As ações do FNDC no debate sobre a democratização da comunicação: breves apontamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Demarchi, Carlos Henrique
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Kerbauy, Maria Teresa Miceli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Inovação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/4483
Resumo: Nas últimas décadas, as organizações da sociedade civil têm sido protagonistas no debate de temas de interesse público ao reivindicar do governo maior participação social na implementação de políticas públicas. Uma dessas entidades é o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), organização da sociedade civil criada há 25 anos e que busca canais de diálogo com a esfera governamental para fazer a agenda da democratização da mídia avançar no país. A partir de pesquisa bibliográfica e análise de documentos do FNDC, o artigo analisa como o tema da democratização tem sido trabalhado pela entidade após a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). Tendo como marco teórico os conceitos de espaço público e participação social, o estudo aponta que, apesar de fomentar o debate público sobre o tema, o FNDC não conquistou grau de interlocução eficaz com o governo, a ponto de acarretar mudanças no setor.
id USCS_193a4f593d24ea468cd1e34a0f7b599d
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4483
network_acronym_str USCS
network_name_str Comunicação & Inovação
repository_id_str
spelling As ações do FNDC no debate sobre a democratização da comunicação: breves apontamentosFNDC actions in the debate on democratization of communication: some brief considerationsFNDCPublic SpacesSocial ParticipationFNDCEspaço PúblicoParticipação SocialNas últimas décadas, as organizações da sociedade civil têm sido protagonistas no debate de temas de interesse público ao reivindicar do governo maior participação social na implementação de políticas públicas. Uma dessas entidades é o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), organização da sociedade civil criada há 25 anos e que busca canais de diálogo com a esfera governamental para fazer a agenda da democratização da mídia avançar no país. A partir de pesquisa bibliográfica e análise de documentos do FNDC, o artigo analisa como o tema da democratização tem sido trabalhado pela entidade após a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). Tendo como marco teórico os conceitos de espaço público e participação social, o estudo aponta que, apesar de fomentar o debate público sobre o tema, o FNDC não conquistou grau de interlocução eficaz com o governo, a ponto de acarretar mudanças no setor.In the last few decades, civil society organizations have been prominent in the debates regarding topics of public interest by demanding the government greater social participation in the implementation of public policies. One of these organizations is the National Forum for the Democratization of Communication in Brazil (FNDC), a civil society organization founded 25 years ago that aims to create means for dialogue with the government in order to achieve progress on the agenda of media democratization. Based on a bibliographical research and on the analysis of FNDC documents, this article analyzes how the subject of media democratization has been addressed by the organization after the 1st Brazilian Conference on Communications (Confecom). The main concepts used for our study were public space and social participation. Our research points out that, albeit it has promoted public debate on the subject, FNDC has not been able to achieve a degree of dialogue with the government that would result in changes for the sector. Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2017-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/448310.13037/ci.vol18n37.4483Comunicação & Inovação; v. 18 n. 37 (2017): Comunicação & Inovação; 119-1322178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/4483/2166Copyright (c) 2017 Carlos Henrique Demarchi, Maria Teresa Miceli Kerbauyhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDemarchi, Carlos HenriqueKerbauy, Maria Teresa Miceli2022-10-04T19:12:56Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4483Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:12:56Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv As ações do FNDC no debate sobre a democratização da comunicação: breves apontamentos
FNDC actions in the debate on democratization of communication: some brief considerations
title As ações do FNDC no debate sobre a democratização da comunicação: breves apontamentos
spellingShingle As ações do FNDC no debate sobre a democratização da comunicação: breves apontamentos
Demarchi, Carlos Henrique
FNDC
Public Spaces
Social Participation
FNDC
Espaço Público
Participação Social
title_short As ações do FNDC no debate sobre a democratização da comunicação: breves apontamentos
title_full As ações do FNDC no debate sobre a democratização da comunicação: breves apontamentos
title_fullStr As ações do FNDC no debate sobre a democratização da comunicação: breves apontamentos
title_full_unstemmed As ações do FNDC no debate sobre a democratização da comunicação: breves apontamentos
title_sort As ações do FNDC no debate sobre a democratização da comunicação: breves apontamentos
author Demarchi, Carlos Henrique
author_facet Demarchi, Carlos Henrique
Kerbauy, Maria Teresa Miceli
author_role author
author2 Kerbauy, Maria Teresa Miceli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Demarchi, Carlos Henrique
Kerbauy, Maria Teresa Miceli
dc.subject.por.fl_str_mv FNDC
Public Spaces
Social Participation
FNDC
Espaço Público
Participação Social
topic FNDC
Public Spaces
Social Participation
FNDC
Espaço Público
Participação Social
description Nas últimas décadas, as organizações da sociedade civil têm sido protagonistas no debate de temas de interesse público ao reivindicar do governo maior participação social na implementação de políticas públicas. Uma dessas entidades é o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), organização da sociedade civil criada há 25 anos e que busca canais de diálogo com a esfera governamental para fazer a agenda da democratização da mídia avançar no país. A partir de pesquisa bibliográfica e análise de documentos do FNDC, o artigo analisa como o tema da democratização tem sido trabalhado pela entidade após a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). Tendo como marco teórico os conceitos de espaço público e participação social, o estudo aponta que, apesar de fomentar o debate público sobre o tema, o FNDC não conquistou grau de interlocução eficaz com o governo, a ponto de acarretar mudanças no setor.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/4483
10.13037/ci.vol18n37.4483
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/4483
identifier_str_mv 10.13037/ci.vol18n37.4483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/4483/2166
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Carlos Henrique Demarchi, Maria Teresa Miceli Kerbauy
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Carlos Henrique Demarchi, Maria Teresa Miceli Kerbauy
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Inovação; v. 18 n. 37 (2017): Comunicação & Inovação; 119-132
2178-0145
1809-564X
reponame:Comunicação & Inovação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Comunicação & Inovação
collection Comunicação & Inovação
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798313369616252928