Estudo fatorial dos componentes da leitura: velocidade, compreensão e reconhecimento de palavras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000200011 |
Resumo: | Modelos de processamento de informação têm identificado diferentes processos envolvidos na leitura, incluindo reconhecimento de palavras, compreensão e velocidade, podendo o reconhecimento ocorrer por três diferentes estratégias, logográfica, alfabética e ortográfica. De modo a identificar tais componentes na leitura, foram avaliados 443 estudantes da 1ª à 4ª série do ensino fundamental, em testes de reconhecimento de palavras, compreensão oral/auditiva, compreensão de leitura, processamento ortográfico e velocidade de leitura. Foi conduzida análise fatorial por componentes principais e rotação oblimin, derivando quatro fatores. O fator 1 incluiu reconhecimento de palavras familiares e compreensão linguística oral e escrita; o fator 2 compreendeu as estratégias logográfica e alfabética de reconhecimento de palavras; o fator 3, a estratégia ortográfica; e o fator 4 referiu-se à velocidade leitora. Os achados, bastante próximos ao esperado teoricamente, podem auxiliar na compreensão dos processos cognitivos envolvidos na leitura de crianças no início do ensino fundamental. |
id |
USF-1_0b4a049daa7b6c64a119b3bf048d13e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712012000200011 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo fatorial dos componentes da leitura: velocidade, compreensão e reconhecimento de palavrasLeituraAnálise fatorialProcessos cognitivosModelos de processamento de informação têm identificado diferentes processos envolvidos na leitura, incluindo reconhecimento de palavras, compreensão e velocidade, podendo o reconhecimento ocorrer por três diferentes estratégias, logográfica, alfabética e ortográfica. De modo a identificar tais componentes na leitura, foram avaliados 443 estudantes da 1ª à 4ª série do ensino fundamental, em testes de reconhecimento de palavras, compreensão oral/auditiva, compreensão de leitura, processamento ortográfico e velocidade de leitura. Foi conduzida análise fatorial por componentes principais e rotação oblimin, derivando quatro fatores. O fator 1 incluiu reconhecimento de palavras familiares e compreensão linguística oral e escrita; o fator 2 compreendeu as estratégias logográfica e alfabética de reconhecimento de palavras; o fator 3, a estratégia ortográfica; e o fator 4 referiu-se à velocidade leitora. Os achados, bastante próximos ao esperado teoricamente, podem auxiliar na compreensão dos processos cognitivos envolvidos na leitura de crianças no início do ensino fundamental.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2012-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000200011Psico-USF v.17 n.2 2012reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712012000200011info:eu-repo/semantics/openAccessSeabra,Alessandra GotuzoDias,Natália MartinsMontiel,José Mariapor2012-09-14T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712012000200011Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2012-09-14T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo fatorial dos componentes da leitura: velocidade, compreensão e reconhecimento de palavras |
title |
Estudo fatorial dos componentes da leitura: velocidade, compreensão e reconhecimento de palavras |
spellingShingle |
Estudo fatorial dos componentes da leitura: velocidade, compreensão e reconhecimento de palavras Seabra,Alessandra Gotuzo Leitura Análise fatorial Processos cognitivos |
title_short |
Estudo fatorial dos componentes da leitura: velocidade, compreensão e reconhecimento de palavras |
title_full |
Estudo fatorial dos componentes da leitura: velocidade, compreensão e reconhecimento de palavras |
title_fullStr |
Estudo fatorial dos componentes da leitura: velocidade, compreensão e reconhecimento de palavras |
title_full_unstemmed |
Estudo fatorial dos componentes da leitura: velocidade, compreensão e reconhecimento de palavras |
title_sort |
Estudo fatorial dos componentes da leitura: velocidade, compreensão e reconhecimento de palavras |
author |
Seabra,Alessandra Gotuzo |
author_facet |
Seabra,Alessandra Gotuzo Dias,Natália Martins Montiel,José Maria |
author_role |
author |
author2 |
Dias,Natália Martins Montiel,José Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seabra,Alessandra Gotuzo Dias,Natália Martins Montiel,José Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Análise fatorial Processos cognitivos |
topic |
Leitura Análise fatorial Processos cognitivos |
description |
Modelos de processamento de informação têm identificado diferentes processos envolvidos na leitura, incluindo reconhecimento de palavras, compreensão e velocidade, podendo o reconhecimento ocorrer por três diferentes estratégias, logográfica, alfabética e ortográfica. De modo a identificar tais componentes na leitura, foram avaliados 443 estudantes da 1ª à 4ª série do ensino fundamental, em testes de reconhecimento de palavras, compreensão oral/auditiva, compreensão de leitura, processamento ortográfico e velocidade de leitura. Foi conduzida análise fatorial por componentes principais e rotação oblimin, derivando quatro fatores. O fator 1 incluiu reconhecimento de palavras familiares e compreensão linguística oral e escrita; o fator 2 compreendeu as estratégias logográfica e alfabética de reconhecimento de palavras; o fator 3, a estratégia ortográfica; e o fator 4 referiu-se à velocidade leitora. Os achados, bastante próximos ao esperado teoricamente, podem auxiliar na compreensão dos processos cognitivos envolvidos na leitura de crianças no início do ensino fundamental. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000200011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000200011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-82712012000200011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.17 n.2 2012 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937787206270976 |