Algumas habilidades de leitura na escola / Some reading activities at school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41526 |
Resumo: | O presente trabalho, cujo tema é Habilidades de leitura na escola, tem como objetivo principal discutir sobre a ausência de habilidades de compreensão leitora em alunos de escolas públicas. Nossas experiências como estagiárias do curso de Letras da UFOPA e bolsistas do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi o que nos permitiu observar as dificuldades de alguns alunos para compreenderem um texto, nos motivando a realizar este trabalho na área do ensino da leitura. Para a coleta de dados, foi realizada uma pesquisa de campo através da aplicação de um teste de sondagem de leitura, aplicado em duas turmas de 3º ano do ensino médio de uma escola da rede pública de Santarém. Para subsidiar a realização da referida pesquisa, além dos PCNS (1997), os principais teóricos utilizados foram Klaiman (1996); Solé (1998); Cosson (2007); Alliende (2005). Este trabalho nos possibilitou verificar que a escola não tem trabalhado de forma eficiente para garantir o bom desempenho do aluno quanto à atividade de compreensão leitora. |
id |
VERACRUZ-0_4aefab88f7354091e122d93dbcac9008 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41526 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Algumas habilidades de leitura na escola / Some reading activities at schoolHabilidades de leituraCompreensão leitoraEnsino da leitura.O presente trabalho, cujo tema é Habilidades de leitura na escola, tem como objetivo principal discutir sobre a ausência de habilidades de compreensão leitora em alunos de escolas públicas. Nossas experiências como estagiárias do curso de Letras da UFOPA e bolsistas do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi o que nos permitiu observar as dificuldades de alguns alunos para compreenderem um texto, nos motivando a realizar este trabalho na área do ensino da leitura. Para a coleta de dados, foi realizada uma pesquisa de campo através da aplicação de um teste de sondagem de leitura, aplicado em duas turmas de 3º ano do ensino médio de uma escola da rede pública de Santarém. Para subsidiar a realização da referida pesquisa, além dos PCNS (1997), os principais teóricos utilizados foram Klaiman (1996); Solé (1998); Cosson (2007); Alliende (2005). Este trabalho nos possibilitou verificar que a escola não tem trabalhado de forma eficiente para garantir o bom desempenho do aluno quanto à atividade de compreensão leitora.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4152610.34117/bjdv7n12-547Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 118359-118381Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 118359-118381Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 118359-1183812525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41526/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Martionia MatosJatobá, Claudene GomesMota, Leonel2022-04-12T00:07:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41526Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:35.135780Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Algumas habilidades de leitura na escola / Some reading activities at school |
title |
Algumas habilidades de leitura na escola / Some reading activities at school |
spellingShingle |
Algumas habilidades de leitura na escola / Some reading activities at school Monteiro, Martionia Matos Habilidades de leitura Compreensão leitora Ensino da leitura. |
title_short |
Algumas habilidades de leitura na escola / Some reading activities at school |
title_full |
Algumas habilidades de leitura na escola / Some reading activities at school |
title_fullStr |
Algumas habilidades de leitura na escola / Some reading activities at school |
title_full_unstemmed |
Algumas habilidades de leitura na escola / Some reading activities at school |
title_sort |
Algumas habilidades de leitura na escola / Some reading activities at school |
author |
Monteiro, Martionia Matos |
author_facet |
Monteiro, Martionia Matos Jatobá, Claudene Gomes Mota, Leonel |
author_role |
author |
author2 |
Jatobá, Claudene Gomes Mota, Leonel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Martionia Matos Jatobá, Claudene Gomes Mota, Leonel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidades de leitura Compreensão leitora Ensino da leitura. |
topic |
Habilidades de leitura Compreensão leitora Ensino da leitura. |
description |
O presente trabalho, cujo tema é Habilidades de leitura na escola, tem como objetivo principal discutir sobre a ausência de habilidades de compreensão leitora em alunos de escolas públicas. Nossas experiências como estagiárias do curso de Letras da UFOPA e bolsistas do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi o que nos permitiu observar as dificuldades de alguns alunos para compreenderem um texto, nos motivando a realizar este trabalho na área do ensino da leitura. Para a coleta de dados, foi realizada uma pesquisa de campo através da aplicação de um teste de sondagem de leitura, aplicado em duas turmas de 3º ano do ensino médio de uma escola da rede pública de Santarém. Para subsidiar a realização da referida pesquisa, além dos PCNS (1997), os principais teóricos utilizados foram Klaiman (1996); Solé (1998); Cosson (2007); Alliende (2005). Este trabalho nos possibilitou verificar que a escola não tem trabalhado de forma eficiente para garantir o bom desempenho do aluno quanto à atividade de compreensão leitora. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41526 10.34117/bjdv7n12-547 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41526 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n12-547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41526/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 118359-118381 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 118359-118381 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 118359-118381 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645574666190848 |