A CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO EM PROGRAMAS FEDERAIS: TENSÕES E (IN)CERTEZAS DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2016-2019)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6357 |
Resumo: | O artigo objetiva analisar as concepções de alfabetização implícitas no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e Programa Mais Alfabetização (PMAlfa), que compõem a Política Nacional de Alfabetização, reconfigurada em 2019 no governo Bolsonaro (2019). Para tanto, utilizou-se como procedimentos metodológicos a análise de documentos, tendo como fontes a legislação educacional, os cadernos de programas de formação de alfabetizadores e os documentos que embasam as políticas de avaliação ligadas a esses programas. Como resultados, aponta-se que as mudanças nas políticas de alfabetização ocorridas a partir de 2016 são provenientes de inflexões nas concepções de alfabetização e não exclusivamente dos resultados das avaliações em larga escala. De aprendizagem conceitual de um sistema notacional, no Pnaic, a alfabetização passou a ser considerada a aprendizagem de um código, deslocando-se a ênfase da aprendizagem para o ensino e antecipando para o 1º ano do ensino fundamental o momento de consolidação da alfabetização.Palavras-chave: Alfabetização. Avaliação. Políticas Públicas em Educação. Programa Governamental. |
id |
USCS-2_f77aca772272e2ad7d9111c92d2aa088 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6357 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO EM PROGRAMAS FEDERAIS: TENSÕES E (IN)CERTEZAS DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2016-2019)O artigo objetiva analisar as concepções de alfabetização implícitas no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e Programa Mais Alfabetização (PMAlfa), que compõem a Política Nacional de Alfabetização, reconfigurada em 2019 no governo Bolsonaro (2019). Para tanto, utilizou-se como procedimentos metodológicos a análise de documentos, tendo como fontes a legislação educacional, os cadernos de programas de formação de alfabetizadores e os documentos que embasam as políticas de avaliação ligadas a esses programas. Como resultados, aponta-se que as mudanças nas políticas de alfabetização ocorridas a partir de 2016 são provenientes de inflexões nas concepções de alfabetização e não exclusivamente dos resultados das avaliações em larga escala. De aprendizagem conceitual de um sistema notacional, no Pnaic, a alfabetização passou a ser considerada a aprendizagem de um código, deslocando-se a ênfase da aprendizagem para o ensino e antecipando para o 1º ano do ensino fundamental o momento de consolidação da alfabetização.Palavras-chave: Alfabetização. Avaliação. Políticas Públicas em Educação. Programa Governamental.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/635710.13037/rea-e.vol4n8.6357Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 8 (2019)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6357/2925Copyright (c) 2020 SILVIA CRISTIANE ALFONSO VIEDES, SANDRA NOVAIS SOUSA, MARIA ALICE DE MIRANDA ARANDAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVIEDES, SILVIA CRISTIANE ALFONSOSOUSA, SANDRA NOVAISARANDA, MARIA ALICE DE MIRANDA2022-10-04T19:04:51Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6357Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:51Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO EM PROGRAMAS FEDERAIS: TENSÕES E (IN)CERTEZAS DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2016-2019) |
title |
A CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO EM PROGRAMAS FEDERAIS: TENSÕES E (IN)CERTEZAS DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2016-2019) |
spellingShingle |
A CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO EM PROGRAMAS FEDERAIS: TENSÕES E (IN)CERTEZAS DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2016-2019) VIEDES, SILVIA CRISTIANE ALFONSO |
title_short |
A CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO EM PROGRAMAS FEDERAIS: TENSÕES E (IN)CERTEZAS DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2016-2019) |
title_full |
A CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO EM PROGRAMAS FEDERAIS: TENSÕES E (IN)CERTEZAS DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2016-2019) |
title_fullStr |
A CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO EM PROGRAMAS FEDERAIS: TENSÕES E (IN)CERTEZAS DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2016-2019) |
title_full_unstemmed |
A CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO EM PROGRAMAS FEDERAIS: TENSÕES E (IN)CERTEZAS DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2016-2019) |
title_sort |
A CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO EM PROGRAMAS FEDERAIS: TENSÕES E (IN)CERTEZAS DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2016-2019) |
author |
VIEDES, SILVIA CRISTIANE ALFONSO |
author_facet |
VIEDES, SILVIA CRISTIANE ALFONSO SOUSA, SANDRA NOVAIS ARANDA, MARIA ALICE DE MIRANDA |
author_role |
author |
author2 |
SOUSA, SANDRA NOVAIS ARANDA, MARIA ALICE DE MIRANDA |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VIEDES, SILVIA CRISTIANE ALFONSO SOUSA, SANDRA NOVAIS ARANDA, MARIA ALICE DE MIRANDA |
description |
O artigo objetiva analisar as concepções de alfabetização implícitas no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e Programa Mais Alfabetização (PMAlfa), que compõem a Política Nacional de Alfabetização, reconfigurada em 2019 no governo Bolsonaro (2019). Para tanto, utilizou-se como procedimentos metodológicos a análise de documentos, tendo como fontes a legislação educacional, os cadernos de programas de formação de alfabetizadores e os documentos que embasam as políticas de avaliação ligadas a esses programas. Como resultados, aponta-se que as mudanças nas políticas de alfabetização ocorridas a partir de 2016 são provenientes de inflexões nas concepções de alfabetização e não exclusivamente dos resultados das avaliações em larga escala. De aprendizagem conceitual de um sistema notacional, no Pnaic, a alfabetização passou a ser considerada a aprendizagem de um código, deslocando-se a ênfase da aprendizagem para o ensino e antecipando para o 1º ano do ensino fundamental o momento de consolidação da alfabetização.Palavras-chave: Alfabetização. Avaliação. Políticas Públicas em Educação. Programa Governamental. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6357 10.13037/rea-e.vol4n8.6357 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6357 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol4n8.6357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6357/2925 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 8 (2019) 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844971255529472 |