PERSPECTIVAS DE INOVAÇÕES PARA ADIÇÃO DE VALOR PARA USUÁRIOS DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO SOB O PONTO DE VISTA DOS CONCESSIONÁRIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, Clever Soares de Andrade
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Resende, Paulo Tarso Vilela de, Silva, Athos Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Inovação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/9217
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar as percepções das empresas do setor de transporte coletivo urbano de passageiros de Belo Horizonte - MG quanto ao valor atribuído pelos usuários aos serviços prestados por essas empresas. Assim, sugerir possibilidades de melhorias na prestação do serviço e consequente aumento da percepção de valor do usuário. Esse estudo teve um caráter exploratório e semiqualitativo, baseado no resultado de entrevistas com a alta administração das 15 maiores empresas de transporte público coletivo de Belo Horizonte. De forma geral, ficou evidenciado que a percepção dos Concessionários quanto aos principais itens de valor do usuário são aqueles relacionados ao tempo, ou seja, à rapidez na viagem, com pontualidade no cumprimento de horários, e ao financeiro, isto é, ao baixo custo da tarifa. Dentre as soluções inovadoras que eles apresentaram, destaca-se o desenvolvimento de Apps, de forma a tornar os serviços mais acessíveis, parcerias com startups (PAS) e uma maior proximidade com o cliente. Entretanto, não foi detalhado como essas soluções inovadoras poderiam gerar valor aos usuários.
id USCS_88d8be69d769f3a1789eafa8ac970cbb
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/9217
network_acronym_str USCS
network_name_str Comunicação & Inovação
repository_id_str
spelling PERSPECTIVAS DE INOVAÇÕES PARA ADIÇÃO DE VALOR PARA USUÁRIOS DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO SOB O PONTO DE VISTA DOS CONCESSIONÁRIOSTransporte PúblicoValor ao UsuárioMobilidade UrbanaO objetivo deste trabalho foi avaliar as percepções das empresas do setor de transporte coletivo urbano de passageiros de Belo Horizonte - MG quanto ao valor atribuído pelos usuários aos serviços prestados por essas empresas. Assim, sugerir possibilidades de melhorias na prestação do serviço e consequente aumento da percepção de valor do usuário. Esse estudo teve um caráter exploratório e semiqualitativo, baseado no resultado de entrevistas com a alta administração das 15 maiores empresas de transporte público coletivo de Belo Horizonte. De forma geral, ficou evidenciado que a percepção dos Concessionários quanto aos principais itens de valor do usuário são aqueles relacionados ao tempo, ou seja, à rapidez na viagem, com pontualidade no cumprimento de horários, e ao financeiro, isto é, ao baixo custo da tarifa. Dentre as soluções inovadoras que eles apresentaram, destaca-se o desenvolvimento de Apps, de forma a tornar os serviços mais acessíveis, parcerias com startups (PAS) e uma maior proximidade com o cliente. Entretanto, não foi detalhado como essas soluções inovadoras poderiam gerar valor aos usuários.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2024-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/921710.13037/ci.vol24.e20239217Comunicação & Inovação; v. 24 (2023): COMUNICAÇÃO & INOVAÇÃO; e202392172178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/9217/4049Copyright (c) 2024 Clever Soares de Andrade Júnior, Paulo Tarso Vilela de Resende, Athos Carlos Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJúnior, Clever Soares de AndradeResende, Paulo Tarso Vilela deSilva, Athos Carlos2024-04-05T12:29:46Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/9217Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2024-04-05T12:29:46Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv PERSPECTIVAS DE INOVAÇÕES PARA ADIÇÃO DE VALOR PARA USUÁRIOS DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO SOB O PONTO DE VISTA DOS CONCESSIONÁRIOS
title PERSPECTIVAS DE INOVAÇÕES PARA ADIÇÃO DE VALOR PARA USUÁRIOS DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO SOB O PONTO DE VISTA DOS CONCESSIONÁRIOS
spellingShingle PERSPECTIVAS DE INOVAÇÕES PARA ADIÇÃO DE VALOR PARA USUÁRIOS DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO SOB O PONTO DE VISTA DOS CONCESSIONÁRIOS
Júnior, Clever Soares de Andrade
Transporte Público
Valor ao Usuário
Mobilidade Urbana
title_short PERSPECTIVAS DE INOVAÇÕES PARA ADIÇÃO DE VALOR PARA USUÁRIOS DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO SOB O PONTO DE VISTA DOS CONCESSIONÁRIOS
title_full PERSPECTIVAS DE INOVAÇÕES PARA ADIÇÃO DE VALOR PARA USUÁRIOS DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO SOB O PONTO DE VISTA DOS CONCESSIONÁRIOS
title_fullStr PERSPECTIVAS DE INOVAÇÕES PARA ADIÇÃO DE VALOR PARA USUÁRIOS DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO SOB O PONTO DE VISTA DOS CONCESSIONÁRIOS
title_full_unstemmed PERSPECTIVAS DE INOVAÇÕES PARA ADIÇÃO DE VALOR PARA USUÁRIOS DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO SOB O PONTO DE VISTA DOS CONCESSIONÁRIOS
title_sort PERSPECTIVAS DE INOVAÇÕES PARA ADIÇÃO DE VALOR PARA USUÁRIOS DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO SOB O PONTO DE VISTA DOS CONCESSIONÁRIOS
author Júnior, Clever Soares de Andrade
author_facet Júnior, Clever Soares de Andrade
Resende, Paulo Tarso Vilela de
Silva, Athos Carlos
author_role author
author2 Resende, Paulo Tarso Vilela de
Silva, Athos Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Júnior, Clever Soares de Andrade
Resende, Paulo Tarso Vilela de
Silva, Athos Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte Público
Valor ao Usuário
Mobilidade Urbana
topic Transporte Público
Valor ao Usuário
Mobilidade Urbana
description O objetivo deste trabalho foi avaliar as percepções das empresas do setor de transporte coletivo urbano de passageiros de Belo Horizonte - MG quanto ao valor atribuído pelos usuários aos serviços prestados por essas empresas. Assim, sugerir possibilidades de melhorias na prestação do serviço e consequente aumento da percepção de valor do usuário. Esse estudo teve um caráter exploratório e semiqualitativo, baseado no resultado de entrevistas com a alta administração das 15 maiores empresas de transporte público coletivo de Belo Horizonte. De forma geral, ficou evidenciado que a percepção dos Concessionários quanto aos principais itens de valor do usuário são aqueles relacionados ao tempo, ou seja, à rapidez na viagem, com pontualidade no cumprimento de horários, e ao financeiro, isto é, ao baixo custo da tarifa. Dentre as soluções inovadoras que eles apresentaram, destaca-se o desenvolvimento de Apps, de forma a tornar os serviços mais acessíveis, parcerias com startups (PAS) e uma maior proximidade com o cliente. Entretanto, não foi detalhado como essas soluções inovadoras poderiam gerar valor aos usuários.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/9217
10.13037/ci.vol24.e20239217
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/9217
identifier_str_mv 10.13037/ci.vol24.e20239217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/9217/4049
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Inovação; v. 24 (2023): COMUNICAÇÃO & INOVAÇÃO; e20239217
2178-0145
1809-564X
reponame:Comunicação & Inovação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Comunicação & Inovação
collection Comunicação & Inovação
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798313368314970112