Características de superdotação em um par de gêmeos monozigóticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos,Carolina Sertã
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Barbosa,Altemir José Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712011000300008
Resumo: Com objetivo de comparar características de superdotação em um par de gêmeos monozigóticos, mais especificamente criatividade, motivação e capacidade superior, foram utilizados dados provenientes de um programa que identifica estudantes talentosos com o Modelo das Portas Giratórias. Os gêmeos responderam, também, ao Teste Torrance de Pensamento Criativo, à Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Fundamental e à Bateria de Provas de Raciocínio. Eles possuem superdotação acadêmica e artística, sendo que um deles possui, também, altas habilidades para liderança e comunicação. Verificou-se que eles apresentaram elevada criatividade, principalmente verbal. O envolvimento com a tarefa, que neste estudo foi reduzido à motivação para aprender, não está presente em níveis superiores nos gêmeos. Mais semelhanças que diferenças entre os irmãos, talvez por eles compartilharem genes e ambientes, foram identificadas.
id USF-1_41d86e7dc384d52cb468264a69f6efe9
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712011000300008
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Características de superdotação em um par de gêmeos monozigóticosAltas habilidadesSuperdotaçãoGêmeosCriatividadeMotivaçãoDesempenhoCom objetivo de comparar características de superdotação em um par de gêmeos monozigóticos, mais especificamente criatividade, motivação e capacidade superior, foram utilizados dados provenientes de um programa que identifica estudantes talentosos com o Modelo das Portas Giratórias. Os gêmeos responderam, também, ao Teste Torrance de Pensamento Criativo, à Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Fundamental e à Bateria de Provas de Raciocínio. Eles possuem superdotação acadêmica e artística, sendo que um deles possui, também, altas habilidades para liderança e comunicação. Verificou-se que eles apresentaram elevada criatividade, principalmente verbal. O envolvimento com a tarefa, que neste estudo foi reduzido à motivação para aprender, não está presente em níveis superiores nos gêmeos. Mais semelhanças que diferenças entre os irmãos, talvez por eles compartilharem genes e ambientes, foram identificadas.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712011000300008Psico-USF v.16 n.3 2011reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712011000300008info:eu-repo/semantics/openAccessPassos,Carolina SertãBarbosa,Altemir José Gonçalvespor2012-01-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712011000300008Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2012-01-19T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Características de superdotação em um par de gêmeos monozigóticos
title Características de superdotação em um par de gêmeos monozigóticos
spellingShingle Características de superdotação em um par de gêmeos monozigóticos
Passos,Carolina Sertã
Altas habilidades
Superdotação
Gêmeos
Criatividade
Motivação
Desempenho
title_short Características de superdotação em um par de gêmeos monozigóticos
title_full Características de superdotação em um par de gêmeos monozigóticos
title_fullStr Características de superdotação em um par de gêmeos monozigóticos
title_full_unstemmed Características de superdotação em um par de gêmeos monozigóticos
title_sort Características de superdotação em um par de gêmeos monozigóticos
author Passos,Carolina Sertã
author_facet Passos,Carolina Sertã
Barbosa,Altemir José Gonçalves
author_role author
author2 Barbosa,Altemir José Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos,Carolina Sertã
Barbosa,Altemir José Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Altas habilidades
Superdotação
Gêmeos
Criatividade
Motivação
Desempenho
topic Altas habilidades
Superdotação
Gêmeos
Criatividade
Motivação
Desempenho
description Com objetivo de comparar características de superdotação em um par de gêmeos monozigóticos, mais especificamente criatividade, motivação e capacidade superior, foram utilizados dados provenientes de um programa que identifica estudantes talentosos com o Modelo das Portas Giratórias. Os gêmeos responderam, também, ao Teste Torrance de Pensamento Criativo, à Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Fundamental e à Bateria de Provas de Raciocínio. Eles possuem superdotação acadêmica e artística, sendo que um deles possui, também, altas habilidades para liderança e comunicação. Verificou-se que eles apresentaram elevada criatividade, principalmente verbal. O envolvimento com a tarefa, que neste estudo foi reduzido à motivação para aprender, não está presente em níveis superiores nos gêmeos. Mais semelhanças que diferenças entre os irmãos, talvez por eles compartilharem genes e ambientes, foram identificadas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712011000300008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712011000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-82712011000300008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.16 n.3 2011
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937787160133632