VISÃO HISTÓRICA DA AVALIAÇÃO: DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA À AVALIAÇÃO FORMATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9230 |
Resumo: | Este artigo evoca o panorama da avaliação escolar destacando a avaliação em larga escala. Faz referência ao seu percurso histórico desde o início do século XX. Apresenta o caminho da avaliação da aprendizagem ao nível internacional e nacional, abordando os olhares de educadores sobre a avaliação diagnóstica, formativa, somativa e avaliação em larga escala ou avaliação externa, ressaltando a importância de o professor utilizar a avaliação como função básica didática-pedagógica, em que serve de instrumento para melhoria da aprendizagem. Para isso, seguimos uma metodologia de revisão de narrativa histórica com sistematização de teóricos brasileiros e sobre três tipos de avaliações. Os resultados desta revisão teórica mostram a complexidade do tema da avaliação na educação, destacando a necessidade de uma abordagem mais inovadora. Enfatiza historicamente que a avaliação não deve ser apenas um meio de classificar os alunos ou as instituições, mas sim um processo contínuo que contribui para a melhoria da aprendizagem, incentivando a aprendizagem ativa dos alunos e o desenvolvimento de habilidades e competências. |
id |
USCS-2_f34905f5138dd82f146eb7cd781b67fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/9230 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
VISÃO HISTÓRICA DA AVALIAÇÃO: DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA À AVALIAÇÃO FORMATIVAFormação ContinuadaAvaliação Formativaavaliação escolarformação de professorespolíticas educacionaisPolíticas públicasEste artigo evoca o panorama da avaliação escolar destacando a avaliação em larga escala. Faz referência ao seu percurso histórico desde o início do século XX. Apresenta o caminho da avaliação da aprendizagem ao nível internacional e nacional, abordando os olhares de educadores sobre a avaliação diagnóstica, formativa, somativa e avaliação em larga escala ou avaliação externa, ressaltando a importância de o professor utilizar a avaliação como função básica didática-pedagógica, em que serve de instrumento para melhoria da aprendizagem. Para isso, seguimos uma metodologia de revisão de narrativa histórica com sistematização de teóricos brasileiros e sobre três tipos de avaliações. Os resultados desta revisão teórica mostram a complexidade do tema da avaliação na educação, destacando a necessidade de uma abordagem mais inovadora. Enfatiza historicamente que a avaliação não deve ser apenas um meio de classificar os alunos ou as instituições, mas sim um processo contínuo que contribui para a melhoria da aprendizagem, incentivando a aprendizagem ativa dos alunos e o desenvolvimento de habilidades e competências.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2023-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/923010.13037/rea-e.vol8.9230Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 8 (2023): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe; e202392302525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9230/3989Copyright (c) 2023 Heslem de Magalhães Franco Oliveira, Dayse Neri de Souza, Francislê Neri de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Magalhães Franco Oliveira, HeslemNeri de Souza, DayseNeri de Souza, Francislê2024-04-11T01:30:52Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/9230Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2024-04-11T01:30:52Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VISÃO HISTÓRICA DA AVALIAÇÃO: DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA À AVALIAÇÃO FORMATIVA |
title |
VISÃO HISTÓRICA DA AVALIAÇÃO: DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA À AVALIAÇÃO FORMATIVA |
spellingShingle |
VISÃO HISTÓRICA DA AVALIAÇÃO: DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA À AVALIAÇÃO FORMATIVA de Magalhães Franco Oliveira, Heslem Formação Continuada Avaliação Formativa avaliação escolar formação de professores políticas educacionais Políticas públicas |
title_short |
VISÃO HISTÓRICA DA AVALIAÇÃO: DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA À AVALIAÇÃO FORMATIVA |
title_full |
VISÃO HISTÓRICA DA AVALIAÇÃO: DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA À AVALIAÇÃO FORMATIVA |
title_fullStr |
VISÃO HISTÓRICA DA AVALIAÇÃO: DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA À AVALIAÇÃO FORMATIVA |
title_full_unstemmed |
VISÃO HISTÓRICA DA AVALIAÇÃO: DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA À AVALIAÇÃO FORMATIVA |
title_sort |
VISÃO HISTÓRICA DA AVALIAÇÃO: DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA À AVALIAÇÃO FORMATIVA |
author |
de Magalhães Franco Oliveira, Heslem |
author_facet |
de Magalhães Franco Oliveira, Heslem Neri de Souza, Dayse Neri de Souza, Francislê |
author_role |
author |
author2 |
Neri de Souza, Dayse Neri de Souza, Francislê |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Magalhães Franco Oliveira, Heslem Neri de Souza, Dayse Neri de Souza, Francislê |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Continuada Avaliação Formativa avaliação escolar formação de professores políticas educacionais Políticas públicas |
topic |
Formação Continuada Avaliação Formativa avaliação escolar formação de professores políticas educacionais Políticas públicas |
description |
Este artigo evoca o panorama da avaliação escolar destacando a avaliação em larga escala. Faz referência ao seu percurso histórico desde o início do século XX. Apresenta o caminho da avaliação da aprendizagem ao nível internacional e nacional, abordando os olhares de educadores sobre a avaliação diagnóstica, formativa, somativa e avaliação em larga escala ou avaliação externa, ressaltando a importância de o professor utilizar a avaliação como função básica didática-pedagógica, em que serve de instrumento para melhoria da aprendizagem. Para isso, seguimos uma metodologia de revisão de narrativa histórica com sistematização de teóricos brasileiros e sobre três tipos de avaliações. Os resultados desta revisão teórica mostram a complexidade do tema da avaliação na educação, destacando a necessidade de uma abordagem mais inovadora. Enfatiza historicamente que a avaliação não deve ser apenas um meio de classificar os alunos ou as instituições, mas sim um processo contínuo que contribui para a melhoria da aprendizagem, incentivando a aprendizagem ativa dos alunos e o desenvolvimento de habilidades e competências. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9230 10.13037/rea-e.vol8.9230 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9230 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol8.9230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9230/3989 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 8 (2023): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe; e20239230 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844970451271680 |