Aplicando a metodologia da sala de aula invertida no ensino remoto emergencial em meio à pandemia de COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Sidnei Renato
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vit, Antonio Rodrigo Delepiane de, Bertolini, Cristiano, Parreira, Fábio José, Cunha, Guilherme Bernardino da, Bigolin, Nara Martini, Ribeiro, Vinicius Gadis
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/233784
Resumo: Este capítulo apresenta um relato de experiências compreendendo a aplicação da metodologia ativa de aprendizagem da sala de aula invertida (flipped classroom). A sala de aula invertida foi utilizada na modalidade de ensino remoto emergencial, por meio do REDE/UFSM – Regime Especial Domiciliar de Estudos, implantado devido à pandemia de COVID-19. O relato de experiências compreende a aplicação da referida metodologia em quatro diferentes disciplinas do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen/RS, durante o segundo semestre letivo de 2020 e o primeiro semestre letivo de 2021. As atividades foram baseadas em videoaulas, fóruns de discussão, exercícios de fixação de conteúdos, elaboração de projetos e a utilização de diferentes softwares aplicados nas disciplinas envolvidas.
id UFRGS-2_3b23142df9ef070190b1af397a2cf507
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233784
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Sidnei RenatoVit, Antonio Rodrigo Delepiane deBertolini, CristianoParreira, Fábio JoséCunha, Guilherme Bernardino daBigolin, Nara MartiniRibeiro, Vinicius Gadis2022-01-05T04:30:33Z2021http://hdl.handle.net/10183/233784001132263Este capítulo apresenta um relato de experiências compreendendo a aplicação da metodologia ativa de aprendizagem da sala de aula invertida (flipped classroom). A sala de aula invertida foi utilizada na modalidade de ensino remoto emergencial, por meio do REDE/UFSM – Regime Especial Domiciliar de Estudos, implantado devido à pandemia de COVID-19. O relato de experiências compreende a aplicação da referida metodologia em quatro diferentes disciplinas do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen/RS, durante o segundo semestre letivo de 2020 e o primeiro semestre letivo de 2021. As atividades foram baseadas em videoaulas, fóruns de discussão, exercícios de fixação de conteúdos, elaboração de projetos e a utilização de diferentes softwares aplicados nas disciplinas envolvidas.application/pdfporEducação Contemporânea - Volume 31. Belo Horizonte, MG : Poisson, 2021. Cap. 13, p. 89-98.Sala de aulaEnsino Remoto Emergencial (ERE)Relato de experiênciaCOVID-19 (Doença)Aplicando a metodologia da sala de aula invertida no ensino remoto emergencial em meio à pandemia de COVID-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132263.pdf.txt001132263.pdf.txtExtracted Texttext/plain26719http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233784/2/001132263.pdf.txt4a0e94c1ca9c1b4f574d12ade881d70aMD52ORIGINAL001132263.pdfCapítulo 13application/pdf2318904http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233784/1/001132263.pdfb9d18640f92d6e0a59581becb3ac8cd5MD5110183/2337842023-01-05 06:09:06.090959oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233784Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:09:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicando a metodologia da sala de aula invertida no ensino remoto emergencial em meio à pandemia de COVID-19
title Aplicando a metodologia da sala de aula invertida no ensino remoto emergencial em meio à pandemia de COVID-19
spellingShingle Aplicando a metodologia da sala de aula invertida no ensino remoto emergencial em meio à pandemia de COVID-19
Silveira, Sidnei Renato
Sala de aula
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Relato de experiência
COVID-19 (Doença)
title_short Aplicando a metodologia da sala de aula invertida no ensino remoto emergencial em meio à pandemia de COVID-19
title_full Aplicando a metodologia da sala de aula invertida no ensino remoto emergencial em meio à pandemia de COVID-19
title_fullStr Aplicando a metodologia da sala de aula invertida no ensino remoto emergencial em meio à pandemia de COVID-19
title_full_unstemmed Aplicando a metodologia da sala de aula invertida no ensino remoto emergencial em meio à pandemia de COVID-19
title_sort Aplicando a metodologia da sala de aula invertida no ensino remoto emergencial em meio à pandemia de COVID-19
author Silveira, Sidnei Renato
author_facet Silveira, Sidnei Renato
Vit, Antonio Rodrigo Delepiane de
Bertolini, Cristiano
Parreira, Fábio José
Cunha, Guilherme Bernardino da
Bigolin, Nara Martini
Ribeiro, Vinicius Gadis
author_role author
author2 Vit, Antonio Rodrigo Delepiane de
Bertolini, Cristiano
Parreira, Fábio José
Cunha, Guilherme Bernardino da
Bigolin, Nara Martini
Ribeiro, Vinicius Gadis
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Sidnei Renato
Vit, Antonio Rodrigo Delepiane de
Bertolini, Cristiano
Parreira, Fábio José
Cunha, Guilherme Bernardino da
Bigolin, Nara Martini
Ribeiro, Vinicius Gadis
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de aula
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Relato de experiência
COVID-19 (Doença)
topic Sala de aula
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Relato de experiência
COVID-19 (Doença)
description Este capítulo apresenta um relato de experiências compreendendo a aplicação da metodologia ativa de aprendizagem da sala de aula invertida (flipped classroom). A sala de aula invertida foi utilizada na modalidade de ensino remoto emergencial, por meio do REDE/UFSM – Regime Especial Domiciliar de Estudos, implantado devido à pandemia de COVID-19. O relato de experiências compreende a aplicação da referida metodologia em quatro diferentes disciplinas do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen/RS, durante o segundo semestre letivo de 2020 e o primeiro semestre letivo de 2021. As atividades foram baseadas em videoaulas, fóruns de discussão, exercícios de fixação de conteúdos, elaboração de projetos e a utilização de diferentes softwares aplicados nas disciplinas envolvidas.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-05T04:30:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/233784
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001132263
url http://hdl.handle.net/10183/233784
identifier_str_mv 001132263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação Contemporânea - Volume 31. Belo Horizonte, MG : Poisson, 2021. Cap. 13, p. 89-98.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233784/2/001132263.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233784/1/001132263.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a0e94c1ca9c1b4f574d12ade881d70a
b9d18640f92d6e0a59581becb3ac8cd5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447779721347072