Escala Gestão do Conhecimento em Equipes: Adaptação para o Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas,Ângela de Fátima Saraiva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mourão,Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000300501
Resumo: Resumo A gestão do conhecimento é um tema que tem trazido contribuições para diversas áreas, inclusive para a Psicologia Organizacional. O presente estudo objetivou realizar a adaptação para o Brasil e testar algumas evidências de validade da escala Gestão do Conhecimento em Equipe. Foram seguidas as etapas de adaptação semântica, comparação das versões e validade de conteúdo. A escala foi aplicada por meio eletrônico a 496 trabalhadores (68,8% mulheres) com vínculo empregatício. Foram realizadas análises fatoriais exploratória e confirmatória. A análise paralela e de consistência teórica determinaram o número de fatores, resultando em uma escala com 32 itens, distribuídos em seis fatores, a saber: criação e aquisição do conhecimento, memória da equipe, utilização do conhecimento, partilha e difusão do conhecimento, recuperação do conhecimento, e catalizadores da gestão do conhecimento. Foram identificadas evidências de validade que possibilitam a utilização da escala em amostras brasileiras.
id USF-1_8820fe122c06902cb93f8e3b2f550563
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712019000300501
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Escala Gestão do Conhecimento em Equipes: Adaptação para o Brasilequipegestão do conhecimento, psicometriaResumo A gestão do conhecimento é um tema que tem trazido contribuições para diversas áreas, inclusive para a Psicologia Organizacional. O presente estudo objetivou realizar a adaptação para o Brasil e testar algumas evidências de validade da escala Gestão do Conhecimento em Equipe. Foram seguidas as etapas de adaptação semântica, comparação das versões e validade de conteúdo. A escala foi aplicada por meio eletrônico a 496 trabalhadores (68,8% mulheres) com vínculo empregatício. Foram realizadas análises fatoriais exploratória e confirmatória. A análise paralela e de consistência teórica determinaram o número de fatores, resultando em uma escala com 32 itens, distribuídos em seis fatores, a saber: criação e aquisição do conhecimento, memória da equipe, utilização do conhecimento, partilha e difusão do conhecimento, recuperação do conhecimento, e catalizadores da gestão do conhecimento. Foram identificadas evidências de validade que possibilitam a utilização da escala em amostras brasileiras.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2019-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000300501Psico-USF v.24 n.3 2019reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/1413-82712019240308info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas,Ângela de Fátima SaraivaMourão,Lucianapor2019-10-08T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712019000300501Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2019-10-08T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Escala Gestão do Conhecimento em Equipes: Adaptação para o Brasil
title Escala Gestão do Conhecimento em Equipes: Adaptação para o Brasil
spellingShingle Escala Gestão do Conhecimento em Equipes: Adaptação para o Brasil
Freitas,Ângela de Fátima Saraiva
equipe
gestão do conhecimento, psicometria
title_short Escala Gestão do Conhecimento em Equipes: Adaptação para o Brasil
title_full Escala Gestão do Conhecimento em Equipes: Adaptação para o Brasil
title_fullStr Escala Gestão do Conhecimento em Equipes: Adaptação para o Brasil
title_full_unstemmed Escala Gestão do Conhecimento em Equipes: Adaptação para o Brasil
title_sort Escala Gestão do Conhecimento em Equipes: Adaptação para o Brasil
author Freitas,Ângela de Fátima Saraiva
author_facet Freitas,Ângela de Fátima Saraiva
Mourão,Luciana
author_role author
author2 Mourão,Luciana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas,Ângela de Fátima Saraiva
Mourão,Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv equipe
gestão do conhecimento, psicometria
topic equipe
gestão do conhecimento, psicometria
description Resumo A gestão do conhecimento é um tema que tem trazido contribuições para diversas áreas, inclusive para a Psicologia Organizacional. O presente estudo objetivou realizar a adaptação para o Brasil e testar algumas evidências de validade da escala Gestão do Conhecimento em Equipe. Foram seguidas as etapas de adaptação semântica, comparação das versões e validade de conteúdo. A escala foi aplicada por meio eletrônico a 496 trabalhadores (68,8% mulheres) com vínculo empregatício. Foram realizadas análises fatoriais exploratória e confirmatória. A análise paralela e de consistência teórica determinaram o número de fatores, resultando em uma escala com 32 itens, distribuídos em seis fatores, a saber: criação e aquisição do conhecimento, memória da equipe, utilização do conhecimento, partilha e difusão do conhecimento, recuperação do conhecimento, e catalizadores da gestão do conhecimento. Foram identificadas evidências de validade que possibilitam a utilização da escala em amostras brasileiras.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000300501
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000300501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1413-82712019240308
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.24 n.3 2019
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937788708880384