TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA O AUTOCUIDADO DE PACIENTES SUBMETIDOS AO DRENO TORÁCICO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Atenção à Saúde |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5961 |
Resumo: | Introdução: A utilização de instrumentos educativos na área da saúde é prática comum no Sistema Único de Saúde, levando a alterações positivas no quadro do paciente. Objetivos: O objetivo da pesquisa foi elaborar e validar uma cartilha para o autocuidado de pacientes submetidos ao dreno torácico. Materiais e métodos: O estudo foi desenvolvido em duas fases por meio de abordagem quantitativa. Na primeira ocorreu a confecção da cartilha após uma revisão de literatura. Já na segunda ocorreu a validação por meio da avaliação de 13 juízes-especialistas e de 13 representantes do público-alvo. Esta avaliação se deu através de questionários com questões que precisavam alcançar valor de concordância de 80%. A pesquisa foi realizada após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Após a revisão de literatura a cartilha intitulada “Dreno de tórax: O que fazer?” foi criada contendo tópicos importantes sobre o assunto, passando pela análise dos juízes-especialistas obtendo concordância de 99,18%, sendo o primeiro bloco de perguntas com 100%, o segundo 100% e o terceiro 96,15%. Apesar de todos receberem valor maior que 80%, houve uma sugestão de modificação que foi acatada passando, então, para a avaliação do público-alvo. Pela qual se constatou concordância de 100%, com todos os blocos recebendo 100%, sem sugestões. Conclusão: A cartilha foi considerada válida pelos 26 juízes que a avaliaram. Espera-se que a mesma seja utilizada na prática e possa promover o conhecimento sobre os cuidados necessários para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. |
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TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA O AUTOCUIDADO DE PACIENTES SUBMETIDOS AO DRENO TORÁCICOFisioterapiaIntrodução: A utilização de instrumentos educativos na área da saúde é prática comum no Sistema Único de Saúde, levando a alterações positivas no quadro do paciente. Objetivos: O objetivo da pesquisa foi elaborar e validar uma cartilha para o autocuidado de pacientes submetidos ao dreno torácico. Materiais e métodos: O estudo foi desenvolvido em duas fases por meio de abordagem quantitativa. Na primeira ocorreu a confecção da cartilha após uma revisão de literatura. Já na segunda ocorreu a validação por meio da avaliação de 13 juízes-especialistas e de 13 representantes do público-alvo. Esta avaliação se deu através de questionários com questões que precisavam alcançar valor de concordância de 80%. A pesquisa foi realizada após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Após a revisão de literatura a cartilha intitulada “Dreno de tórax: O que fazer?” foi criada contendo tópicos importantes sobre o assunto, passando pela análise dos juízes-especialistas obtendo concordância de 99,18%, sendo o primeiro bloco de perguntas com 100%, o segundo 100% e o terceiro 96,15%. Apesar de todos receberem valor maior que 80%, houve uma sugestão de modificação que foi acatada passando, então, para a avaliação do público-alvo. Pela qual se constatou concordância de 100%, com todos os blocos recebendo 100%, sem sugestões. Conclusão: A cartilha foi considerada válida pelos 26 juízes que a avaliaram. Espera-se que a mesma seja utilizada na prática e possa promover o conhecimento sobre os cuidados necessários para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2019-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo originalapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/596110.13037/ras.vol17n61.5961Journal of Health Care; Vol. 17 No. 61 (2019): Revista de Atenção à Saúde - RASRevista de Atenção à Saúde; v. 17 n. 61 (2019): Revista de Atenção à Saúde - RAS2359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5961/pdfCopyright (c) 2019 Revista de Atenção à Saúde (antiga Rev. Bras. Ciên. Saúde)info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Iana Bruna ParenteMarinho, Daliane Ferreira2019-12-09T22:54:35Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5961Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2019-12-09T22:54:35Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
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