Vivências e percepções dos estágios pedagógicos: estudo com alunos de licenciaturas em ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712003000200006 |
Resumo: | Centrado na última etapa da formação inicial de professores - os estágios pedagógicos - o presente trabalho explora alguns dos aspectos mais significativos da estreia na profissão docente. Incidindo na perspectiva dos professores-estagiários, o repertório explorado abarca as principais vivências e percepções associadas ao “tornar-se-professor”, dando a conhecer alguns dos maiores ganhos e dificuldades inerentes a este processo. Tomando as respostas de 229 professores-estagiários da Universidade do Minho no Inventário de Vivências e Percepções de Estágio (Versão para as Licenciaturas em Ensino), aplicado no início e no final do estágio, detectaram-se oscilações positivas na forma como os professores-estagiários vivenciam esta etapa formativa. Entre as cinco dimensões do questionário (“Socialização Profissional e Institucional”, “Aspectos sócio-emocionais”, “Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional”, “Apoio/Recursos/Supervisão” e “Aspectos Vocacionais”), destaquem-se os maiores níveis de satisfação e ganho percebidos pelos sujeitos nas dimensões “Socialização Profissional e Institucional”, “Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional” e “Aspectos Vocacionais”. |
id |
USF-1_67fc6ea5a88dd3f0b820be787e9e64f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712003000200006 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Vivências e percepções dos estágios pedagógicos: estudo com alunos de licenciaturas em ensinoEstágioDesenvolvimento de jovens-adultosTransição universidade-trabalhoFormação de professoresCentrado na última etapa da formação inicial de professores - os estágios pedagógicos - o presente trabalho explora alguns dos aspectos mais significativos da estreia na profissão docente. Incidindo na perspectiva dos professores-estagiários, o repertório explorado abarca as principais vivências e percepções associadas ao “tornar-se-professor”, dando a conhecer alguns dos maiores ganhos e dificuldades inerentes a este processo. Tomando as respostas de 229 professores-estagiários da Universidade do Minho no Inventário de Vivências e Percepções de Estágio (Versão para as Licenciaturas em Ensino), aplicado no início e no final do estágio, detectaram-se oscilações positivas na forma como os professores-estagiários vivenciam esta etapa formativa. Entre as cinco dimensões do questionário (“Socialização Profissional e Institucional”, “Aspectos sócio-emocionais”, “Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional”, “Apoio/Recursos/Supervisão” e “Aspectos Vocacionais”), destaquem-se os maiores níveis de satisfação e ganho percebidos pelos sujeitos nas dimensões “Socialização Profissional e Institucional”, “Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional” e “Aspectos Vocacionais”.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712003000200006Psico-USF v.8 n.2 2003reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712003000200006info:eu-repo/semantics/openAccessCaires,SusanaAlmeida,Leandro S.por2011-10-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712003000200006Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2011-10-21T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vivências e percepções dos estágios pedagógicos: estudo com alunos de licenciaturas em ensino |
title |
Vivências e percepções dos estágios pedagógicos: estudo com alunos de licenciaturas em ensino |
spellingShingle |
Vivências e percepções dos estágios pedagógicos: estudo com alunos de licenciaturas em ensino Caires,Susana Estágio Desenvolvimento de jovens-adultos Transição universidade-trabalho Formação de professores |
title_short |
Vivências e percepções dos estágios pedagógicos: estudo com alunos de licenciaturas em ensino |
title_full |
Vivências e percepções dos estágios pedagógicos: estudo com alunos de licenciaturas em ensino |
title_fullStr |
Vivências e percepções dos estágios pedagógicos: estudo com alunos de licenciaturas em ensino |
title_full_unstemmed |
Vivências e percepções dos estágios pedagógicos: estudo com alunos de licenciaturas em ensino |
title_sort |
Vivências e percepções dos estágios pedagógicos: estudo com alunos de licenciaturas em ensino |
author |
Caires,Susana |
author_facet |
Caires,Susana Almeida,Leandro S. |
author_role |
author |
author2 |
Almeida,Leandro S. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caires,Susana Almeida,Leandro S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Desenvolvimento de jovens-adultos Transição universidade-trabalho Formação de professores |
topic |
Estágio Desenvolvimento de jovens-adultos Transição universidade-trabalho Formação de professores |
description |
Centrado na última etapa da formação inicial de professores - os estágios pedagógicos - o presente trabalho explora alguns dos aspectos mais significativos da estreia na profissão docente. Incidindo na perspectiva dos professores-estagiários, o repertório explorado abarca as principais vivências e percepções associadas ao “tornar-se-professor”, dando a conhecer alguns dos maiores ganhos e dificuldades inerentes a este processo. Tomando as respostas de 229 professores-estagiários da Universidade do Minho no Inventário de Vivências e Percepções de Estágio (Versão para as Licenciaturas em Ensino), aplicado no início e no final do estágio, detectaram-se oscilações positivas na forma como os professores-estagiários vivenciam esta etapa formativa. Entre as cinco dimensões do questionário (“Socialização Profissional e Institucional”, “Aspectos sócio-emocionais”, “Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional”, “Apoio/Recursos/Supervisão” e “Aspectos Vocacionais”), destaquem-se os maiores níveis de satisfação e ganho percebidos pelos sujeitos nas dimensões “Socialização Profissional e Institucional”, “Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional” e “Aspectos Vocacionais”. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712003000200006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712003000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-82712003000200006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.8 n.2 2003 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937786066468864 |