IMAGENS E PALAVRAS NO CENÁRIO URBANO. O “CASE” DO BANCO ITAÚ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Inovação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/575 |
Resumo: | Analisando a presença dos outdoors da Campanha do Banco Itaú na cidade de São Paulo em 2003, pude perceber que o verbal e o não-verbal se completam. Por meio dos formatos pouco convencionais em outdoor e/ou mídia exterior, essas mensagens exercem um papel persuasivo e bastante interativo em uma grande arena cultural contemporânea, provavelmente alterando de alguma forma o cenário urbano. O slogan da campanha ";Feito para você";, do Itaú, pode ser caracterizado não apenas como linguagem verbal, mas também visual. Este artigo tem como proposta promover uma reflexão crítica a respeito de palavras e imagens da propaganda que convivem com a sociedade na grande metrópole e fazem a diferença quando analisadas não apenas pelo olhar publicitário, mas por meio da Sociologia, Antropologia e Linguística. |
id |
USCS_2cb3c984e3a70b42be541c065f885490 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/575 |
network_acronym_str |
USCS |
network_name_str |
Comunicação & Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
IMAGENS E PALAVRAS NO CENÁRIO URBANO. O “CASE” DO BANCO ITAÚPropagandaOutdoorSloganAnalisando a presença dos outdoors da Campanha do Banco Itaú na cidade de São Paulo em 2003, pude perceber que o verbal e o não-verbal se completam. Por meio dos formatos pouco convencionais em outdoor e/ou mídia exterior, essas mensagens exercem um papel persuasivo e bastante interativo em uma grande arena cultural contemporânea, provavelmente alterando de alguma forma o cenário urbano. O slogan da campanha ";Feito para você";, do Itaú, pode ser caracterizado não apenas como linguagem verbal, mas também visual. Este artigo tem como proposta promover uma reflexão crítica a respeito de palavras e imagens da propaganda que convivem com a sociedade na grande metrópole e fazem a diferença quando analisadas não apenas pelo olhar publicitário, mas por meio da Sociologia, Antropologia e Linguística.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2010-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/57510.13037/ci.vol4n7.575Comunicação & Inovação; v. 4 n. 7 (2003): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/575/414Copyright (c) 1969 Paula Renata Camargo de Jesushttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Jesus, Paula Renata Camargo2022-10-04T19:11:03Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/575Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:11:03Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMAGENS E PALAVRAS NO CENÁRIO URBANO. O “CASE” DO BANCO ITAÚ |
title |
IMAGENS E PALAVRAS NO CENÁRIO URBANO. O “CASE” DO BANCO ITAÚ |
spellingShingle |
IMAGENS E PALAVRAS NO CENÁRIO URBANO. O “CASE” DO BANCO ITAÚ de Jesus, Paula Renata Camargo Propaganda Outdoor Slogan |
title_short |
IMAGENS E PALAVRAS NO CENÁRIO URBANO. O “CASE” DO BANCO ITAÚ |
title_full |
IMAGENS E PALAVRAS NO CENÁRIO URBANO. O “CASE” DO BANCO ITAÚ |
title_fullStr |
IMAGENS E PALAVRAS NO CENÁRIO URBANO. O “CASE” DO BANCO ITAÚ |
title_full_unstemmed |
IMAGENS E PALAVRAS NO CENÁRIO URBANO. O “CASE” DO BANCO ITAÚ |
title_sort |
IMAGENS E PALAVRAS NO CENÁRIO URBANO. O “CASE” DO BANCO ITAÚ |
author |
de Jesus, Paula Renata Camargo |
author_facet |
de Jesus, Paula Renata Camargo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Jesus, Paula Renata Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Propaganda Outdoor Slogan |
topic |
Propaganda Outdoor Slogan |
description |
Analisando a presença dos outdoors da Campanha do Banco Itaú na cidade de São Paulo em 2003, pude perceber que o verbal e o não-verbal se completam. Por meio dos formatos pouco convencionais em outdoor e/ou mídia exterior, essas mensagens exercem um papel persuasivo e bastante interativo em uma grande arena cultural contemporânea, provavelmente alterando de alguma forma o cenário urbano. O slogan da campanha ";Feito para você";, do Itaú, pode ser caracterizado não apenas como linguagem verbal, mas também visual. Este artigo tem como proposta promover uma reflexão crítica a respeito de palavras e imagens da propaganda que convivem com a sociedade na grande metrópole e fazem a diferença quando analisadas não apenas pelo olhar publicitário, mas por meio da Sociologia, Antropologia e Linguística. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/575 10.13037/ci.vol4n7.575 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/575 |
identifier_str_mv |
10.13037/ci.vol4n7.575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/575/414 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1969 Paula Renata Camargo de Jesus https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1969 Paula Renata Camargo de Jesus https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação; v. 4 n. 7 (2003): Comunicação & Inovação 2178-0145 1809-564X reponame:Comunicação & Inovação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Comunicação & Inovação |
collection |
Comunicação & Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1798313368357961728 |