Aplicações da Psicologia Positiva no Desenvolvimento Infantil: Uma Revisão de Literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Patricia Cristina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lamas,Karen Cristina Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712020000300493
Resumo: Resumo O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão integrativa da literatura brasileira sobre as aplicações da Psicologia Positiva no desenvolvimento infantil. Efetuou-se uma busca por artigos científicos nas bases de dados SciELO e PePSIC, com os termos psicologia positiva, resiliência, otimismo, habilidades sociais, bem-estar e felicidade articulados aos termos desenvolvimento infantil, crianças e infância. Foram recuperadas 202 publicações entre os anos 2000 e 2019, entre estas 72 foram analisadas. Observou-se o aumento da produção científica, com destaque para o construto habilidades sociais. Houve predomínio de pesquisas empíricas e análises quantitativas. Contudo, verificou-se poucos estudos sobre a eficácia de intervenções. Conclui-se que é importante diversificar os construtos investigados e investir em desenvolvimento e validação de instrumentos de avaliação e intervenções em diferentes contextos, que proporcionem a potencialização das qualidades humanas na infância em caráter de prevenção e promoção de saúde mental ao longo da vida.
id USF-1_de6b7236c143d87b47e87220e016ffe6
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712020000300493
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Aplicações da Psicologia Positiva no Desenvolvimento Infantil: Uma Revisão de Literaturapsicologia positivabem-estarcriançasinfânciapesquisa científicaResumo O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão integrativa da literatura brasileira sobre as aplicações da Psicologia Positiva no desenvolvimento infantil. Efetuou-se uma busca por artigos científicos nas bases de dados SciELO e PePSIC, com os termos psicologia positiva, resiliência, otimismo, habilidades sociais, bem-estar e felicidade articulados aos termos desenvolvimento infantil, crianças e infância. Foram recuperadas 202 publicações entre os anos 2000 e 2019, entre estas 72 foram analisadas. Observou-se o aumento da produção científica, com destaque para o construto habilidades sociais. Houve predomínio de pesquisas empíricas e análises quantitativas. Contudo, verificou-se poucos estudos sobre a eficácia de intervenções. Conclui-se que é importante diversificar os construtos investigados e investir em desenvolvimento e validação de instrumentos de avaliação e intervenções em diferentes contextos, que proporcionem a potencialização das qualidades humanas na infância em caráter de prevenção e promoção de saúde mental ao longo da vida.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2020-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712020000300493Psico-USF v.25 n.3 2020reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/1413-82712020250308info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Patricia CristinaLamas,Karen Cristina Alvespor2020-10-20T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712020000300493Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2020-10-20T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicações da Psicologia Positiva no Desenvolvimento Infantil: Uma Revisão de Literatura
title Aplicações da Psicologia Positiva no Desenvolvimento Infantil: Uma Revisão de Literatura
spellingShingle Aplicações da Psicologia Positiva no Desenvolvimento Infantil: Uma Revisão de Literatura
Ferreira,Patricia Cristina
psicologia positiva
bem-estar
crianças
infância
pesquisa científica
title_short Aplicações da Psicologia Positiva no Desenvolvimento Infantil: Uma Revisão de Literatura
title_full Aplicações da Psicologia Positiva no Desenvolvimento Infantil: Uma Revisão de Literatura
title_fullStr Aplicações da Psicologia Positiva no Desenvolvimento Infantil: Uma Revisão de Literatura
title_full_unstemmed Aplicações da Psicologia Positiva no Desenvolvimento Infantil: Uma Revisão de Literatura
title_sort Aplicações da Psicologia Positiva no Desenvolvimento Infantil: Uma Revisão de Literatura
author Ferreira,Patricia Cristina
author_facet Ferreira,Patricia Cristina
Lamas,Karen Cristina Alves
author_role author
author2 Lamas,Karen Cristina Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Patricia Cristina
Lamas,Karen Cristina Alves
dc.subject.por.fl_str_mv psicologia positiva
bem-estar
crianças
infância
pesquisa científica
topic psicologia positiva
bem-estar
crianças
infância
pesquisa científica
description Resumo O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão integrativa da literatura brasileira sobre as aplicações da Psicologia Positiva no desenvolvimento infantil. Efetuou-se uma busca por artigos científicos nas bases de dados SciELO e PePSIC, com os termos psicologia positiva, resiliência, otimismo, habilidades sociais, bem-estar e felicidade articulados aos termos desenvolvimento infantil, crianças e infância. Foram recuperadas 202 publicações entre os anos 2000 e 2019, entre estas 72 foram analisadas. Observou-se o aumento da produção científica, com destaque para o construto habilidades sociais. Houve predomínio de pesquisas empíricas e análises quantitativas. Contudo, verificou-se poucos estudos sobre a eficácia de intervenções. Conclui-se que é importante diversificar os construtos investigados e investir em desenvolvimento e validação de instrumentos de avaliação e intervenções em diferentes contextos, que proporcionem a potencialização das qualidades humanas na infância em caráter de prevenção e promoção de saúde mental ao longo da vida.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712020000300493
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712020000300493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1413-82712020250308
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.25 n.3 2020
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937788788572160