AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES SOBRE OS DESAFIOS DESSE PROCESSO DURANTE A PANDEMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gualberto Neves, Daniella
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Maciel Borges, Regilson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9255
Resumo: Em função da pandemia de covid-19, noticiada no início de 2020, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi implantado para possibilitar a continuidade dos estudos. Logo, a educação se deparou com vários obstáculos, inclusive, ter que avaliar a aprendizagem remotamente. Assim sendo, este estudo teve como objetivo compreender os desafios de avaliar a aprendizagem vividos por 11 professoras que lecionaram nos anos iniciais do ensino fundamental durante o período de ERE em uma escola pública municipal no Sul de Minas Gerais. Como método, propôs-se a pesquisa qualitativa através de um estudo de caso e os instrumentos utilizados para coletar dados foram questionários e entrevistas semiestruturadas, sendo os materiais obtidos nas entrevistas submetidos à Análise de Conteúdo. Conclui-se, que a maior dificuldade para avaliar as aprendizagens foi devido ao distanciamento social, pois este prejudicou o retorno das atividades, causou incertezas sobre quem resolvia as avaliações enviadas para a casa, e restringiu o contato físico com os alunos e suas famílias.
id USCS-2_dfe06ae4008ba5ec00e1f8d40e98d4df
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/9255
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES SOBRE OS DESAFIOS DESSE PROCESSO DURANTE A PANDEMIAaulas remotasavaliação da aprendizagemensino fundamentalcovid-19Em função da pandemia de covid-19, noticiada no início de 2020, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi implantado para possibilitar a continuidade dos estudos. Logo, a educação se deparou com vários obstáculos, inclusive, ter que avaliar a aprendizagem remotamente. Assim sendo, este estudo teve como objetivo compreender os desafios de avaliar a aprendizagem vividos por 11 professoras que lecionaram nos anos iniciais do ensino fundamental durante o período de ERE em uma escola pública municipal no Sul de Minas Gerais. Como método, propôs-se a pesquisa qualitativa através de um estudo de caso e os instrumentos utilizados para coletar dados foram questionários e entrevistas semiestruturadas, sendo os materiais obtidos nas entrevistas submetidos à Análise de Conteúdo. Conclui-se, que a maior dificuldade para avaliar as aprendizagens foi devido ao distanciamento social, pois este prejudicou o retorno das atividades, causou incertezas sobre quem resolvia as avaliações enviadas para a casa, e restringiu o contato físico com os alunos e suas famílias.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2023-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/925510.13037/rea-e.vol8.9255Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 8 (2023): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe; e202392552525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9255/4003Copyright (c) 2023 Daniella Gualberto Neves, Regilson Maciel Borgeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGualberto Neves, DaniellaMaciel Borges, Regilson2024-04-11T01:30:48Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/9255Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2024-04-11T01:30:48Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES SOBRE OS DESAFIOS DESSE PROCESSO DURANTE A PANDEMIA
title AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES SOBRE OS DESAFIOS DESSE PROCESSO DURANTE A PANDEMIA
spellingShingle AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES SOBRE OS DESAFIOS DESSE PROCESSO DURANTE A PANDEMIA
Gualberto Neves, Daniella
aulas remotas
avaliação da aprendizagem
ensino fundamental
covid-19
title_short AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES SOBRE OS DESAFIOS DESSE PROCESSO DURANTE A PANDEMIA
title_full AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES SOBRE OS DESAFIOS DESSE PROCESSO DURANTE A PANDEMIA
title_fullStr AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES SOBRE OS DESAFIOS DESSE PROCESSO DURANTE A PANDEMIA
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES SOBRE OS DESAFIOS DESSE PROCESSO DURANTE A PANDEMIA
title_sort AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES SOBRE OS DESAFIOS DESSE PROCESSO DURANTE A PANDEMIA
author Gualberto Neves, Daniella
author_facet Gualberto Neves, Daniella
Maciel Borges, Regilson
author_role author
author2 Maciel Borges, Regilson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gualberto Neves, Daniella
Maciel Borges, Regilson
dc.subject.por.fl_str_mv aulas remotas
avaliação da aprendizagem
ensino fundamental
covid-19
topic aulas remotas
avaliação da aprendizagem
ensino fundamental
covid-19
description Em função da pandemia de covid-19, noticiada no início de 2020, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi implantado para possibilitar a continuidade dos estudos. Logo, a educação se deparou com vários obstáculos, inclusive, ter que avaliar a aprendizagem remotamente. Assim sendo, este estudo teve como objetivo compreender os desafios de avaliar a aprendizagem vividos por 11 professoras que lecionaram nos anos iniciais do ensino fundamental durante o período de ERE em uma escola pública municipal no Sul de Minas Gerais. Como método, propôs-se a pesquisa qualitativa através de um estudo de caso e os instrumentos utilizados para coletar dados foram questionários e entrevistas semiestruturadas, sendo os materiais obtidos nas entrevistas submetidos à Análise de Conteúdo. Conclui-se, que a maior dificuldade para avaliar as aprendizagens foi devido ao distanciamento social, pois este prejudicou o retorno das atividades, causou incertezas sobre quem resolvia as avaliações enviadas para a casa, e restringiu o contato físico com os alunos e suas famílias.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9255
10.13037/rea-e.vol8.9255
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9255
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol8.9255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9255/4003
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Daniella Gualberto Neves, Regilson Maciel Borges
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Daniella Gualberto Neves, Regilson Maciel Borges
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 8 (2023): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe; e20239255
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844970459660288