Significados Construídos acerca das Instituições Socioeducativas: Entre o Imaginado e o Vivido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000300609 |
Resumo: | Resumo Este trabalho teve por objetivo compreender como adolescentes autores de ato infracional, cumprindo medida socioeducativa de internação, significam a internação. Utilizou-se, como aporte teórico, a Psicologia Histórico-Cultural, que concebe a construção social da pessoa em uma relação dialética. A fotovoz foi o instrumento utilizado para a coleta de dados, tendo sido solicitado que fotografassem o que percebiam como significativo. Após a revelação das fotos, foram realizados encontros nos quais os adolescentes puderam falar sobre as imagens. Os resultados destacam a visão dos adolescentes sobre o julgamento social a respeito das unidades de internação e dos adolescentes que dela fazem parte. A análise permitiu perceber que existe uma tentativa, por parte desses sujeitos, de modificar os significados construídos acerca dessas instituições e, consequentemente, minimizar o preconceito imposto pela sociedade. Essa mudança pode ser um dos caminhos possíveis para que o adolescente venha a estabelecer um convívio social distanciado da vivência infracional. |
id |
USF-1_126f945d9968fdd70488cb89a686fac0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712016000300609 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Significados Construídos acerca das Instituições Socioeducativas: Entre o Imaginado e o Vividoadolescênciamedidas socioeducativasprivação de liberdadesignificados-sentidosfotovozResumo Este trabalho teve por objetivo compreender como adolescentes autores de ato infracional, cumprindo medida socioeducativa de internação, significam a internação. Utilizou-se, como aporte teórico, a Psicologia Histórico-Cultural, que concebe a construção social da pessoa em uma relação dialética. A fotovoz foi o instrumento utilizado para a coleta de dados, tendo sido solicitado que fotografassem o que percebiam como significativo. Após a revelação das fotos, foram realizados encontros nos quais os adolescentes puderam falar sobre as imagens. Os resultados destacam a visão dos adolescentes sobre o julgamento social a respeito das unidades de internação e dos adolescentes que dela fazem parte. A análise permitiu perceber que existe uma tentativa, por parte desses sujeitos, de modificar os significados construídos acerca dessas instituições e, consequentemente, minimizar o preconceito imposto pela sociedade. Essa mudança pode ser um dos caminhos possíveis para que o adolescente venha a estabelecer um convívio social distanciado da vivência infracional.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000300609Psico-USF v.21 n.3 2016reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/1413-82712016210314info:eu-repo/semantics/openAccessPadovani,Andréa SandovalRistum,Marilenapor2017-05-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712016000300609Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2017-05-10T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Significados Construídos acerca das Instituições Socioeducativas: Entre o Imaginado e o Vivido |
title |
Significados Construídos acerca das Instituições Socioeducativas: Entre o Imaginado e o Vivido |
spellingShingle |
Significados Construídos acerca das Instituições Socioeducativas: Entre o Imaginado e o Vivido Padovani,Andréa Sandoval adolescência medidas socioeducativas privação de liberdade significados-sentidos fotovoz |
title_short |
Significados Construídos acerca das Instituições Socioeducativas: Entre o Imaginado e o Vivido |
title_full |
Significados Construídos acerca das Instituições Socioeducativas: Entre o Imaginado e o Vivido |
title_fullStr |
Significados Construídos acerca das Instituições Socioeducativas: Entre o Imaginado e o Vivido |
title_full_unstemmed |
Significados Construídos acerca das Instituições Socioeducativas: Entre o Imaginado e o Vivido |
title_sort |
Significados Construídos acerca das Instituições Socioeducativas: Entre o Imaginado e o Vivido |
author |
Padovani,Andréa Sandoval |
author_facet |
Padovani,Andréa Sandoval Ristum,Marilena |
author_role |
author |
author2 |
Ristum,Marilena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Padovani,Andréa Sandoval Ristum,Marilena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
adolescência medidas socioeducativas privação de liberdade significados-sentidos fotovoz |
topic |
adolescência medidas socioeducativas privação de liberdade significados-sentidos fotovoz |
description |
Resumo Este trabalho teve por objetivo compreender como adolescentes autores de ato infracional, cumprindo medida socioeducativa de internação, significam a internação. Utilizou-se, como aporte teórico, a Psicologia Histórico-Cultural, que concebe a construção social da pessoa em uma relação dialética. A fotovoz foi o instrumento utilizado para a coleta de dados, tendo sido solicitado que fotografassem o que percebiam como significativo. Após a revelação das fotos, foram realizados encontros nos quais os adolescentes puderam falar sobre as imagens. Os resultados destacam a visão dos adolescentes sobre o julgamento social a respeito das unidades de internação e dos adolescentes que dela fazem parte. A análise permitiu perceber que existe uma tentativa, por parte desses sujeitos, de modificar os significados construídos acerca dessas instituições e, consequentemente, minimizar o preconceito imposto pela sociedade. Essa mudança pode ser um dos caminhos possíveis para que o adolescente venha a estabelecer um convívio social distanciado da vivência infracional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000300609 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000300609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1413-82712016210314 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.21 n.3 2016 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937787985362944 |