As ações do FNDC no debate sobre a democratização da comunicação: breves apontamentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Inovação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/4483 |
Resumo: | Nas últimas décadas, as organizações da sociedade civil têm sido protagonistas no debate de temas de interesse público ao reivindicar do governo maior participação social na implementação de políticas públicas. Uma dessas entidades é o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), organização da sociedade civil criada há 25 anos e que busca canais de diálogo com a esfera governamental para fazer a agenda da democratização da mídia avançar no país. A partir de pesquisa bibliográfica e análise de documentos do FNDC, o artigo analisa como o tema da democratização tem sido trabalhado pela entidade após a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). Tendo como marco teórico os conceitos de espaço público e participação social, o estudo aponta que, apesar de fomentar o debate público sobre o tema, o FNDC não conquistou grau de interlocução eficaz com o governo, a ponto de acarretar mudanças no setor. |
id |
USCS_193a4f593d24ea468cd1e34a0f7b599d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4483 |
network_acronym_str |
USCS |
network_name_str |
Comunicação & Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
As ações do FNDC no debate sobre a democratização da comunicação: breves apontamentosFNDC actions in the debate on democratization of communication: some brief considerationsFNDCPublic SpacesSocial ParticipationFNDCEspaço PúblicoParticipação SocialNas últimas décadas, as organizações da sociedade civil têm sido protagonistas no debate de temas de interesse público ao reivindicar do governo maior participação social na implementação de políticas públicas. Uma dessas entidades é o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), organização da sociedade civil criada há 25 anos e que busca canais de diálogo com a esfera governamental para fazer a agenda da democratização da mídia avançar no país. A partir de pesquisa bibliográfica e análise de documentos do FNDC, o artigo analisa como o tema da democratização tem sido trabalhado pela entidade após a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). Tendo como marco teórico os conceitos de espaço público e participação social, o estudo aponta que, apesar de fomentar o debate público sobre o tema, o FNDC não conquistou grau de interlocução eficaz com o governo, a ponto de acarretar mudanças no setor.In the last few decades, civil society organizations have been prominent in the debates regarding topics of public interest by demanding the government greater social participation in the implementation of public policies. One of these organizations is the National Forum for the Democratization of Communication in Brazil (FNDC), a civil society organization founded 25 years ago that aims to create means for dialogue with the government in order to achieve progress on the agenda of media democratization. Based on a bibliographical research and on the analysis of FNDC documents, this article analyzes how the subject of media democratization has been addressed by the organization after the 1st Brazilian Conference on Communications (Confecom). The main concepts used for our study were public space and social participation. Our research points out that, albeit it has promoted public debate on the subject, FNDC has not been able to achieve a degree of dialogue with the government that would result in changes for the sector. Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2017-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/448310.13037/ci.vol18n37.4483Comunicação & Inovação; v. 18 n. 37 (2017): Comunicação & Inovação; 119-1322178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/4483/2166Copyright (c) 2017 Carlos Henrique Demarchi, Maria Teresa Miceli Kerbauyhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDemarchi, Carlos HenriqueKerbauy, Maria Teresa Miceli2022-10-04T19:12:56Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4483Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:12:56Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As ações do FNDC no debate sobre a democratização da comunicação: breves apontamentos FNDC actions in the debate on democratization of communication: some brief considerations |
title |
As ações do FNDC no debate sobre a democratização da comunicação: breves apontamentos |
spellingShingle |
As ações do FNDC no debate sobre a democratização da comunicação: breves apontamentos Demarchi, Carlos Henrique FNDC Public Spaces Social Participation FNDC Espaço Público Participação Social |
title_short |
As ações do FNDC no debate sobre a democratização da comunicação: breves apontamentos |
title_full |
As ações do FNDC no debate sobre a democratização da comunicação: breves apontamentos |
title_fullStr |
As ações do FNDC no debate sobre a democratização da comunicação: breves apontamentos |
title_full_unstemmed |
As ações do FNDC no debate sobre a democratização da comunicação: breves apontamentos |
title_sort |
As ações do FNDC no debate sobre a democratização da comunicação: breves apontamentos |
author |
Demarchi, Carlos Henrique |
author_facet |
Demarchi, Carlos Henrique Kerbauy, Maria Teresa Miceli |
author_role |
author |
author2 |
Kerbauy, Maria Teresa Miceli |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Demarchi, Carlos Henrique Kerbauy, Maria Teresa Miceli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
FNDC Public Spaces Social Participation FNDC Espaço Público Participação Social |
topic |
FNDC Public Spaces Social Participation FNDC Espaço Público Participação Social |
description |
Nas últimas décadas, as organizações da sociedade civil têm sido protagonistas no debate de temas de interesse público ao reivindicar do governo maior participação social na implementação de políticas públicas. Uma dessas entidades é o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), organização da sociedade civil criada há 25 anos e que busca canais de diálogo com a esfera governamental para fazer a agenda da democratização da mídia avançar no país. A partir de pesquisa bibliográfica e análise de documentos do FNDC, o artigo analisa como o tema da democratização tem sido trabalhado pela entidade após a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). Tendo como marco teórico os conceitos de espaço público e participação social, o estudo aponta que, apesar de fomentar o debate público sobre o tema, o FNDC não conquistou grau de interlocução eficaz com o governo, a ponto de acarretar mudanças no setor. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/4483 10.13037/ci.vol18n37.4483 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/4483 |
identifier_str_mv |
10.13037/ci.vol18n37.4483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/4483/2166 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Carlos Henrique Demarchi, Maria Teresa Miceli Kerbauy https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Carlos Henrique Demarchi, Maria Teresa Miceli Kerbauy https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação; v. 18 n. 37 (2017): Comunicação & Inovação; 119-132 2178-0145 1809-564X reponame:Comunicação & Inovação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Comunicação & Inovação |
collection |
Comunicação & Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1798313369616252928 |