ASPECTOS DO CORPO BRASILEIRO NA PUBLICIDADE TELEVISIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Inovação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/582 |
Resumo: | Nosso estudo buscou, por meio da observação empírica de 217 comerciais televisivos dos Anuários do Clube de Criação de São Paulo (1999 a 2001), estudar aspectos da cultura brasileira manifestados nas mensagens publicitárias. Este artigo, em específico, tem foco sobre as questões da rerpresentação do corpo brasileiro na publicidade atual, procurando compreender alguns aspectos da manisfestação da subjetividade brasileira ora no aspecto da pessoa, ora no aspecto do esapaço personalizado. Para esta reflexão optamos por uma leitura interdisciplinar que caminha entre a comunicação, antropologia e teorias do discurso. |
id |
USCS_ad697375b65af83b41a1bdf6c2edb4b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/582 |
network_acronym_str |
USCS |
network_name_str |
Comunicação & Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
ASPECTOS DO CORPO BRASILEIRO NA PUBLICIDADE TELEVISIVAComunicaçãoPublicidadeCultura BrasileiraCorpo BrasileiroNosso estudo buscou, por meio da observação empírica de 217 comerciais televisivos dos Anuários do Clube de Criação de São Paulo (1999 a 2001), estudar aspectos da cultura brasileira manifestados nas mensagens publicitárias. Este artigo, em específico, tem foco sobre as questões da rerpresentação do corpo brasileiro na publicidade atual, procurando compreender alguns aspectos da manisfestação da subjetividade brasileira ora no aspecto da pessoa, ora no aspecto do esapaço personalizado. Para esta reflexão optamos por uma leitura interdisciplinar que caminha entre a comunicação, antropologia e teorias do discurso.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2010-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/58210.13037/ci.vol4n8.582Comunicação & Inovação; v. 4 n. 8 (2004): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/582/427Copyright (c) 1969 Ivan Santo Barbosa, Eneus Trindadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Ivan SantoTrindade, Eneus2022-10-04T19:11:03Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/582Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:11:03Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ASPECTOS DO CORPO BRASILEIRO NA PUBLICIDADE TELEVISIVA |
title |
ASPECTOS DO CORPO BRASILEIRO NA PUBLICIDADE TELEVISIVA |
spellingShingle |
ASPECTOS DO CORPO BRASILEIRO NA PUBLICIDADE TELEVISIVA Barbosa, Ivan Santo Comunicação Publicidade Cultura Brasileira Corpo Brasileiro |
title_short |
ASPECTOS DO CORPO BRASILEIRO NA PUBLICIDADE TELEVISIVA |
title_full |
ASPECTOS DO CORPO BRASILEIRO NA PUBLICIDADE TELEVISIVA |
title_fullStr |
ASPECTOS DO CORPO BRASILEIRO NA PUBLICIDADE TELEVISIVA |
title_full_unstemmed |
ASPECTOS DO CORPO BRASILEIRO NA PUBLICIDADE TELEVISIVA |
title_sort |
ASPECTOS DO CORPO BRASILEIRO NA PUBLICIDADE TELEVISIVA |
author |
Barbosa, Ivan Santo |
author_facet |
Barbosa, Ivan Santo Trindade, Eneus |
author_role |
author |
author2 |
Trindade, Eneus |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Ivan Santo Trindade, Eneus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Publicidade Cultura Brasileira Corpo Brasileiro |
topic |
Comunicação Publicidade Cultura Brasileira Corpo Brasileiro |
description |
Nosso estudo buscou, por meio da observação empírica de 217 comerciais televisivos dos Anuários do Clube de Criação de São Paulo (1999 a 2001), estudar aspectos da cultura brasileira manifestados nas mensagens publicitárias. Este artigo, em específico, tem foco sobre as questões da rerpresentação do corpo brasileiro na publicidade atual, procurando compreender alguns aspectos da manisfestação da subjetividade brasileira ora no aspecto da pessoa, ora no aspecto do esapaço personalizado. Para esta reflexão optamos por uma leitura interdisciplinar que caminha entre a comunicação, antropologia e teorias do discurso. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/582 10.13037/ci.vol4n8.582 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/582 |
identifier_str_mv |
10.13037/ci.vol4n8.582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/582/427 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1969 Ivan Santo Barbosa, Eneus Trindade https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1969 Ivan Santo Barbosa, Eneus Trindade https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação; v. 4 n. 8 (2004): Comunicação & Inovação 2178-0145 1809-564X reponame:Comunicação & Inovação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Comunicação & Inovação |
collection |
Comunicação & Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1798313368361107456 |