Exercício da Atenção e Resolução de Problemas em Atividades Cotidianas da Infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000400751 |
Resumo: | Resumo Este trabalho investiga a relação entre as atividades cotidianas desempenhadas na infância e as funções cognitivas de resolução de problemas e de atenção. Dentre as atividades cotidianas, analisaram-se a leitura, a prática de esportes, o acesso ao computador e a interação com games. Para tanto, aplicou-se um questionário organizado em três partes, contemplando dados do perfil das crianças, o registro da frequência das atividades cotidianas consideradas e a avaliação da presença de comportamentos tomados como indicadores do desempenho da capacidade de resolução de problema e de atenção. O questionário foi respondido pelos responsáveis das crianças, considerando sua percepção. Analisaram-se os resultados de uma amostra de 162 crianças na faixa etária de 6 a 11. Os resultados indicaram a associação entre a leitura e a atenção, e entre o acesso ao computador e o jogar games com a capacidade de resolução de problemas. |
id |
USF-1_822c64f21aa7a402fabda5566607218d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712019000400751 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Exercício da Atenção e Resolução de Problemas em Atividades Cotidianas da Infânciafunções cognitivasgamesleituraprática de esporteResumo Este trabalho investiga a relação entre as atividades cotidianas desempenhadas na infância e as funções cognitivas de resolução de problemas e de atenção. Dentre as atividades cotidianas, analisaram-se a leitura, a prática de esportes, o acesso ao computador e a interação com games. Para tanto, aplicou-se um questionário organizado em três partes, contemplando dados do perfil das crianças, o registro da frequência das atividades cotidianas consideradas e a avaliação da presença de comportamentos tomados como indicadores do desempenho da capacidade de resolução de problema e de atenção. O questionário foi respondido pelos responsáveis das crianças, considerando sua percepção. Analisaram-se os resultados de uma amostra de 162 crianças na faixa etária de 6 a 11. Os resultados indicaram a associação entre a leitura e a atenção, e entre o acesso ao computador e o jogar games com a capacidade de resolução de problemas.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000400751Psico-USF v.24 n.4 2019reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/1413-82712019240412info:eu-repo/semantics/openAccessRamos,Daniela Karinepor2019-11-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712019000400751Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2019-11-28T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exercício da Atenção e Resolução de Problemas em Atividades Cotidianas da Infância |
title |
Exercício da Atenção e Resolução de Problemas em Atividades Cotidianas da Infância |
spellingShingle |
Exercício da Atenção e Resolução de Problemas em Atividades Cotidianas da Infância Ramos,Daniela Karine funções cognitivas games leitura prática de esporte |
title_short |
Exercício da Atenção e Resolução de Problemas em Atividades Cotidianas da Infância |
title_full |
Exercício da Atenção e Resolução de Problemas em Atividades Cotidianas da Infância |
title_fullStr |
Exercício da Atenção e Resolução de Problemas em Atividades Cotidianas da Infância |
title_full_unstemmed |
Exercício da Atenção e Resolução de Problemas em Atividades Cotidianas da Infância |
title_sort |
Exercício da Atenção e Resolução de Problemas em Atividades Cotidianas da Infância |
author |
Ramos,Daniela Karine |
author_facet |
Ramos,Daniela Karine |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos,Daniela Karine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
funções cognitivas games leitura prática de esporte |
topic |
funções cognitivas games leitura prática de esporte |
description |
Resumo Este trabalho investiga a relação entre as atividades cotidianas desempenhadas na infância e as funções cognitivas de resolução de problemas e de atenção. Dentre as atividades cotidianas, analisaram-se a leitura, a prática de esportes, o acesso ao computador e a interação com games. Para tanto, aplicou-se um questionário organizado em três partes, contemplando dados do perfil das crianças, o registro da frequência das atividades cotidianas consideradas e a avaliação da presença de comportamentos tomados como indicadores do desempenho da capacidade de resolução de problema e de atenção. O questionário foi respondido pelos responsáveis das crianças, considerando sua percepção. Analisaram-se os resultados de uma amostra de 162 crianças na faixa etária de 6 a 11. Os resultados indicaram a associação entre a leitura e a atenção, e entre o acesso ao computador e o jogar games com a capacidade de resolução de problemas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000400751 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000400751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1413-82712019240412 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.24 n.4 2019 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937788735094784 |