Algumas habilidades de leitura na escola / Some reading activities at school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Martionia Matos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Jatobá, Claudene Gomes, Mota, Leonel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41526
Resumo: O presente trabalho, cujo tema é Habilidades de leitura na escola, tem como objetivo principal discutir sobre a ausência de habilidades de compreensão leitora em alunos de escolas públicas. Nossas experiências como estagiárias do curso de Letras da UFOPA e bolsistas do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi o que nos permitiu observar as dificuldades de alguns alunos para compreenderem um texto, nos motivando a realizar este trabalho na área do ensino da leitura. Para a coleta de dados, foi realizada uma pesquisa de campo através da aplicação de um teste de sondagem de leitura, aplicado em duas turmas de 3º ano do ensino médio de uma escola da rede pública de Santarém. Para subsidiar a realização da referida pesquisa, além dos PCNS (1997), os principais teóricos utilizados foram Klaiman (1996); Solé (1998); Cosson (2007); Alliende (2005). Este trabalho nos possibilitou verificar que a escola não tem trabalhado de forma eficiente para garantir o bom desempenho do aluno quanto à atividade de compreensão leitora.
id VERACRUZ-0_4aefab88f7354091e122d93dbcac9008
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41526
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Algumas habilidades de leitura na escola / Some reading activities at schoolHabilidades de leituraCompreensão leitoraEnsino da leitura.O presente trabalho, cujo tema é Habilidades de leitura na escola, tem como objetivo principal discutir sobre a ausência de habilidades de compreensão leitora em alunos de escolas públicas. Nossas experiências como estagiárias do curso de Letras da UFOPA e bolsistas do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi o que nos permitiu observar as dificuldades de alguns alunos para compreenderem um texto, nos motivando a realizar este trabalho na área do ensino da leitura. Para a coleta de dados, foi realizada uma pesquisa de campo através da aplicação de um teste de sondagem de leitura, aplicado em duas turmas de 3º ano do ensino médio de uma escola da rede pública de Santarém. Para subsidiar a realização da referida pesquisa, além dos PCNS (1997), os principais teóricos utilizados foram Klaiman (1996); Solé (1998); Cosson (2007); Alliende (2005). Este trabalho nos possibilitou verificar que a escola não tem trabalhado de forma eficiente para garantir o bom desempenho do aluno quanto à atividade de compreensão leitora.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4152610.34117/bjdv7n12-547Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 118359-118381Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 118359-118381Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 118359-1183812525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41526/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Martionia MatosJatobá, Claudene GomesMota, Leonel2022-04-12T00:07:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41526Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:35.135780Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas habilidades de leitura na escola / Some reading activities at school
title Algumas habilidades de leitura na escola / Some reading activities at school
spellingShingle Algumas habilidades de leitura na escola / Some reading activities at school
Monteiro, Martionia Matos
Habilidades de leitura
Compreensão leitora
Ensino da leitura.
title_short Algumas habilidades de leitura na escola / Some reading activities at school
title_full Algumas habilidades de leitura na escola / Some reading activities at school
title_fullStr Algumas habilidades de leitura na escola / Some reading activities at school
title_full_unstemmed Algumas habilidades de leitura na escola / Some reading activities at school
title_sort Algumas habilidades de leitura na escola / Some reading activities at school
author Monteiro, Martionia Matos
author_facet Monteiro, Martionia Matos
Jatobá, Claudene Gomes
Mota, Leonel
author_role author
author2 Jatobá, Claudene Gomes
Mota, Leonel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Martionia Matos
Jatobá, Claudene Gomes
Mota, Leonel
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades de leitura
Compreensão leitora
Ensino da leitura.
topic Habilidades de leitura
Compreensão leitora
Ensino da leitura.
description O presente trabalho, cujo tema é Habilidades de leitura na escola, tem como objetivo principal discutir sobre a ausência de habilidades de compreensão leitora em alunos de escolas públicas. Nossas experiências como estagiárias do curso de Letras da UFOPA e bolsistas do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi o que nos permitiu observar as dificuldades de alguns alunos para compreenderem um texto, nos motivando a realizar este trabalho na área do ensino da leitura. Para a coleta de dados, foi realizada uma pesquisa de campo através da aplicação de um teste de sondagem de leitura, aplicado em duas turmas de 3º ano do ensino médio de uma escola da rede pública de Santarém. Para subsidiar a realização da referida pesquisa, além dos PCNS (1997), os principais teóricos utilizados foram Klaiman (1996); Solé (1998); Cosson (2007); Alliende (2005). Este trabalho nos possibilitou verificar que a escola não tem trabalhado de forma eficiente para garantir o bom desempenho do aluno quanto à atividade de compreensão leitora.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41526
10.34117/bjdv7n12-547
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41526
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n12-547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41526/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 118359-118381
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 118359-118381
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 118359-118381
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645574666190848