AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES SOBRE OS DESAFIOS DESSE PROCESSO DURANTE A PANDEMIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9255 |
Resumo: | Em função da pandemia de covid-19, noticiada no início de 2020, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi implantado para possibilitar a continuidade dos estudos. Logo, a educação se deparou com vários obstáculos, inclusive, ter que avaliar a aprendizagem remotamente. Assim sendo, este estudo teve como objetivo compreender os desafios de avaliar a aprendizagem vividos por 11 professoras que lecionaram nos anos iniciais do ensino fundamental durante o período de ERE em uma escola pública municipal no Sul de Minas Gerais. Como método, propôs-se a pesquisa qualitativa através de um estudo de caso e os instrumentos utilizados para coletar dados foram questionários e entrevistas semiestruturadas, sendo os materiais obtidos nas entrevistas submetidos à Análise de Conteúdo. Conclui-se, que a maior dificuldade para avaliar as aprendizagens foi devido ao distanciamento social, pois este prejudicou o retorno das atividades, causou incertezas sobre quem resolvia as avaliações enviadas para a casa, e restringiu o contato físico com os alunos e suas famílias. |
id |
USCS-2_dfe06ae4008ba5ec00e1f8d40e98d4df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/9255 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES SOBRE OS DESAFIOS DESSE PROCESSO DURANTE A PANDEMIAaulas remotasavaliação da aprendizagemensino fundamentalcovid-19Em função da pandemia de covid-19, noticiada no início de 2020, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi implantado para possibilitar a continuidade dos estudos. Logo, a educação se deparou com vários obstáculos, inclusive, ter que avaliar a aprendizagem remotamente. Assim sendo, este estudo teve como objetivo compreender os desafios de avaliar a aprendizagem vividos por 11 professoras que lecionaram nos anos iniciais do ensino fundamental durante o período de ERE em uma escola pública municipal no Sul de Minas Gerais. Como método, propôs-se a pesquisa qualitativa através de um estudo de caso e os instrumentos utilizados para coletar dados foram questionários e entrevistas semiestruturadas, sendo os materiais obtidos nas entrevistas submetidos à Análise de Conteúdo. Conclui-se, que a maior dificuldade para avaliar as aprendizagens foi devido ao distanciamento social, pois este prejudicou o retorno das atividades, causou incertezas sobre quem resolvia as avaliações enviadas para a casa, e restringiu o contato físico com os alunos e suas famílias.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2023-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/925510.13037/rea-e.vol8.9255Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 8 (2023): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe; e202392552525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9255/4003Copyright (c) 2023 Daniella Gualberto Neves, Regilson Maciel Borgeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGualberto Neves, DaniellaMaciel Borges, Regilson2024-04-11T01:30:48Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/9255Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2024-04-11T01:30:48Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES SOBRE OS DESAFIOS DESSE PROCESSO DURANTE A PANDEMIA |
title |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES SOBRE OS DESAFIOS DESSE PROCESSO DURANTE A PANDEMIA |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES SOBRE OS DESAFIOS DESSE PROCESSO DURANTE A PANDEMIA Gualberto Neves, Daniella aulas remotas avaliação da aprendizagem ensino fundamental covid-19 |
title_short |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES SOBRE OS DESAFIOS DESSE PROCESSO DURANTE A PANDEMIA |
title_full |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES SOBRE OS DESAFIOS DESSE PROCESSO DURANTE A PANDEMIA |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES SOBRE OS DESAFIOS DESSE PROCESSO DURANTE A PANDEMIA |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES SOBRE OS DESAFIOS DESSE PROCESSO DURANTE A PANDEMIA |
title_sort |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES SOBRE OS DESAFIOS DESSE PROCESSO DURANTE A PANDEMIA |
author |
Gualberto Neves, Daniella |
author_facet |
Gualberto Neves, Daniella Maciel Borges, Regilson |
author_role |
author |
author2 |
Maciel Borges, Regilson |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gualberto Neves, Daniella Maciel Borges, Regilson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aulas remotas avaliação da aprendizagem ensino fundamental covid-19 |
topic |
aulas remotas avaliação da aprendizagem ensino fundamental covid-19 |
description |
Em função da pandemia de covid-19, noticiada no início de 2020, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi implantado para possibilitar a continuidade dos estudos. Logo, a educação se deparou com vários obstáculos, inclusive, ter que avaliar a aprendizagem remotamente. Assim sendo, este estudo teve como objetivo compreender os desafios de avaliar a aprendizagem vividos por 11 professoras que lecionaram nos anos iniciais do ensino fundamental durante o período de ERE em uma escola pública municipal no Sul de Minas Gerais. Como método, propôs-se a pesquisa qualitativa através de um estudo de caso e os instrumentos utilizados para coletar dados foram questionários e entrevistas semiestruturadas, sendo os materiais obtidos nas entrevistas submetidos à Análise de Conteúdo. Conclui-se, que a maior dificuldade para avaliar as aprendizagens foi devido ao distanciamento social, pois este prejudicou o retorno das atividades, causou incertezas sobre quem resolvia as avaliações enviadas para a casa, e restringiu o contato físico com os alunos e suas famílias. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9255 10.13037/rea-e.vol8.9255 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9255 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol8.9255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9255/4003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Daniella Gualberto Neves, Regilson Maciel Borges https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Daniella Gualberto Neves, Regilson Maciel Borges https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 8 (2023): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe; e20239255 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844970459660288 |