TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA O AUTOCUIDADO DE PACIENTES SUBMETIDOS AO DRENO TORÁCICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Iana Bruna Parente
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Marinho, Daliane Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5961
Resumo: Introdução: A utilização de instrumentos educativos na área da saúde é prática comum no Sistema Único de Saúde, levando a alterações positivas no quadro do paciente. Objetivos: O objetivo da pesquisa foi elaborar e validar uma cartilha para o autocuidado de pacientes submetidos ao dreno torácico. Materiais e métodos: O estudo foi desenvolvido em duas fases por meio de abordagem quantitativa. Na primeira ocorreu a confecção da cartilha após uma revisão de literatura. Já na segunda ocorreu a validação por meio da avaliação de 13 juízes-especialistas e de 13 representantes do público-alvo. Esta avaliação se deu através de questionários com questões que precisavam alcançar valor de concordância de 80%. A pesquisa foi realizada após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Após a revisão de literatura a cartilha intitulada “Dreno de tórax: O que fazer?” foi criada contendo tópicos importantes sobre o assunto, passando pela análise dos juízes-especialistas obtendo concordância de 99,18%, sendo o primeiro bloco de perguntas com 100%, o segundo 100% e o terceiro 96,15%. Apesar de todos receberem valor maior que 80%, houve uma sugestão de modificação que foi acatada passando, então, para a avaliação do público-alvo. Pela qual se constatou concordância de 100%, com todos os blocos recebendo 100%, sem sugestões. Conclusão: A cartilha foi considerada válida pelos 26 juízes que a avaliaram. Espera-se que a mesma seja utilizada na prática e possa promover o conhecimento sobre os cuidados necessários para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
id USCS-3_44b47ed69f65962e1a83e8f77cc184e2
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5961
network_acronym_str USCS-3
network_name_str Revista de Atenção à Saúde
repository_id_str
spelling TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA O AUTOCUIDADO DE PACIENTES SUBMETIDOS AO DRENO TORÁCICOFisioterapiaIntrodução: A utilização de instrumentos educativos na área da saúde é prática comum no Sistema Único de Saúde, levando a alterações positivas no quadro do paciente. Objetivos: O objetivo da pesquisa foi elaborar e validar uma cartilha para o autocuidado de pacientes submetidos ao dreno torácico. Materiais e métodos: O estudo foi desenvolvido em duas fases por meio de abordagem quantitativa. Na primeira ocorreu a confecção da cartilha após uma revisão de literatura. Já na segunda ocorreu a validação por meio da avaliação de 13 juízes-especialistas e de 13 representantes do público-alvo. Esta avaliação se deu através de questionários com questões que precisavam alcançar valor de concordância de 80%. A pesquisa foi realizada após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Após a revisão de literatura a cartilha intitulada “Dreno de tórax: O que fazer?” foi criada contendo tópicos importantes sobre o assunto, passando pela análise dos juízes-especialistas obtendo concordância de 99,18%, sendo o primeiro bloco de perguntas com 100%, o segundo 100% e o terceiro 96,15%. Apesar de todos receberem valor maior que 80%, houve uma sugestão de modificação que foi acatada passando, então, para a avaliação do público-alvo. Pela qual se constatou concordância de 100%, com todos os blocos recebendo 100%, sem sugestões. Conclusão: A cartilha foi considerada válida pelos 26 juízes que a avaliaram. Espera-se que a mesma seja utilizada na prática e possa promover o conhecimento sobre os cuidados necessários para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2019-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo originalapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/596110.13037/ras.vol17n61.5961Journal of Health Care; Vol. 17 No. 61 (2019): Revista de Atenção à Saúde - RASRevista de Atenção à Saúde; v. 17 n. 61 (2019): Revista de Atenção à Saúde - RAS2359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5961/pdfCopyright (c) 2019 Revista de Atenção à Saúde (antiga Rev. Bras. Ciên. Saúde)info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Iana Bruna ParenteMarinho, Daliane Ferreira2019-12-09T22:54:35Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5961Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2019-12-09T22:54:35Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA O AUTOCUIDADO DE PACIENTES SUBMETIDOS AO DRENO TORÁCICO
title TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA O AUTOCUIDADO DE PACIENTES SUBMETIDOS AO DRENO TORÁCICO
spellingShingle TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA O AUTOCUIDADO DE PACIENTES SUBMETIDOS AO DRENO TORÁCICO
Cardoso, Iana Bruna Parente
Fisioterapia
title_short TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA O AUTOCUIDADO DE PACIENTES SUBMETIDOS AO DRENO TORÁCICO
title_full TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA O AUTOCUIDADO DE PACIENTES SUBMETIDOS AO DRENO TORÁCICO
title_fullStr TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA O AUTOCUIDADO DE PACIENTES SUBMETIDOS AO DRENO TORÁCICO
title_full_unstemmed TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA O AUTOCUIDADO DE PACIENTES SUBMETIDOS AO DRENO TORÁCICO
title_sort TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA O AUTOCUIDADO DE PACIENTES SUBMETIDOS AO DRENO TORÁCICO
author Cardoso, Iana Bruna Parente
author_facet Cardoso, Iana Bruna Parente
Marinho, Daliane Ferreira
author_role author
author2 Marinho, Daliane Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Iana Bruna Parente
Marinho, Daliane Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Fisioterapia
topic Fisioterapia
description Introdução: A utilização de instrumentos educativos na área da saúde é prática comum no Sistema Único de Saúde, levando a alterações positivas no quadro do paciente. Objetivos: O objetivo da pesquisa foi elaborar e validar uma cartilha para o autocuidado de pacientes submetidos ao dreno torácico. Materiais e métodos: O estudo foi desenvolvido em duas fases por meio de abordagem quantitativa. Na primeira ocorreu a confecção da cartilha após uma revisão de literatura. Já na segunda ocorreu a validação por meio da avaliação de 13 juízes-especialistas e de 13 representantes do público-alvo. Esta avaliação se deu através de questionários com questões que precisavam alcançar valor de concordância de 80%. A pesquisa foi realizada após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Após a revisão de literatura a cartilha intitulada “Dreno de tórax: O que fazer?” foi criada contendo tópicos importantes sobre o assunto, passando pela análise dos juízes-especialistas obtendo concordância de 99,18%, sendo o primeiro bloco de perguntas com 100%, o segundo 100% e o terceiro 96,15%. Apesar de todos receberem valor maior que 80%, houve uma sugestão de modificação que foi acatada passando, então, para a avaliação do público-alvo. Pela qual se constatou concordância de 100%, com todos os blocos recebendo 100%, sem sugestões. Conclusão: A cartilha foi considerada válida pelos 26 juízes que a avaliaram. Espera-se que a mesma seja utilizada na prática e possa promover o conhecimento sobre os cuidados necessários para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo original
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5961
10.13037/ras.vol17n61.5961
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5961
identifier_str_mv 10.13037/ras.vol17n61.5961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5961/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Atenção à Saúde (antiga Rev. Bras. Ciên. Saúde)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Atenção à Saúde (antiga Rev. Bras. Ciên. Saúde)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Health Care; Vol. 17 No. 61 (2019): Revista de Atenção à Saúde - RAS
Revista de Atenção à Saúde; v. 17 n. 61 (2019): Revista de Atenção à Saúde - RAS
2359-4330
reponame:Revista de Atenção à Saúde
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Atenção à Saúde
collection Revista de Atenção à Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798042263173988352