its satisfaction and with the means of transportation. The night shift with the facets takes advantage of life and readiness of information. There is a difference between the genders in the association between the QL and AP, and the masculine presents association in the psychological domain and with the facets satisfaction with the work capacity and with the readiness of information. For the feminine with the satisfaction facets takes advantage with acceptance of physical appearance. We understood that there is limitation in the results to do generalizationDoutoradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresDoutor em Educação[s.n.]Mercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva, 1952-Bariani, Isabel Cristina DibMachado, Afonso AntônioMachado, Newton CesarPolydoro, Soely Aparecida JorgeUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Jose Ari Carletti de20062006-08-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf238p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603735OLIVEIRA, Jose Ari Carletti de. Qualidade de vida e desempenho academico de graduandos. 2006. 238p. Tese (doutorado)) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603735. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/384409porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:42:01Zoai::384409Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:42:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida e desempenho academico de graduandos
Quality of life and academic performance in college students
title Qualidade de vida e desempenho academico de graduandos
spellingShingle Qualidade de vida e desempenho academico de graduandos
Oliveira, Jose Ari Carletti de
Estudantes universitários
Qualidade de vida
Desempenho acadêmico
Gênero
College students
Quality of life
Academic performance
Gender
title_short Qualidade de vida e desempenho academico de graduandos
title_full Qualidade de vida e desempenho academico de graduandos
title_fullStr Qualidade de vida e desempenho academico de graduandos
title_full_unstemmed Qualidade de vida e desempenho academico de graduandos
title_sort Qualidade de vida e desempenho academico de graduandos
author Oliveira, Jose Ari Carletti de
author_facet Oliveira, Jose Ari Carletti de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva, 1952-
Bariani, Isabel Cristina Dib
Machado, Afonso Antônio
Machado, Newton Cesar
Polydoro, Soely Aparecida Jorge
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jose Ari Carletti de
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes universitários
Qualidade de vida
Desempenho acadêmico
Gênero
College students
Quality of life
Academic performance
Gender
topic Estudantes universitários
Qualidade de vida
Desempenho acadêmico
Gênero
College students
Quality of life
Academic performance
Gender
description Orientador: Elizabeth Nogueira Gomes da Silva Mercuri
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-08-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603735
OLIVEIRA, Jose Ari Carletti de. Qualidade de vida e desempenho academico de graduandos. 2006. 238p. Tese (doutorado)) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603735. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
OLIVEIRA, Jose Ari Carletti de. Qualidade de vida e desempenho academico de graduandos. 2006. 238p. Tese (doutorado)) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603735. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/384409
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
238p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188954861207552