Estudo fatorial dos componentes da leitura: velocidade, compreensão e reconhecimento de palavras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seabra,Alessandra Gotuzo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Dias,Natália Martins, Montiel,José Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000200011
Resumo: Modelos de processamento de informação têm identificado diferentes processos envolvidos na leitura, incluindo reconhecimento de palavras, compreensão e velocidade, podendo o reconhecimento ocorrer por três diferentes estratégias, logográfica, alfabética e ortográfica. De modo a identificar tais componentes na leitura, foram avaliados 443 estudantes da 1ª à 4ª série do ensino fundamental, em testes de reconhecimento de palavras, compreensão oral/auditiva, compreensão de leitura, processamento ortográfico e velocidade de leitura. Foi conduzida análise fatorial por componentes principais e rotação oblimin, derivando quatro fatores. O fator 1 incluiu reconhecimento de palavras familiares e compreensão linguística oral e escrita; o fator 2 compreendeu as estratégias logográfica e alfabética de reconhecimento de palavras; o fator 3, a estratégia ortográfica; e o fator 4 referiu-se à velocidade leitora. Os achados, bastante próximos ao esperado teoricamente, podem auxiliar na compreensão dos processos cognitivos envolvidos na leitura de crianças no início do ensino fundamental.
id USF-1_0b4a049daa7b6c64a119b3bf048d13e6
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712012000200011
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Estudo fatorial dos componentes da leitura: velocidade, compreensão e reconhecimento de palavrasLeituraAnálise fatorialProcessos cognitivosModelos de processamento de informação têm identificado diferentes processos envolvidos na leitura, incluindo reconhecimento de palavras, compreensão e velocidade, podendo o reconhecimento ocorrer por três diferentes estratégias, logográfica, alfabética e ortográfica. De modo a identificar tais componentes na leitura, foram avaliados 443 estudantes da 1ª à 4ª série do ensino fundamental, em testes de reconhecimento de palavras, compreensão oral/auditiva, compreensão de leitura, processamento ortográfico e velocidade de leitura. Foi conduzida análise fatorial por componentes principais e rotação oblimin, derivando quatro fatores. O fator 1 incluiu reconhecimento de palavras familiares e compreensão linguística oral e escrita; o fator 2 compreendeu as estratégias logográfica e alfabética de reconhecimento de palavras; o fator 3, a estratégia ortográfica; e o fator 4 referiu-se à velocidade leitora. Os achados, bastante próximos ao esperado teoricamente, podem auxiliar na compreensão dos processos cognitivos envolvidos na leitura de crianças no início do ensino fundamental.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2012-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000200011Psico-USF v.17 n.2 2012reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712012000200011info:eu-repo/semantics/openAccessSeabra,Alessandra GotuzoDias,Natália MartinsMontiel,José Mariapor2012-09-14T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712012000200011Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2012-09-14T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo fatorial dos componentes da leitura: velocidade, compreensão e reconhecimento de palavras
title Estudo fatorial dos componentes da leitura: velocidade, compreensão e reconhecimento de palavras
spellingShingle Estudo fatorial dos componentes da leitura: velocidade, compreensão e reconhecimento de palavras
Seabra,Alessandra Gotuzo
Leitura
Análise fatorial
Processos cognitivos
title_short Estudo fatorial dos componentes da leitura: velocidade, compreensão e reconhecimento de palavras
title_full Estudo fatorial dos componentes da leitura: velocidade, compreensão e reconhecimento de palavras
title_fullStr Estudo fatorial dos componentes da leitura: velocidade, compreensão e reconhecimento de palavras
title_full_unstemmed Estudo fatorial dos componentes da leitura: velocidade, compreensão e reconhecimento de palavras
title_sort Estudo fatorial dos componentes da leitura: velocidade, compreensão e reconhecimento de palavras
author Seabra,Alessandra Gotuzo
author_facet Seabra,Alessandra Gotuzo
Dias,Natália Martins
Montiel,José Maria
author_role author
author2 Dias,Natália Martins
Montiel,José Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seabra,Alessandra Gotuzo
Dias,Natália Martins
Montiel,José Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Análise fatorial
Processos cognitivos
topic Leitura
Análise fatorial
Processos cognitivos
description Modelos de processamento de informação têm identificado diferentes processos envolvidos na leitura, incluindo reconhecimento de palavras, compreensão e velocidade, podendo o reconhecimento ocorrer por três diferentes estratégias, logográfica, alfabética e ortográfica. De modo a identificar tais componentes na leitura, foram avaliados 443 estudantes da 1ª à 4ª série do ensino fundamental, em testes de reconhecimento de palavras, compreensão oral/auditiva, compreensão de leitura, processamento ortográfico e velocidade de leitura. Foi conduzida análise fatorial por componentes principais e rotação oblimin, derivando quatro fatores. O fator 1 incluiu reconhecimento de palavras familiares e compreensão linguística oral e escrita; o fator 2 compreendeu as estratégias logográfica e alfabética de reconhecimento de palavras; o fator 3, a estratégia ortográfica; e o fator 4 referiu-se à velocidade leitora. Os achados, bastante próximos ao esperado teoricamente, podem auxiliar na compreensão dos processos cognitivos envolvidos na leitura de crianças no início do ensino fundamental.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000200011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-82712012000200011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.17 n.2 2012
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937787206270976