Desenvolvimento de uma escala de integração ao ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712001000100003 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma Escala de Integração ao Ensino Superior (EIES). A amostra foi constituída por 633 universitários de séries iniciais e finais de sete cursos das áreas Humanas, Exatas e Biológicas. O instrumento foi composto por 46 itens em forma de escala. A consistência interna da escala geral foi igual a 0,86. A análise fatorial exploratória agrupou os itens em 12 subescalas. Por meio da análise fatorial confirmatória corroborou-se a organização das subescalas em dois fatores, um associado aos aspectos externos referentes ao ambiente universitário, de satisfação e aderência ao curso, e outro, aos aspectos internos de capacidade de enfrentamento, reações físicas psicossomáticas e estado de humor do estudante. |
id |
USF-1_71b85ee9c768529df0e908fd2e05b865 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712001000100003 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de uma escala de integração ao ensino superiorCaracterização de universitáriosAmbiente universitárioAvaliação psicológicaMedidas de satisfaçãoEste trabalho apresenta o desenvolvimento de uma Escala de Integração ao Ensino Superior (EIES). A amostra foi constituída por 633 universitários de séries iniciais e finais de sete cursos das áreas Humanas, Exatas e Biológicas. O instrumento foi composto por 46 itens em forma de escala. A consistência interna da escala geral foi igual a 0,86. A análise fatorial exploratória agrupou os itens em 12 subescalas. Por meio da análise fatorial confirmatória corroborou-se a organização das subescalas em dois fatores, um associado aos aspectos externos referentes ao ambiente universitário, de satisfação e aderência ao curso, e outro, aos aspectos internos de capacidade de enfrentamento, reações físicas psicossomáticas e estado de humor do estudante.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2001-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712001000100003Psico-USF v.6 n.1 2001reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712001000100003info:eu-repo/semantics/openAccessPolydoro,Soely A. J.Primi,RicardoSerpa,Maria de Nazaré da F.Zaroni,Margarida M. HoeppnerPombal,Kelly Cristina Pereirapor2011-10-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712001000100003Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2011-10-28T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de uma escala de integração ao ensino superior |
title |
Desenvolvimento de uma escala de integração ao ensino superior |
spellingShingle |
Desenvolvimento de uma escala de integração ao ensino superior Polydoro,Soely A. J. Caracterização de universitários Ambiente universitário Avaliação psicológica Medidas de satisfação |
title_short |
Desenvolvimento de uma escala de integração ao ensino superior |
title_full |
Desenvolvimento de uma escala de integração ao ensino superior |
title_fullStr |
Desenvolvimento de uma escala de integração ao ensino superior |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de uma escala de integração ao ensino superior |
title_sort |
Desenvolvimento de uma escala de integração ao ensino superior |
author |
Polydoro,Soely A. J. |
author_facet |
Polydoro,Soely A. J. Primi,Ricardo Serpa,Maria de Nazaré da F. Zaroni,Margarida M. Hoeppner Pombal,Kelly Cristina Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Primi,Ricardo Serpa,Maria de Nazaré da F. Zaroni,Margarida M. Hoeppner Pombal,Kelly Cristina Pereira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Polydoro,Soely A. J. Primi,Ricardo Serpa,Maria de Nazaré da F. Zaroni,Margarida M. Hoeppner Pombal,Kelly Cristina Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Caracterização de universitários Ambiente universitário Avaliação psicológica Medidas de satisfação |
topic |
Caracterização de universitários Ambiente universitário Avaliação psicológica Medidas de satisfação |
description |
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma Escala de Integração ao Ensino Superior (EIES). A amostra foi constituída por 633 universitários de séries iniciais e finais de sete cursos das áreas Humanas, Exatas e Biológicas. O instrumento foi composto por 46 itens em forma de escala. A consistência interna da escala geral foi igual a 0,86. A análise fatorial exploratória agrupou os itens em 12 subescalas. Por meio da análise fatorial confirmatória corroborou-se a organização das subescalas em dois fatores, um associado aos aspectos externos referentes ao ambiente universitário, de satisfação e aderência ao curso, e outro, aos aspectos internos de capacidade de enfrentamento, reações físicas psicossomáticas e estado de humor do estudante. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712001000100003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712001000100003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-82712001000100003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.6 n.1 2001 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937786020331520 |