Mídia e educação: a necessidade do multiletramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Inovação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/1781 |
Resumo: | Os estudos de Media Literacy (literacia ou letramento midiático) tem indicado que a interação entre comunicação e educação é imprescindível para o século XXI. Partindo dessa concepção, este trabalho tem como objetivo mostrar a necessidade do letramento midiático no âmbito da educação básica para o incremento de várias competências, inclusive as relacionadas à leitura do texto impresso. Este artigo partiu de dados de pesquisa de campo realizada de 2008 a 2011, por pesquisadores da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Brasil) e que incluiu procedimentos quantitativos e qualitativos. Em torno de 600 alunos de 12 a 14 anos de escolas públicas responderam periodicamente a testes de compreensão de leitura de notícias de jornais impressos. Os resultados mostraram que os adolescentes tem dificuldade em habilidades básicas de leitura como reconhecer informações explícitas ou estabelecer conexões entre informações. Já as entrevistas com professores e alunos introduziram o tema das tecnologias, comparando os hábitos de leitura e as opiniões sobre o texto impresso e o digital. Os dados empíricos e a revisão bibliográfica realizada mostram que o letramento midiático pode contribuir para o incremento das competências relacionadas ao letramento tradicional. |
id |
USCS_a9a948a95c37a397209a1013aafdd693 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1781 |
network_acronym_str |
USCS |
network_name_str |
Comunicação & Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
Mídia e educação: a necessidade do multiletramentoletramento midiáticoleiturajornal na sala de aula.Leitura e letramento midiáticoOs estudos de Media Literacy (literacia ou letramento midiático) tem indicado que a interação entre comunicação e educação é imprescindível para o século XXI. Partindo dessa concepção, este trabalho tem como objetivo mostrar a necessidade do letramento midiático no âmbito da educação básica para o incremento de várias competências, inclusive as relacionadas à leitura do texto impresso. Este artigo partiu de dados de pesquisa de campo realizada de 2008 a 2011, por pesquisadores da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Brasil) e que incluiu procedimentos quantitativos e qualitativos. Em torno de 600 alunos de 12 a 14 anos de escolas públicas responderam periodicamente a testes de compreensão de leitura de notícias de jornais impressos. Os resultados mostraram que os adolescentes tem dificuldade em habilidades básicas de leitura como reconhecer informações explícitas ou estabelecer conexões entre informações. Já as entrevistas com professores e alunos introduziram o tema das tecnologias, comparando os hábitos de leitura e as opiniões sobre o texto impresso e o digital. Os dados empíricos e a revisão bibliográfica realizada mostram que o letramento midiático pode contribuir para o incremento das competências relacionadas ao letramento tradicional.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2013-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/178110.13037/ci.vol14n26.1781Comunicação & Inovação; v. 14 n. 26 (2013): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/1781/1383Copyright (c) 2013 Mônica Pegurer Caprino, Arquimedes Pessoni, Ana Silvia Moço Aparíciohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaprino, Mônica PegurerPessoni, ArquimedesAparício, Ana Silvia Moço2022-10-04T19:12:05Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1781Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:12:05Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mídia e educação: a necessidade do multiletramento |
title |
Mídia e educação: a necessidade do multiletramento |
spellingShingle |
Mídia e educação: a necessidade do multiletramento Caprino, Mônica Pegurer letramento midiático leitura jornal na sala de aula. Leitura e letramento midiático |
title_short |
Mídia e educação: a necessidade do multiletramento |
title_full |
Mídia e educação: a necessidade do multiletramento |
title_fullStr |
Mídia e educação: a necessidade do multiletramento |
title_full_unstemmed |
Mídia e educação: a necessidade do multiletramento |
title_sort |
Mídia e educação: a necessidade do multiletramento |
author |
Caprino, Mônica Pegurer |
author_facet |
Caprino, Mônica Pegurer Pessoni, Arquimedes Aparício, Ana Silvia Moço |
author_role |
author |
author2 |
Pessoni, Arquimedes Aparício, Ana Silvia Moço |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caprino, Mônica Pegurer Pessoni, Arquimedes Aparício, Ana Silvia Moço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
letramento midiático leitura jornal na sala de aula. Leitura e letramento midiático |
topic |
letramento midiático leitura jornal na sala de aula. Leitura e letramento midiático |
description |
Os estudos de Media Literacy (literacia ou letramento midiático) tem indicado que a interação entre comunicação e educação é imprescindível para o século XXI. Partindo dessa concepção, este trabalho tem como objetivo mostrar a necessidade do letramento midiático no âmbito da educação básica para o incremento de várias competências, inclusive as relacionadas à leitura do texto impresso. Este artigo partiu de dados de pesquisa de campo realizada de 2008 a 2011, por pesquisadores da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Brasil) e que incluiu procedimentos quantitativos e qualitativos. Em torno de 600 alunos de 12 a 14 anos de escolas públicas responderam periodicamente a testes de compreensão de leitura de notícias de jornais impressos. Os resultados mostraram que os adolescentes tem dificuldade em habilidades básicas de leitura como reconhecer informações explícitas ou estabelecer conexões entre informações. Já as entrevistas com professores e alunos introduziram o tema das tecnologias, comparando os hábitos de leitura e as opiniões sobre o texto impresso e o digital. Os dados empíricos e a revisão bibliográfica realizada mostram que o letramento midiático pode contribuir para o incremento das competências relacionadas ao letramento tradicional. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/1781 10.13037/ci.vol14n26.1781 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/1781 |
identifier_str_mv |
10.13037/ci.vol14n26.1781 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/1781/1383 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Mônica Pegurer Caprino, Arquimedes Pessoni, Ana Silvia Moço Aparício https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Mônica Pegurer Caprino, Arquimedes Pessoni, Ana Silvia Moço Aparício https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação; v. 14 n. 26 (2013): Comunicação & Inovação 2178-0145 1809-564X reponame:Comunicação & Inovação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Comunicação & Inovação |
collection |
Comunicação & Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1798313369217794048 |