Programa de Iniciação Esportiva Influencia a Competência Percebida de Crianças?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712017000300527 |
Resumo: | Resumo Este estudo investigou os níveis de percepção de competência e o impacto de um programa de iniciação esportiva nas Percepções de Competência (PC) de crianças (N = 118; 5 a 9 anos). As crianças foram pareadas e distribuídas em grupo controle (participantes de aulas de Educação Física) e de iniciação esportiva (participantes de programa Clima Motivacional para Maestria no contraturno escolar). Foram utilizadas as escalas de autopercepção de competência para crianças pré-escolares e escolares. ANOVA foi utilizada na análise dos dados. Os resultados demostraram: níveis elevados na PC em todos os domínios; níveis similares de PC nos grupos no pré e no pós-teste; mudanças positivas na PC motora, cognitiva e no autovalor global somente para o grupo do programa de iniciação esportiva e PC similares entre meninos e meninas. As estratégias utilizadas no programa esportiva foram efetivas para fortalecer as percepções de competência motora, cognitiva e global das crianças, especialmente dos meninos. |
id |
USF-1_dc24237c5a0736e40e5d524c4bbde72e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712017000300527 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa de Iniciação Esportiva Influencia a Competência Percebida de Crianças?projeto socialdesenvolvimento infantilautopercepçãoResumo Este estudo investigou os níveis de percepção de competência e o impacto de um programa de iniciação esportiva nas Percepções de Competência (PC) de crianças (N = 118; 5 a 9 anos). As crianças foram pareadas e distribuídas em grupo controle (participantes de aulas de Educação Física) e de iniciação esportiva (participantes de programa Clima Motivacional para Maestria no contraturno escolar). Foram utilizadas as escalas de autopercepção de competência para crianças pré-escolares e escolares. ANOVA foi utilizada na análise dos dados. Os resultados demostraram: níveis elevados na PC em todos os domínios; níveis similares de PC nos grupos no pré e no pós-teste; mudanças positivas na PC motora, cognitiva e no autovalor global somente para o grupo do programa de iniciação esportiva e PC similares entre meninos e meninas. As estratégias utilizadas no programa esportiva foram efetivas para fortalecer as percepções de competência motora, cognitiva e global das crianças, especialmente dos meninos.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712017000300527Psico-USF v.22 n.3 2017reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/1413-82712017220312info:eu-repo/semantics/openAccessBrauner,Luciana MartinsValentini,Nadia CristinaSouza,Mariele Santayana depor2017-12-18T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712017000300527Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2017-12-18T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de Iniciação Esportiva Influencia a Competência Percebida de Crianças? |
title |
Programa de Iniciação Esportiva Influencia a Competência Percebida de Crianças? |
spellingShingle |
Programa de Iniciação Esportiva Influencia a Competência Percebida de Crianças? Brauner,Luciana Martins projeto social desenvolvimento infantil autopercepção |
title_short |
Programa de Iniciação Esportiva Influencia a Competência Percebida de Crianças? |
title_full |
Programa de Iniciação Esportiva Influencia a Competência Percebida de Crianças? |
title_fullStr |
Programa de Iniciação Esportiva Influencia a Competência Percebida de Crianças? |
title_full_unstemmed |
Programa de Iniciação Esportiva Influencia a Competência Percebida de Crianças? |
title_sort |
Programa de Iniciação Esportiva Influencia a Competência Percebida de Crianças? |
author |
Brauner,Luciana Martins |
author_facet |
Brauner,Luciana Martins Valentini,Nadia Cristina Souza,Mariele Santayana de |
author_role |
author |
author2 |
Valentini,Nadia Cristina Souza,Mariele Santayana de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brauner,Luciana Martins Valentini,Nadia Cristina Souza,Mariele Santayana de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
projeto social desenvolvimento infantil autopercepção |
topic |
projeto social desenvolvimento infantil autopercepção |
description |
Resumo Este estudo investigou os níveis de percepção de competência e o impacto de um programa de iniciação esportiva nas Percepções de Competência (PC) de crianças (N = 118; 5 a 9 anos). As crianças foram pareadas e distribuídas em grupo controle (participantes de aulas de Educação Física) e de iniciação esportiva (participantes de programa Clima Motivacional para Maestria no contraturno escolar). Foram utilizadas as escalas de autopercepção de competência para crianças pré-escolares e escolares. ANOVA foi utilizada na análise dos dados. Os resultados demostraram: níveis elevados na PC em todos os domínios; níveis similares de PC nos grupos no pré e no pós-teste; mudanças positivas na PC motora, cognitiva e no autovalor global somente para o grupo do programa de iniciação esportiva e PC similares entre meninos e meninas. As estratégias utilizadas no programa esportiva foram efetivas para fortalecer as percepções de competência motora, cognitiva e global das crianças, especialmente dos meninos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712017000300527 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712017000300527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1413-82712017220312 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.22 n.3 2017 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937788305178624 |