Mídia e educação: a necessidade do multiletramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caprino, Mônica Pegurer
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pessoni, Arquimedes, Aparício, Ana Silvia Moço
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Inovação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/1781
Resumo: Os estudos de Media Literacy (literacia ou letramento midiático) tem indicado que a interação entre comunicação e educação é imprescindível para o século XXI. Partindo dessa concepção, este trabalho tem como objetivo mostrar a necessidade do letramento midiático no âmbito da educação básica para o incremento de várias competências, inclusive as relacionadas à leitura do texto impresso. Este artigo partiu de dados de pesquisa de campo realizada de 2008 a 2011, por pesquisadores da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Brasil) e que incluiu procedimentos quantitativos e qualitativos. Em torno de 600 alunos de 12 a 14 anos de escolas públicas responderam periodicamente a testes de compreensão de leitura de notícias de jornais impressos. Os resultados mostraram que os adolescentes tem dificuldade em habilidades básicas de leitura como reconhecer informações explícitas ou estabelecer conexões entre informações. Já as entrevistas com professores e alunos introduziram o tema das tecnologias, comparando os hábitos de leitura e as opiniões sobre o texto impresso e o digital.  Os dados empíricos e a revisão bibliográfica realizada mostram que o letramento midiático pode contribuir para o incremento das competências relacionadas ao letramento tradicional.
id USCS_a9a948a95c37a397209a1013aafdd693
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1781
network_acronym_str USCS
network_name_str Comunicação & Inovação
repository_id_str
spelling Mídia e educação: a necessidade do multiletramentoletramento midiáticoleiturajornal na sala de aula.Leitura e letramento midiáticoOs estudos de Media Literacy (literacia ou letramento midiático) tem indicado que a interação entre comunicação e educação é imprescindível para o século XXI. Partindo dessa concepção, este trabalho tem como objetivo mostrar a necessidade do letramento midiático no âmbito da educação básica para o incremento de várias competências, inclusive as relacionadas à leitura do texto impresso. Este artigo partiu de dados de pesquisa de campo realizada de 2008 a 2011, por pesquisadores da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Brasil) e que incluiu procedimentos quantitativos e qualitativos. Em torno de 600 alunos de 12 a 14 anos de escolas públicas responderam periodicamente a testes de compreensão de leitura de notícias de jornais impressos. Os resultados mostraram que os adolescentes tem dificuldade em habilidades básicas de leitura como reconhecer informações explícitas ou estabelecer conexões entre informações. Já as entrevistas com professores e alunos introduziram o tema das tecnologias, comparando os hábitos de leitura e as opiniões sobre o texto impresso e o digital.  Os dados empíricos e a revisão bibliográfica realizada mostram que o letramento midiático pode contribuir para o incremento das competências relacionadas ao letramento tradicional.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2013-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/178110.13037/ci.vol14n26.1781Comunicação & Inovação; v. 14 n. 26 (2013): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/1781/1383Copyright (c) 2013 Mônica Pegurer Caprino, Arquimedes Pessoni, Ana Silvia Moço Aparíciohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaprino, Mônica PegurerPessoni, ArquimedesAparício, Ana Silvia Moço2022-10-04T19:12:05Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1781Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:12:05Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Mídia e educação: a necessidade do multiletramento
title Mídia e educação: a necessidade do multiletramento
spellingShingle Mídia e educação: a necessidade do multiletramento
Caprino, Mônica Pegurer
letramento midiático
leitura
jornal na sala de aula.
Leitura e letramento midiático
title_short Mídia e educação: a necessidade do multiletramento
title_full Mídia e educação: a necessidade do multiletramento
title_fullStr Mídia e educação: a necessidade do multiletramento
title_full_unstemmed Mídia e educação: a necessidade do multiletramento
title_sort Mídia e educação: a necessidade do multiletramento
author Caprino, Mônica Pegurer
author_facet Caprino, Mônica Pegurer
Pessoni, Arquimedes
Aparício, Ana Silvia Moço
author_role author
author2 Pessoni, Arquimedes
Aparício, Ana Silvia Moço
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caprino, Mônica Pegurer
Pessoni, Arquimedes
Aparício, Ana Silvia Moço
dc.subject.por.fl_str_mv letramento midiático
leitura
jornal na sala de aula.
Leitura e letramento midiático
topic letramento midiático
leitura
jornal na sala de aula.
Leitura e letramento midiático
description Os estudos de Media Literacy (literacia ou letramento midiático) tem indicado que a interação entre comunicação e educação é imprescindível para o século XXI. Partindo dessa concepção, este trabalho tem como objetivo mostrar a necessidade do letramento midiático no âmbito da educação básica para o incremento de várias competências, inclusive as relacionadas à leitura do texto impresso. Este artigo partiu de dados de pesquisa de campo realizada de 2008 a 2011, por pesquisadores da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Brasil) e que incluiu procedimentos quantitativos e qualitativos. Em torno de 600 alunos de 12 a 14 anos de escolas públicas responderam periodicamente a testes de compreensão de leitura de notícias de jornais impressos. Os resultados mostraram que os adolescentes tem dificuldade em habilidades básicas de leitura como reconhecer informações explícitas ou estabelecer conexões entre informações. Já as entrevistas com professores e alunos introduziram o tema das tecnologias, comparando os hábitos de leitura e as opiniões sobre o texto impresso e o digital.  Os dados empíricos e a revisão bibliográfica realizada mostram que o letramento midiático pode contribuir para o incremento das competências relacionadas ao letramento tradicional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/1781
10.13037/ci.vol14n26.1781
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/1781
identifier_str_mv 10.13037/ci.vol14n26.1781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/1781/1383
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Mônica Pegurer Caprino, Arquimedes Pessoni, Ana Silvia Moço Aparício
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Mônica Pegurer Caprino, Arquimedes Pessoni, Ana Silvia Moço Aparício
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Inovação; v. 14 n. 26 (2013): Comunicação & Inovação
2178-0145
1809-564X
reponame:Comunicação & Inovação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Comunicação & Inovação
collection Comunicação & Inovação
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798313369217794048