Categorias de inovação para os estudos em Comunicação - Categories of innovation for communication studies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossetti, Regina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Inovação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/2262
Resumo: A inovação como fenômeno social, englobando dimensões tecnológicas e simbólicas, é algo presente na sociedade contemporânea midiatizada. Como objeto de discussão acadêmica, a inovação não apresenta uma definição unívoca, pois muitos são os entendimentos possíveis acerca deste conceito e maior ainda o número de termos correlatos. O objetivo deste artigo é fornecer um quadro de categorias de inovação que possam ser utilizadas nas pesquisas em Comunicação. Para definição dos diversos conceitos de inovação pertencentes ao quadro de categorias é feito um levantamento dos vários entendimentos de inovação presentes nos estudos teóricos das áreas de Ciências Sociais e Humanas, em particular, na Filosofia. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e os referenciais teóricos são advindos das áreas das Ciências Sociais e Humanas, particularmente, da Comunicação e da Filosofia. Espera-se com essa pesquisa mapear alguns modos de se dizer o ser da inovação e ampliar as possibilidades de pesquisa sobre inovação no campo da Comunicação. 
id USCS_0e8d9359a43cd3508ec7cfaea68d152a
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/2262
network_acronym_str USCS
network_name_str Comunicação & Inovação
repository_id_str
spelling Categorias de inovação para os estudos em Comunicação - Categories of innovation for communication studiescomunicação e inovaçãoComunicação e inovaçãoA inovação como fenômeno social, englobando dimensões tecnológicas e simbólicas, é algo presente na sociedade contemporânea midiatizada. Como objeto de discussão acadêmica, a inovação não apresenta uma definição unívoca, pois muitos são os entendimentos possíveis acerca deste conceito e maior ainda o número de termos correlatos. O objetivo deste artigo é fornecer um quadro de categorias de inovação que possam ser utilizadas nas pesquisas em Comunicação. Para definição dos diversos conceitos de inovação pertencentes ao quadro de categorias é feito um levantamento dos vários entendimentos de inovação presentes nos estudos teóricos das áreas de Ciências Sociais e Humanas, em particular, na Filosofia. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e os referenciais teóricos são advindos das áreas das Ciências Sociais e Humanas, particularmente, da Comunicação e da Filosofia. Espera-se com essa pesquisa mapear alguns modos de se dizer o ser da inovação e ampliar as possibilidades de pesquisa sobre inovação no campo da Comunicação.  Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2013-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/226210.13037/ci.vol14n27.2262Comunicação & Inovação; v. 14 n. 27 (2013): Comunicação & Inovação; 63-722178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/2262/1430Copyright (c) 2013 Regina Rossettihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRossetti, Regina2022-10-04T19:12:08Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/2262Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:12:08Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Categorias de inovação para os estudos em Comunicação - Categories of innovation for communication studies
title Categorias de inovação para os estudos em Comunicação - Categories of innovation for communication studies
spellingShingle Categorias de inovação para os estudos em Comunicação - Categories of innovation for communication studies
Rossetti, Regina
comunicação e inovação
Comunicação e inovação
title_short Categorias de inovação para os estudos em Comunicação - Categories of innovation for communication studies
title_full Categorias de inovação para os estudos em Comunicação - Categories of innovation for communication studies
title_fullStr Categorias de inovação para os estudos em Comunicação - Categories of innovation for communication studies
title_full_unstemmed Categorias de inovação para os estudos em Comunicação - Categories of innovation for communication studies
title_sort Categorias de inovação para os estudos em Comunicação - Categories of innovation for communication studies
author Rossetti, Regina
author_facet Rossetti, Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossetti, Regina
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação e inovação
Comunicação e inovação
topic comunicação e inovação
Comunicação e inovação
description A inovação como fenômeno social, englobando dimensões tecnológicas e simbólicas, é algo presente na sociedade contemporânea midiatizada. Como objeto de discussão acadêmica, a inovação não apresenta uma definição unívoca, pois muitos são os entendimentos possíveis acerca deste conceito e maior ainda o número de termos correlatos. O objetivo deste artigo é fornecer um quadro de categorias de inovação que possam ser utilizadas nas pesquisas em Comunicação. Para definição dos diversos conceitos de inovação pertencentes ao quadro de categorias é feito um levantamento dos vários entendimentos de inovação presentes nos estudos teóricos das áreas de Ciências Sociais e Humanas, em particular, na Filosofia. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e os referenciais teóricos são advindos das áreas das Ciências Sociais e Humanas, particularmente, da Comunicação e da Filosofia. Espera-se com essa pesquisa mapear alguns modos de se dizer o ser da inovação e ampliar as possibilidades de pesquisa sobre inovação no campo da Comunicação. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/2262
10.13037/ci.vol14n27.2262
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/2262
identifier_str_mv 10.13037/ci.vol14n27.2262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/2262/1430
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Regina Rossetti
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Regina Rossetti
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Inovação; v. 14 n. 27 (2013): Comunicação & Inovação; 63-72
2178-0145
1809-564X
reponame:Comunicação & Inovação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Comunicação & Inovação
collection Comunicação & Inovação
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798313369249251328