Relações entre práticas educativas parentais e rendimento acadêmico em crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toni,Caroline Guisantes de Salvo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Hecaveí,Vanessa Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000300014
Resumo: As práticas educativas parentais são as formas utilizadas pelos pais para contingenciar o comportamento dos filhos. Dessa perspectiva, o objetivo deste estudo foi analisar a correlação entre estilos parentais e desempenho acadêmico; assim, as notas escolares das crianças nas disciplinas de matemática e português foram registradas. Participaram deste estudo 203 crianças com idade entre oito e onze anos, de ambos os sexos, que cursavam entre 3° e 5° ano de duas escolas municipais localizadas no interior do Paraná. Os participantes responderam ao Inventário de Estilos Parentais. Foram encontradas correlações entre as práticas educativas e o rendimento acadêmico, em especial com as práticas maternas. Foram observadas diferenças significativas nas médias das práticas educativas e estilos parentais referenciadas por estudantes com alto e baixo rendimento escolar. As práticas educativas maternas e paternas foram consideradas preditoras do rendimento acadêmico. Discute-se a importância das práticas parentais, em especial as maternas, no desenvolvimento acadêmico de crianças.
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