Categorias de inovação para os estudos em Comunicação - Categories of innovation for communication studies
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Inovação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/2262 |
Resumo: | A inovação como fenômeno social, englobando dimensões tecnológicas e simbólicas, é algo presente na sociedade contemporânea midiatizada. Como objeto de discussão acadêmica, a inovação não apresenta uma definição unívoca, pois muitos são os entendimentos possíveis acerca deste conceito e maior ainda o número de termos correlatos. O objetivo deste artigo é fornecer um quadro de categorias de inovação que possam ser utilizadas nas pesquisas em Comunicação. Para definição dos diversos conceitos de inovação pertencentes ao quadro de categorias é feito um levantamento dos vários entendimentos de inovação presentes nos estudos teóricos das áreas de Ciências Sociais e Humanas, em particular, na Filosofia. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e os referenciais teóricos são advindos das áreas das Ciências Sociais e Humanas, particularmente, da Comunicação e da Filosofia. Espera-se com essa pesquisa mapear alguns modos de se dizer o ser da inovação e ampliar as possibilidades de pesquisa sobre inovação no campo da Comunicação. |
id |
USCS_0e8d9359a43cd3508ec7cfaea68d152a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/2262 |
network_acronym_str |
USCS |
network_name_str |
Comunicação & Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
Categorias de inovação para os estudos em Comunicação - Categories of innovation for communication studiescomunicação e inovaçãoComunicação e inovaçãoA inovação como fenômeno social, englobando dimensões tecnológicas e simbólicas, é algo presente na sociedade contemporânea midiatizada. Como objeto de discussão acadêmica, a inovação não apresenta uma definição unívoca, pois muitos são os entendimentos possíveis acerca deste conceito e maior ainda o número de termos correlatos. O objetivo deste artigo é fornecer um quadro de categorias de inovação que possam ser utilizadas nas pesquisas em Comunicação. Para definição dos diversos conceitos de inovação pertencentes ao quadro de categorias é feito um levantamento dos vários entendimentos de inovação presentes nos estudos teóricos das áreas de Ciências Sociais e Humanas, em particular, na Filosofia. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e os referenciais teóricos são advindos das áreas das Ciências Sociais e Humanas, particularmente, da Comunicação e da Filosofia. Espera-se com essa pesquisa mapear alguns modos de se dizer o ser da inovação e ampliar as possibilidades de pesquisa sobre inovação no campo da Comunicação. Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2013-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/226210.13037/ci.vol14n27.2262Comunicação & Inovação; v. 14 n. 27 (2013): Comunicação & Inovação; 63-722178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/2262/1430Copyright (c) 2013 Regina Rossettihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRossetti, Regina2022-10-04T19:12:08Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/2262Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:12:08Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Categorias de inovação para os estudos em Comunicação - Categories of innovation for communication studies |
title |
Categorias de inovação para os estudos em Comunicação - Categories of innovation for communication studies |
spellingShingle |
Categorias de inovação para os estudos em Comunicação - Categories of innovation for communication studies Rossetti, Regina comunicação e inovação Comunicação e inovação |
title_short |
Categorias de inovação para os estudos em Comunicação - Categories of innovation for communication studies |
title_full |
Categorias de inovação para os estudos em Comunicação - Categories of innovation for communication studies |
title_fullStr |
Categorias de inovação para os estudos em Comunicação - Categories of innovation for communication studies |
title_full_unstemmed |
Categorias de inovação para os estudos em Comunicação - Categories of innovation for communication studies |
title_sort |
Categorias de inovação para os estudos em Comunicação - Categories of innovation for communication studies |
author |
Rossetti, Regina |
author_facet |
Rossetti, Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossetti, Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação e inovação Comunicação e inovação |
topic |
comunicação e inovação Comunicação e inovação |
description |
A inovação como fenômeno social, englobando dimensões tecnológicas e simbólicas, é algo presente na sociedade contemporânea midiatizada. Como objeto de discussão acadêmica, a inovação não apresenta uma definição unívoca, pois muitos são os entendimentos possíveis acerca deste conceito e maior ainda o número de termos correlatos. O objetivo deste artigo é fornecer um quadro de categorias de inovação que possam ser utilizadas nas pesquisas em Comunicação. Para definição dos diversos conceitos de inovação pertencentes ao quadro de categorias é feito um levantamento dos vários entendimentos de inovação presentes nos estudos teóricos das áreas de Ciências Sociais e Humanas, em particular, na Filosofia. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e os referenciais teóricos são advindos das áreas das Ciências Sociais e Humanas, particularmente, da Comunicação e da Filosofia. Espera-se com essa pesquisa mapear alguns modos de se dizer o ser da inovação e ampliar as possibilidades de pesquisa sobre inovação no campo da Comunicação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/2262 10.13037/ci.vol14n27.2262 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/2262 |
identifier_str_mv |
10.13037/ci.vol14n27.2262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/2262/1430 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Regina Rossetti https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Regina Rossetti https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação; v. 14 n. 27 (2013): Comunicação & Inovação; 63-72 2178-0145 1809-564X reponame:Comunicação & Inovação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Comunicação & Inovação |
collection |
Comunicação & Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1798313369249251328 |