Framing Analysis como Metodologia de Estudo para Estratégias de Legitimidade Institucional: o caso JBS S.A. após escândalos de corrupção:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Marcos Paulo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Beserra de Almeida, Maryanna, dos Santos Bortolocci Espejo, Marcia Maria, de Oliveira Vendramin, Elisabeth, Espejo, Robert Armando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Inovação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7426
Resumo: O artigo volta-se ao universo da legitimidade social de organizações empresariais em tempos de crises a partir de um diálogo metodológico com a tradição da framing analysis. Busca-se identificar as estratégias de legitimação utilizadas pela empresa JBS S.A. nos anos de 2017 e 2018 em resposta aos danos à imagem causados por operações deflagradas pela Polícia Federal. São estudados 37 comunicados aos investidores e 62 notícias institucionais. Infere-se que as estratégias de ganho de legitimidade estão diretamente ligadas à função de enquadramento de atribuição de juízo moral ao passo em que as estratégias de recuperação de legitimidade vinculam-se à função de enquadramento da identificação de problemas.
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