Supervisor de psicologia clínica: um professor idealizado?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira-Monteiro,Nancy Ramacciotti de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Nunes,Maria Lucia Tiellet
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200015
Resumo: A supervisão de estágios em Psicologia Clínica, fundamental para a formação do aluno de Psicologia, carece de mecanismos de avaliação sistemática, relativa ao supervisor. Este artigo apresenta um estudo que explorou percepções de estagiários de Psicologia Clínica acerca de seus supervisores e da supervisão. O levantamento utilizou uma escala de tipo Likert de cinco pontos e 27 itens. Foram pesquisados 56 alunos de 9º semestre de curso de graduação em Psicologia, que faziam estágios sob supervisão semanal, há um semestre. Sob a ótica dos supervisionandos, as avaliações foram quase que exclusivamente positivas, a despeito da abordagem teórico-técnica do supervisor. Essa positividade foi discutida em relação a: características do processo ensino-aprendizagem clínico, em especial quanto a formas de avaliação utilizadas; possíveis idealizações; e momento de transição aluno-profissional em que o supervisionando se encontra. É apontada a necessidade de discussões sobre avaliação de professores-supervisores em Psicologia-Clínica.
id USF-1_de1f11e571bc5142e7007dd09d5c6a97
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712008000200015
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Supervisor de psicologia clínica: um professor idealizado?SupervisãoPsicologia clínicaEscala de avaliação do supervisorA supervisão de estágios em Psicologia Clínica, fundamental para a formação do aluno de Psicologia, carece de mecanismos de avaliação sistemática, relativa ao supervisor. Este artigo apresenta um estudo que explorou percepções de estagiários de Psicologia Clínica acerca de seus supervisores e da supervisão. O levantamento utilizou uma escala de tipo Likert de cinco pontos e 27 itens. Foram pesquisados 56 alunos de 9º semestre de curso de graduação em Psicologia, que faziam estágios sob supervisão semanal, há um semestre. Sob a ótica dos supervisionandos, as avaliações foram quase que exclusivamente positivas, a despeito da abordagem teórico-técnica do supervisor. Essa positividade foi discutida em relação a: características do processo ensino-aprendizagem clínico, em especial quanto a formas de avaliação utilizadas; possíveis idealizações; e momento de transição aluno-profissional em que o supervisionando se encontra. É apontada a necessidade de discussões sobre avaliação de professores-supervisores em Psicologia-Clínica.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200015Psico-USF v.13 n.2 2008reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712008000200015info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira-Monteiro,Nancy Ramacciotti deNunes,Maria Lucia Tielletpor2011-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712008000200015Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2011-10-07T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Supervisor de psicologia clínica: um professor idealizado?
title Supervisor de psicologia clínica: um professor idealizado?
spellingShingle Supervisor de psicologia clínica: um professor idealizado?
Oliveira-Monteiro,Nancy Ramacciotti de
Supervisão
Psicologia clínica
Escala de avaliação do supervisor
title_short Supervisor de psicologia clínica: um professor idealizado?
title_full Supervisor de psicologia clínica: um professor idealizado?
title_fullStr Supervisor de psicologia clínica: um professor idealizado?
title_full_unstemmed Supervisor de psicologia clínica: um professor idealizado?
title_sort Supervisor de psicologia clínica: um professor idealizado?
author Oliveira-Monteiro,Nancy Ramacciotti de
author_facet Oliveira-Monteiro,Nancy Ramacciotti de
Nunes,Maria Lucia Tiellet
author_role author
author2 Nunes,Maria Lucia Tiellet
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira-Monteiro,Nancy Ramacciotti de
Nunes,Maria Lucia Tiellet
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão
Psicologia clínica
Escala de avaliação do supervisor
topic Supervisão
Psicologia clínica
Escala de avaliação do supervisor
description A supervisão de estágios em Psicologia Clínica, fundamental para a formação do aluno de Psicologia, carece de mecanismos de avaliação sistemática, relativa ao supervisor. Este artigo apresenta um estudo que explorou percepções de estagiários de Psicologia Clínica acerca de seus supervisores e da supervisão. O levantamento utilizou uma escala de tipo Likert de cinco pontos e 27 itens. Foram pesquisados 56 alunos de 9º semestre de curso de graduação em Psicologia, que faziam estágios sob supervisão semanal, há um semestre. Sob a ótica dos supervisionandos, as avaliações foram quase que exclusivamente positivas, a despeito da abordagem teórico-técnica do supervisor. Essa positividade foi discutida em relação a: características do processo ensino-aprendizagem clínico, em especial quanto a formas de avaliação utilizadas; possíveis idealizações; e momento de transição aluno-profissional em que o supervisionando se encontra. É apontada a necessidade de discussões sobre avaliação de professores-supervisores em Psicologia-Clínica.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-82712008000200015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.13 n.2 2008
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937786517356544