Contribuições do Modelo de Rasch para Procedimentos de Intervenção em Habilidades Sociais
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000100037 |
Resumo: | Resumo O presente estudo visou analisar se o modelo de Rasch pode facilitar o aprendizado de condutas socialmente hábeis em crianças. Foram realizados dois estudos, um para estabelecer pontos de corte e níveis de dificuldade numa medida de habilidades sociais e outro para analisar a intervenção baseada nessa hierarquia. Os resultados do Estudo 1 indicam que as condutas mais fáceis são as relacionadas à civilidade e altruísmo, basicamente e as mais difíceis as relacionadas à assertividade. No Estudo 2, os resultados da intervenção planejada com base no nível de dificuldade dos itens indicou a melhora das habilidades sociais das crianças no mesmo sentido do nível de dificuldade dos itens. De modo geral, o modelo de Rasch demonstrou eficácia como auxílio para analisar a dificuldade de execução das condutas sociais e no planejamento e implementação de intervenções nesta área. |
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Contribuições do Modelo de Rasch para Procedimentos de Intervenção em Habilidades SociaisintervençãoescolapsicometriaaprendizagemResumo O presente estudo visou analisar se o modelo de Rasch pode facilitar o aprendizado de condutas socialmente hábeis em crianças. Foram realizados dois estudos, um para estabelecer pontos de corte e níveis de dificuldade numa medida de habilidades sociais e outro para analisar a intervenção baseada nessa hierarquia. Os resultados do Estudo 1 indicam que as condutas mais fáceis são as relacionadas à civilidade e altruísmo, basicamente e as mais difíceis as relacionadas à assertividade. No Estudo 2, os resultados da intervenção planejada com base no nível de dificuldade dos itens indicou a melhora das habilidades sociais das crianças no mesmo sentido do nível de dificuldade dos itens. De modo geral, o modelo de Rasch demonstrou eficácia como auxílio para analisar a dificuldade de execução das condutas sociais e no planejamento e implementação de intervenções nesta área.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000100037Psico-USF v.21 n.1 2016reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/1413-82712016210104info:eu-repo/semantics/openAccessMontiel,José MariaBartholomeu,Danielpor2016-04-05T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712016000100037Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2016-04-05T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
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