Letramento midiático nas licenciaturas: um estudo com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Bianca Marcelino
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197164
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_661219474a13a3ffa9dc48e8b68331fa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197164
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Letramento midiático nas licenciaturas: um estudo com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa CatarinaPerfil midiáticoletramento midiáticomídiaslicenciaturasformaçãoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.As mídias e tecnologias desempenham papel essencial na vida pessoal e profissional dos cidadãos. Do ponto de vista da Educação, é crescente o interesse em formar professores que explorem as potencialidades pedagógicas das mídias e tecnologias, de modo a promover nos cidadãos um uso crítico e consciente desses objetos. O papel do professor é fundamental nesse processo de letramento digital e midiático. Justifica-se, portanto, o interesse em conhecer o perfil midiático dos estudantes de licenciaturas, que serão futuros professores e agentes dessa mudança. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é investigar qual é o perfil midiático de alunos e professores do curso de Pedagogia da UFSC, a partir dos dados resultantes do questionário aplicado pelo projeto “COMENIUS: uma proposta de pesquisa, produção de jogos eletrônicos e formação docente para as mídias” do grupo EDUMIDIA, durante os semestres de 2014-1, 2015-1 e 2015-2 para 53 estudantes da disciplina de Comunicação e Educação do curso de Pedagogia da UFSC. A metodologia incluiu uma revisão teórica sobre mídia-educação e letramentos que foi a base para a análise estatística e a interpretação do referido questionário intitulado “Perfil Midiático dos Estudantes das Licenciaturas”. Os resultados da pesquisa apontam que tanto professores quanto estudantes de Pedagogia possuem um repertório limitado no que diz respeito ao uso das mídias como recurso pedagógico em sala de aula. Além disso, prevalece entre os estudantes o uso das mídias para fins de entretenimento e diversão.Florianópolis, SCCruz, Dulce MárciaUniversidade Federal de Santa CatarinaRocha, Bianca Marcelino2019-07-05T12:56:06Z2019-07-05T12:56:06Z2016-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197164info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-05T12:56:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197164Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-05T12:56:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento midiático nas licenciaturas: um estudo com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina
title Letramento midiático nas licenciaturas: um estudo com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina
spellingShingle Letramento midiático nas licenciaturas: um estudo com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina
Rocha, Bianca Marcelino
Perfil midiático
letramento midiático
mídias
licenciaturas
formação
title_short Letramento midiático nas licenciaturas: um estudo com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full Letramento midiático nas licenciaturas: um estudo com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina
title_fullStr Letramento midiático nas licenciaturas: um estudo com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full_unstemmed Letramento midiático nas licenciaturas: um estudo com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina
title_sort Letramento midiático nas licenciaturas: um estudo com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina
author Rocha, Bianca Marcelino
author_facet Rocha, Bianca Marcelino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Dulce Márcia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Bianca Marcelino
dc.subject.por.fl_str_mv Perfil midiático
letramento midiático
mídias
licenciaturas
formação
topic Perfil midiático
letramento midiático
mídias
licenciaturas
formação
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-06
2019-07-05T12:56:06Z
2019-07-05T12:56:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197164
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652314694647808