Desenvolvimento de uma escala de integração ao ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polydoro,Soely A. J.
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Primi,Ricardo, Serpa,Maria de Nazaré da F., Zaroni,Margarida M. Hoeppner, Pombal,Kelly Cristina Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712001000100003
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma Escala de Integração ao Ensino Superior (EIES). A amostra foi constituída por 633 universitários de séries iniciais e finais de sete cursos das áreas Humanas, Exatas e Biológicas. O instrumento foi composto por 46 itens em forma de escala. A consistência interna da escala geral foi igual a 0,86. A análise fatorial exploratória agrupou os itens em 12 subescalas. Por meio da análise fatorial confirmatória corroborou-se a organização das subescalas em dois fatores, um associado aos aspectos externos referentes ao ambiente universitário, de satisfação e aderência ao curso, e outro, aos aspectos internos de capacidade de enfrentamento, reações físicas psicossomáticas e estado de humor do estudante.
id USF-1_71b85ee9c768529df0e908fd2e05b865
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712001000100003
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de uma escala de integração ao ensino superiorCaracterização de universitáriosAmbiente universitárioAvaliação psicológicaMedidas de satisfaçãoEste trabalho apresenta o desenvolvimento de uma Escala de Integração ao Ensino Superior (EIES). A amostra foi constituída por 633 universitários de séries iniciais e finais de sete cursos das áreas Humanas, Exatas e Biológicas. O instrumento foi composto por 46 itens em forma de escala. A consistência interna da escala geral foi igual a 0,86. A análise fatorial exploratória agrupou os itens em 12 subescalas. Por meio da análise fatorial confirmatória corroborou-se a organização das subescalas em dois fatores, um associado aos aspectos externos referentes ao ambiente universitário, de satisfação e aderência ao curso, e outro, aos aspectos internos de capacidade de enfrentamento, reações físicas psicossomáticas e estado de humor do estudante.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2001-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712001000100003Psico-USF v.6 n.1 2001reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712001000100003info:eu-repo/semantics/openAccessPolydoro,Soely A. J.Primi,RicardoSerpa,Maria de Nazaré da F.Zaroni,Margarida M. HoeppnerPombal,Kelly Cristina Pereirapor2011-10-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712001000100003Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2011-10-28T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de uma escala de integração ao ensino superior
title Desenvolvimento de uma escala de integração ao ensino superior
spellingShingle Desenvolvimento de uma escala de integração ao ensino superior
Polydoro,Soely A. J.
Caracterização de universitários
Ambiente universitário
Avaliação psicológica
Medidas de satisfação
title_short Desenvolvimento de uma escala de integração ao ensino superior
title_full Desenvolvimento de uma escala de integração ao ensino superior
title_fullStr Desenvolvimento de uma escala de integração ao ensino superior
title_full_unstemmed Desenvolvimento de uma escala de integração ao ensino superior
title_sort Desenvolvimento de uma escala de integração ao ensino superior
author Polydoro,Soely A. J.
author_facet Polydoro,Soely A. J.
Primi,Ricardo
Serpa,Maria de Nazaré da F.
Zaroni,Margarida M. Hoeppner
Pombal,Kelly Cristina Pereira
author_role author
author2 Primi,Ricardo
Serpa,Maria de Nazaré da F.
Zaroni,Margarida M. Hoeppner
Pombal,Kelly Cristina Pereira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Polydoro,Soely A. J.
Primi,Ricardo
Serpa,Maria de Nazaré da F.
Zaroni,Margarida M. Hoeppner
Pombal,Kelly Cristina Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Caracterização de universitários
Ambiente universitário
Avaliação psicológica
Medidas de satisfação
topic Caracterização de universitários
Ambiente universitário
Avaliação psicológica
Medidas de satisfação
description Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma Escala de Integração ao Ensino Superior (EIES). A amostra foi constituída por 633 universitários de séries iniciais e finais de sete cursos das áreas Humanas, Exatas e Biológicas. O instrumento foi composto por 46 itens em forma de escala. A consistência interna da escala geral foi igual a 0,86. A análise fatorial exploratória agrupou os itens em 12 subescalas. Por meio da análise fatorial confirmatória corroborou-se a organização das subescalas em dois fatores, um associado aos aspectos externos referentes ao ambiente universitário, de satisfação e aderência ao curso, e outro, aos aspectos internos de capacidade de enfrentamento, reações físicas psicossomáticas e estado de humor do estudante.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712001000100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712001000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-82712001000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.6 n.1 2001
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937786020331520