Competência midiática: o ativismo dos fãs de The Handmaid’s Tale
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Inovação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/5179 |
Resumo: | A competência midiática envolve o domínio de conhecimentos, habilidades e atitudes dos indivíduos em relação ao conteúdo. Nesse sentido, o fenômeno contribui para a autonomia e o desenvolvimento da capacidade crítica dos cidadãos. A partir deste aporte teórico, este artigo tem como objetivo analisar as dimensões da competência midiática que estão em operação nos protestos organizados pelos fãs de The Handmaid’s Tale. Conclui-se que, a partir do universo ficcional da trama, os telespectadores ávidos se engajam em prol dos direitos das mulheres e da igualdade de gênero. |
id |
USCS_996f15ecccba9e7dd9470c4165034bf9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5179 |
network_acronym_str |
USCS |
network_name_str |
Comunicação & Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
Competência midiática: o ativismo dos fãs de The Handmaid’s TaleMedia literacy: the activism of fans of “The Handmaid’s Tale”competência midiáticaativismothe handmaid's talemedia literacyactivismthe handmaid’s taleA competência midiática envolve o domínio de conhecimentos, habilidades e atitudes dos indivíduos em relação ao conteúdo. Nesse sentido, o fenômeno contribui para a autonomia e o desenvolvimento da capacidade crítica dos cidadãos. A partir deste aporte teórico, este artigo tem como objetivo analisar as dimensões da competência midiática que estão em operação nos protestos organizados pelos fãs de The Handmaid’s Tale. Conclui-se que, a partir do universo ficcional da trama, os telespectadores ávidos se engajam em prol dos direitos das mulheres e da igualdade de gênero.The media literacy involves the mastery of consumer’s knowledge, skills and attitudes in relation to content. In this context, the phenomenon contributes to the autonomy and development of critical capacity of citizens. This is an article that aims to analyze the dimensions of media literacy that are in operation in protests organized by fans of The Handmaid’s Tale. It is concluded that, from the plot fictional universe, avid viewers engage in favor of women’s rights and gender equality.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2018-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/517910.13037/ci.vol19n40.5179Comunicação & Inovação; v. 19 n. 40 (2018): Comunicação & Inovação; 106-1222178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/5179/2480Copyright (c) 2018 Daiana Sigiliano, Gabriela Borgeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSigiliano, DaianaBorges, Gabriela2022-10-04T19:13:14Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5179Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:13:14Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competência midiática: o ativismo dos fãs de The Handmaid’s Tale Media literacy: the activism of fans of “The Handmaid’s Tale” |
title |
Competência midiática: o ativismo dos fãs de The Handmaid’s Tale |
spellingShingle |
Competência midiática: o ativismo dos fãs de The Handmaid’s Tale Sigiliano, Daiana competência midiática ativismo the handmaid's tale media literacy activism the handmaid’s tale |
title_short |
Competência midiática: o ativismo dos fãs de The Handmaid’s Tale |
title_full |
Competência midiática: o ativismo dos fãs de The Handmaid’s Tale |
title_fullStr |
Competência midiática: o ativismo dos fãs de The Handmaid’s Tale |
title_full_unstemmed |
Competência midiática: o ativismo dos fãs de The Handmaid’s Tale |
title_sort |
Competência midiática: o ativismo dos fãs de The Handmaid’s Tale |
author |
Sigiliano, Daiana |
author_facet |
Sigiliano, Daiana Borges, Gabriela |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Gabriela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sigiliano, Daiana Borges, Gabriela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
competência midiática ativismo the handmaid's tale media literacy activism the handmaid’s tale |
topic |
competência midiática ativismo the handmaid's tale media literacy activism the handmaid’s tale |
description |
A competência midiática envolve o domínio de conhecimentos, habilidades e atitudes dos indivíduos em relação ao conteúdo. Nesse sentido, o fenômeno contribui para a autonomia e o desenvolvimento da capacidade crítica dos cidadãos. A partir deste aporte teórico, este artigo tem como objetivo analisar as dimensões da competência midiática que estão em operação nos protestos organizados pelos fãs de The Handmaid’s Tale. Conclui-se que, a partir do universo ficcional da trama, os telespectadores ávidos se engajam em prol dos direitos das mulheres e da igualdade de gênero. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/5179 10.13037/ci.vol19n40.5179 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/5179 |
identifier_str_mv |
10.13037/ci.vol19n40.5179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/5179/2480 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Daiana Sigiliano, Gabriela Borges https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Daiana Sigiliano, Gabriela Borges https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação; v. 19 n. 40 (2018): Comunicação & Inovação; 106-122 2178-0145 1809-564X reponame:Comunicação & Inovação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Comunicação & Inovação |
collection |
Comunicação & Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1798313369661341696 |