Análise do comportamento e a habilidade de leitura: um levantamento crítico de artigos do JABA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mauad,Luiza Cristina
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Guedes,Maria do Carmo, Azzi,Roberta Gurgel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000100008
Resumo: O presente trabalho pretendeu, por meio de uma análise de revisão de artigos sobre habilidade de leitura no ensino regular no Journal of Applied Behavior Analysis - JABA nos anos de 1968 a 2002, identificar as formas de atuação propostas pela Análise do Comportamento para ensinar ou remediar esta habilidade. Montando-se um banco de dados de artigos encontrados e utilizando-se palavras-chave que nortearam a busca na web site do periódico, foi possível identificar os delineamentos experimentais utilizados nas intervenções, as variáveis experimentais manipuladas pelo experimentador, as variáveis de observação que foram tanto um comportamento apresentado pelo sujeito quanto uma modificação ambiental expressando esse comportamento, os tipos de reforçadores empregados e o objetivo de cada intervenção. O espectro das variáveis analisadas indicou múltiplas possibilidades interventivas que podem ser aplicadas em uma sala de aula do ensino regular de leitura aumentando a performance do aluno nesta habilidade. Na condição de prática do professor em procedimentos operantes pode ser possível aumentar a performance de ler do aluno e os procedimentos de tutoria apresentados mostraram-se como alternativa efetiva para classes numerosas, o que se aproxima da realidade do ensino regular.
id USF-1_e560af1a40fd988a9c0b0399acf6dee8
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712004000100008
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Análise do comportamento e a habilidade de leitura: um levantamento crítico de artigos do JABAAnálise do comportamentoHabilidade de leituraAlfabetizaçãoEnsino regularO presente trabalho pretendeu, por meio de uma análise de revisão de artigos sobre habilidade de leitura no ensino regular no Journal of Applied Behavior Analysis - JABA nos anos de 1968 a 2002, identificar as formas de atuação propostas pela Análise do Comportamento para ensinar ou remediar esta habilidade. Montando-se um banco de dados de artigos encontrados e utilizando-se palavras-chave que nortearam a busca na web site do periódico, foi possível identificar os delineamentos experimentais utilizados nas intervenções, as variáveis experimentais manipuladas pelo experimentador, as variáveis de observação que foram tanto um comportamento apresentado pelo sujeito quanto uma modificação ambiental expressando esse comportamento, os tipos de reforçadores empregados e o objetivo de cada intervenção. O espectro das variáveis analisadas indicou múltiplas possibilidades interventivas que podem ser aplicadas em uma sala de aula do ensino regular de leitura aumentando a performance do aluno nesta habilidade. Na condição de prática do professor em procedimentos operantes pode ser possível aumentar a performance de ler do aluno e os procedimentos de tutoria apresentados mostraram-se como alternativa efetiva para classes numerosas, o que se aproxima da realidade do ensino regular.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2004-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000100008Psico-USF v.9 n.1 2004reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712004000100008info:eu-repo/semantics/openAccessMauad,Luiza CristinaGuedes,Maria do CarmoAzzi,Roberta Gurgelpor2011-10-24T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712004000100008Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2011-10-24T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do comportamento e a habilidade de leitura: um levantamento crítico de artigos do JABA
title Análise do comportamento e a habilidade de leitura: um levantamento crítico de artigos do JABA
spellingShingle Análise do comportamento e a habilidade de leitura: um levantamento crítico de artigos do JABA
Mauad,Luiza Cristina
Análise do comportamento
Habilidade de leitura
Alfabetização
Ensino regular
title_short Análise do comportamento e a habilidade de leitura: um levantamento crítico de artigos do JABA
title_full Análise do comportamento e a habilidade de leitura: um levantamento crítico de artigos do JABA
title_fullStr Análise do comportamento e a habilidade de leitura: um levantamento crítico de artigos do JABA
title_full_unstemmed Análise do comportamento e a habilidade de leitura: um levantamento crítico de artigos do JABA
title_sort Análise do comportamento e a habilidade de leitura: um levantamento crítico de artigos do JABA
author Mauad,Luiza Cristina
author_facet Mauad,Luiza Cristina
Guedes,Maria do Carmo
Azzi,Roberta Gurgel
author_role author
author2 Guedes,Maria do Carmo
Azzi,Roberta Gurgel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mauad,Luiza Cristina
Guedes,Maria do Carmo
Azzi,Roberta Gurgel
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do comportamento
Habilidade de leitura
Alfabetização
Ensino regular
topic Análise do comportamento
Habilidade de leitura
Alfabetização
Ensino regular
description O presente trabalho pretendeu, por meio de uma análise de revisão de artigos sobre habilidade de leitura no ensino regular no Journal of Applied Behavior Analysis - JABA nos anos de 1968 a 2002, identificar as formas de atuação propostas pela Análise do Comportamento para ensinar ou remediar esta habilidade. Montando-se um banco de dados de artigos encontrados e utilizando-se palavras-chave que nortearam a busca na web site do periódico, foi possível identificar os delineamentos experimentais utilizados nas intervenções, as variáveis experimentais manipuladas pelo experimentador, as variáveis de observação que foram tanto um comportamento apresentado pelo sujeito quanto uma modificação ambiental expressando esse comportamento, os tipos de reforçadores empregados e o objetivo de cada intervenção. O espectro das variáveis analisadas indicou múltiplas possibilidades interventivas que podem ser aplicadas em uma sala de aula do ensino regular de leitura aumentando a performance do aluno nesta habilidade. Na condição de prática do professor em procedimentos operantes pode ser possível aumentar a performance de ler do aluno e os procedimentos de tutoria apresentados mostraram-se como alternativa efetiva para classes numerosas, o que se aproxima da realidade do ensino regular.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-82712004000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.9 n.1 2004
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937786085343232