Construção e Avaliação de uma Intervenção de Planejamento de Carreira para Estudantes Universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves,Cássia Ferrazza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Teixeira,Marco Antônio P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712020000400697
Resumo: Resumo Este estudo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento e a avaliação de uma intervenção em grupo na área de planejamento de carreira voltada a estudantes universitários, com base no modelo teórico Hope-Action Theory. Participaram 35 estudantes (22 do grupo de intervenção e 13 do grupo de comparação) com idades entre 19 e 48 anos (M = 23,46; DP = 5,38), de ambos os sexos. O grupo experimental apresentou mudanças mais robustas em termos de tamanho de efeito nas variáveis que avaliavam uma orientação positiva para o futuro (esperança e otimismo) e aspectos relativos à adaptabilidade de carreira. Discute-se acerca de intervenções voltadas para o público universitário e seus desafios, considerando a interface com a saúde mental, além da importância de intervenções pautadas em modelos teóricos consistentes e com instrumentos que possam avaliá-las.
id USF-1_be06fbc28262a44d9bb5724f133c3762
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712020000400697
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Construção e Avaliação de uma Intervenção de Planejamento de Carreira para Estudantes Universitáriosestudantes universitáriosesperançaorientação vocacionaldesenvolvimento profissionalResumo Este estudo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento e a avaliação de uma intervenção em grupo na área de planejamento de carreira voltada a estudantes universitários, com base no modelo teórico Hope-Action Theory. Participaram 35 estudantes (22 do grupo de intervenção e 13 do grupo de comparação) com idades entre 19 e 48 anos (M = 23,46; DP = 5,38), de ambos os sexos. O grupo experimental apresentou mudanças mais robustas em termos de tamanho de efeito nas variáveis que avaliavam uma orientação positiva para o futuro (esperança e otimismo) e aspectos relativos à adaptabilidade de carreira. Discute-se acerca de intervenções voltadas para o público universitário e seus desafios, considerando a interface com a saúde mental, além da importância de intervenções pautadas em modelos teóricos consistentes e com instrumentos que possam avaliá-las.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2020-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712020000400697Psico-USF v.25 n.4 2020reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/1413/82712020250409info:eu-repo/semantics/openAccessAlves,Cássia FerrazzaTeixeira,Marco Antônio P.por2021-02-18T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712020000400697Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2021-02-18T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção e Avaliação de uma Intervenção de Planejamento de Carreira para Estudantes Universitários
title Construção e Avaliação de uma Intervenção de Planejamento de Carreira para Estudantes Universitários
spellingShingle Construção e Avaliação de uma Intervenção de Planejamento de Carreira para Estudantes Universitários
Alves,Cássia Ferrazza
estudantes universitários
esperança
orientação vocacional
desenvolvimento profissional
title_short Construção e Avaliação de uma Intervenção de Planejamento de Carreira para Estudantes Universitários
title_full Construção e Avaliação de uma Intervenção de Planejamento de Carreira para Estudantes Universitários
title_fullStr Construção e Avaliação de uma Intervenção de Planejamento de Carreira para Estudantes Universitários
title_full_unstemmed Construção e Avaliação de uma Intervenção de Planejamento de Carreira para Estudantes Universitários
title_sort Construção e Avaliação de uma Intervenção de Planejamento de Carreira para Estudantes Universitários
author Alves,Cássia Ferrazza
author_facet Alves,Cássia Ferrazza
Teixeira,Marco Antônio P.
author_role author
author2 Teixeira,Marco Antônio P.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves,Cássia Ferrazza
Teixeira,Marco Antônio P.
dc.subject.por.fl_str_mv estudantes universitários
esperança
orientação vocacional
desenvolvimento profissional
topic estudantes universitários
esperança
orientação vocacional
desenvolvimento profissional
description Resumo Este estudo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento e a avaliação de uma intervenção em grupo na área de planejamento de carreira voltada a estudantes universitários, com base no modelo teórico Hope-Action Theory. Participaram 35 estudantes (22 do grupo de intervenção e 13 do grupo de comparação) com idades entre 19 e 48 anos (M = 23,46; DP = 5,38), de ambos os sexos. O grupo experimental apresentou mudanças mais robustas em termos de tamanho de efeito nas variáveis que avaliavam uma orientação positiva para o futuro (esperança e otimismo) e aspectos relativos à adaptabilidade de carreira. Discute-se acerca de intervenções voltadas para o público universitário e seus desafios, considerando a interface com a saúde mental, além da importância de intervenções pautadas em modelos teóricos consistentes e com instrumentos que possam avaliá-las.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712020000400697
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712020000400697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1413/82712020250409
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.25 n.4 2020
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937788810592256