VISÃO HISTÓRICA DA AVALIAÇÃO: DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA À AVALIAÇÃO FORMATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Magalhães Franco Oliveira, Heslem
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Neri de Souza, Dayse, Neri de Souza, Francislê
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9230
Resumo: Este artigo evoca o panorama da avaliação escolar destacando a avaliação em larga escala. Faz referência ao seu percurso histórico desde o início do século XX. Apresenta o caminho da avaliação da aprendizagem ao nível internacional e nacional, abordando os olhares de educadores sobre a avaliação diagnóstica, formativa, somativa e avaliação em larga escala ou avaliação externa, ressaltando a importância de o professor utilizar a avaliação como função básica didática-pedagógica, em que serve de instrumento para melhoria da aprendizagem. Para isso, seguimos uma metodologia de revisão de narrativa histórica com sistematização de teóricos brasileiros e sobre três tipos de avaliações. Os resultados desta revisão teórica mostram a complexidade do tema da avaliação na educação, destacando a necessidade de uma abordagem mais inovadora. Enfatiza historicamente que a avaliação não deve ser apenas um meio de classificar os alunos ou as instituições, mas sim um processo contínuo que contribui para a melhoria da aprendizagem, incentivando a aprendizagem ativa dos alunos e o desenvolvimento de habilidades e competências.
id USCS-2_f34905f5138dd82f146eb7cd781b67fb
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/9230
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling VISÃO HISTÓRICA DA AVALIAÇÃO: DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA À AVALIAÇÃO FORMATIVAFormação ContinuadaAvaliação Formativaavaliação escolarformação de professorespolíticas educacionaisPolíticas públicasEste artigo evoca o panorama da avaliação escolar destacando a avaliação em larga escala. Faz referência ao seu percurso histórico desde o início do século XX. Apresenta o caminho da avaliação da aprendizagem ao nível internacional e nacional, abordando os olhares de educadores sobre a avaliação diagnóstica, formativa, somativa e avaliação em larga escala ou avaliação externa, ressaltando a importância de o professor utilizar a avaliação como função básica didática-pedagógica, em que serve de instrumento para melhoria da aprendizagem. Para isso, seguimos uma metodologia de revisão de narrativa histórica com sistematização de teóricos brasileiros e sobre três tipos de avaliações. Os resultados desta revisão teórica mostram a complexidade do tema da avaliação na educação, destacando a necessidade de uma abordagem mais inovadora. Enfatiza historicamente que a avaliação não deve ser apenas um meio de classificar os alunos ou as instituições, mas sim um processo contínuo que contribui para a melhoria da aprendizagem, incentivando a aprendizagem ativa dos alunos e o desenvolvimento de habilidades e competências.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2023-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/923010.13037/rea-e.vol8.9230Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 8 (2023): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe; e202392302525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9230/3989Copyright (c) 2023 Heslem de Magalhães Franco Oliveira, Dayse Neri de Souza, Francislê Neri de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Magalhães Franco Oliveira, HeslemNeri de Souza, DayseNeri de Souza, Francislê2024-04-11T01:30:52Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/9230Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2024-04-11T01:30:52Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv VISÃO HISTÓRICA DA AVALIAÇÃO: DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA À AVALIAÇÃO FORMATIVA
title VISÃO HISTÓRICA DA AVALIAÇÃO: DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA À AVALIAÇÃO FORMATIVA
spellingShingle VISÃO HISTÓRICA DA AVALIAÇÃO: DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA À AVALIAÇÃO FORMATIVA
de Magalhães Franco Oliveira, Heslem
Formação Continuada
Avaliação Formativa
avaliação escolar
formação de professores
políticas educacionais
Políticas públicas
title_short VISÃO HISTÓRICA DA AVALIAÇÃO: DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA À AVALIAÇÃO FORMATIVA
title_full VISÃO HISTÓRICA DA AVALIAÇÃO: DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA À AVALIAÇÃO FORMATIVA
title_fullStr VISÃO HISTÓRICA DA AVALIAÇÃO: DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA À AVALIAÇÃO FORMATIVA
title_full_unstemmed VISÃO HISTÓRICA DA AVALIAÇÃO: DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA À AVALIAÇÃO FORMATIVA
title_sort VISÃO HISTÓRICA DA AVALIAÇÃO: DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA À AVALIAÇÃO FORMATIVA
author de Magalhães Franco Oliveira, Heslem
author_facet de Magalhães Franco Oliveira, Heslem
Neri de Souza, Dayse
Neri de Souza, Francislê
author_role author
author2 Neri de Souza, Dayse
Neri de Souza, Francislê
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Magalhães Franco Oliveira, Heslem
Neri de Souza, Dayse
Neri de Souza, Francislê
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada
Avaliação Formativa
avaliação escolar
formação de professores
políticas educacionais
Políticas públicas
topic Formação Continuada
Avaliação Formativa
avaliação escolar
formação de professores
políticas educacionais
Políticas públicas
description Este artigo evoca o panorama da avaliação escolar destacando a avaliação em larga escala. Faz referência ao seu percurso histórico desde o início do século XX. Apresenta o caminho da avaliação da aprendizagem ao nível internacional e nacional, abordando os olhares de educadores sobre a avaliação diagnóstica, formativa, somativa e avaliação em larga escala ou avaliação externa, ressaltando a importância de o professor utilizar a avaliação como função básica didática-pedagógica, em que serve de instrumento para melhoria da aprendizagem. Para isso, seguimos uma metodologia de revisão de narrativa histórica com sistematização de teóricos brasileiros e sobre três tipos de avaliações. Os resultados desta revisão teórica mostram a complexidade do tema da avaliação na educação, destacando a necessidade de uma abordagem mais inovadora. Enfatiza historicamente que a avaliação não deve ser apenas um meio de classificar os alunos ou as instituições, mas sim um processo contínuo que contribui para a melhoria da aprendizagem, incentivando a aprendizagem ativa dos alunos e o desenvolvimento de habilidades e competências.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9230
10.13037/rea-e.vol8.9230
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9230
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol8.9230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9230/3989
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 8 (2023): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe; e20239230
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844970451271680