Framing Analysis como Metodologia de Estudo para Estratégias de Legitimidade Institucional: o caso JBS S.A. após escândalos de corrupção:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Inovação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7426 |
Resumo: | O artigo volta-se ao universo da legitimidade social de organizações empresariais em tempos de crises a partir de um diálogo metodológico com a tradição da framing analysis. Busca-se identificar as estratégias de legitimação utilizadas pela empresa JBS S.A. nos anos de 2017 e 2018 em resposta aos danos à imagem causados por operações deflagradas pela Polícia Federal. São estudados 37 comunicados aos investidores e 62 notícias institucionais. Infere-se que as estratégias de ganho de legitimidade estão diretamente ligadas à função de enquadramento de atribuição de juízo moral ao passo em que as estratégias de recuperação de legitimidade vinculam-se à função de enquadramento da identificação de problemas. |
id |
USCS_b6f80a4bc3d717f4cf29725536834956 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7426 |
network_acronym_str |
USCS |
network_name_str |
Comunicação & Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
Framing Analysis como Metodologia de Estudo para Estratégias de Legitimidade Institucional: o caso JBS S.A. após escândalos de corrupção: ComunicaçãoEnquadramentoLegitimidade institucionalJBS S.A.CommunicationFramingInstitutional legitimacyJBS S.A.O artigo volta-se ao universo da legitimidade social de organizações empresariais em tempos de crises a partir de um diálogo metodológico com a tradição da framing analysis. Busca-se identificar as estratégias de legitimação utilizadas pela empresa JBS S.A. nos anos de 2017 e 2018 em resposta aos danos à imagem causados por operações deflagradas pela Polícia Federal. São estudados 37 comunicados aos investidores e 62 notícias institucionais. Infere-se que as estratégias de ganho de legitimidade estão diretamente ligadas à função de enquadramento de atribuição de juízo moral ao passo em que as estratégias de recuperação de legitimidade vinculam-se à função de enquadramento da identificação de problemas.The article focuses on the social legitimacy universe of business organizations in crisis scenarios based on a methodological dialogue with the framing analysis. It seeks to identify the legitimation strategies used by the company JBS S.A. in the years 2017 and 2018 in response to the damage to its image caused by Federal Police operations. The study considers 37 announcements to investors and 62 institutional news released. It can be inferred that JBS S.A's strategies for gaining institutional legitimacy are directly linked to the moral judgment attribution framing function, whereas legitimacy recovery strategies are linked to the problem identification function.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2021-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/742610.13037/ci.vol22n49.7426Comunicação & Inovação; v. 22 n. 49 (2021): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7426/3347Copyright (c) 2021 Marcos Paulo da Silva, Maryanna Beserra de Almeida, Marcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, Elisabeth de Oliveira Vendramin, Robert Armando Espejohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Marcos PauloBeserra de Almeida, Maryanna dos Santos Bortolocci Espejo, Marcia Maria de Oliveira Vendramin, Elisabeth Espejo, Robert Armando 2022-10-04T19:12:36Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7426Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:12:36Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Framing Analysis como Metodologia de Estudo para Estratégias de Legitimidade Institucional: o caso JBS S.A. após escândalos de corrupção: |
title |
Framing Analysis como Metodologia de Estudo para Estratégias de Legitimidade Institucional: o caso JBS S.A. após escândalos de corrupção: |
spellingShingle |
Framing Analysis como Metodologia de Estudo para Estratégias de Legitimidade Institucional: o caso JBS S.A. após escândalos de corrupção: da Silva, Marcos Paulo Comunicação Enquadramento Legitimidade institucional JBS S.A. Communication Framing Institutional legitimacy JBS S.A. |
title_short |
Framing Analysis como Metodologia de Estudo para Estratégias de Legitimidade Institucional: o caso JBS S.A. após escândalos de corrupção: |
title_full |
Framing Analysis como Metodologia de Estudo para Estratégias de Legitimidade Institucional: o caso JBS S.A. após escândalos de corrupção: |
title_fullStr |
Framing Analysis como Metodologia de Estudo para Estratégias de Legitimidade Institucional: o caso JBS S.A. após escândalos de corrupção: |
title_full_unstemmed |
Framing Analysis como Metodologia de Estudo para Estratégias de Legitimidade Institucional: o caso JBS S.A. após escândalos de corrupção: |
title_sort |
Framing Analysis como Metodologia de Estudo para Estratégias de Legitimidade Institucional: o caso JBS S.A. após escândalos de corrupção: |
author |
da Silva, Marcos Paulo |
author_facet |
da Silva, Marcos Paulo Beserra de Almeida, Maryanna dos Santos Bortolocci Espejo, Marcia Maria de Oliveira Vendramin, Elisabeth Espejo, Robert Armando |
author_role |
author |
author2 |
Beserra de Almeida, Maryanna dos Santos Bortolocci Espejo, Marcia Maria de Oliveira Vendramin, Elisabeth Espejo, Robert Armando |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Marcos Paulo Beserra de Almeida, Maryanna dos Santos Bortolocci Espejo, Marcia Maria de Oliveira Vendramin, Elisabeth Espejo, Robert Armando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Enquadramento Legitimidade institucional JBS S.A. Communication Framing Institutional legitimacy JBS S.A. |
topic |
Comunicação Enquadramento Legitimidade institucional JBS S.A. Communication Framing Institutional legitimacy JBS S.A. |
description |
O artigo volta-se ao universo da legitimidade social de organizações empresariais em tempos de crises a partir de um diálogo metodológico com a tradição da framing analysis. Busca-se identificar as estratégias de legitimação utilizadas pela empresa JBS S.A. nos anos de 2017 e 2018 em resposta aos danos à imagem causados por operações deflagradas pela Polícia Federal. São estudados 37 comunicados aos investidores e 62 notícias institucionais. Infere-se que as estratégias de ganho de legitimidade estão diretamente ligadas à função de enquadramento de atribuição de juízo moral ao passo em que as estratégias de recuperação de legitimidade vinculam-se à função de enquadramento da identificação de problemas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7426 10.13037/ci.vol22n49.7426 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7426 |
identifier_str_mv |
10.13037/ci.vol22n49.7426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7426/3347 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação; v. 22 n. 49 (2021): Comunicação & Inovação 2178-0145 1809-564X reponame:Comunicação & Inovação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Comunicação & Inovação |
collection |
Comunicação & Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1798313369937117184 |