Os desafios da escrita do trabalho de conclusão de curso de pedagogia em uma universidade maranhense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Vieira, Rhaiza Ludimila
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moura, Jónata Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1146
Resumo: Este artigo trata dos desafios da produção do TCC de Pedagogia entre 2013 e 2016 em uma universidade maranhense. Realizou-se uma pesquisa documental objetivando analisar os desafios do letramento acadêmico revelados nos TCC de alunos e avaliar o uso das normas da ABNT na escrita e apresentação do texto, do resumo, das citações e das referências. Analisou-se uma amostra de 56 TCC. Os resultados mostraram que estes foram estruturados nas normas da ABNT e que há algumas dificuldades na escrita do título, no uso de citações e produção do resumo. As dificuldades no uso das relações dialógicas e a sustentação da argumentação fundamentada nos enunciados teóricos foram os elementos com maior destaque. Os discentes necessitam aprender o letramento acadêmico para inserirem-se no espaço universitário.
id USF_01784eba2b907a89b5fc358aa3da282d
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1146
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Os desafios da escrita do trabalho de conclusão de curso de pedagogia em uma universidade maranhenseEste artigo trata dos desafios da produção do TCC de Pedagogia entre 2013 e 2016 em uma universidade maranhense. Realizou-se uma pesquisa documental objetivando analisar os desafios do letramento acadêmico revelados nos TCC de alunos e avaliar o uso das normas da ABNT na escrita e apresentação do texto, do resumo, das citações e das referências. Analisou-se uma amostra de 56 TCC. Os resultados mostraram que estes foram estruturados nas normas da ABNT e que há algumas dificuldades na escrita do título, no uso de citações e produção do resumo. As dificuldades no uso das relações dialógicas e a sustentação da argumentação fundamentada nos enunciados teóricos foram os elementos com maior destaque. Os discentes necessitam aprender o letramento acadêmico para inserirem-se no espaço universitário.Universidade São Francisco2021-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/114610.24933/horizontes.v39i1.1146Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e0210222317-109X0103-770610.24933/horizontes.v39i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1146/543Copyright (c) 2021 Jónata Ferreira Moura, Rhaiza Ludimila Gomes Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes Vieira, Rhaiza Ludimila Moura, Jónata Ferreira2021-07-06T01:33:41Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1146Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:14.538005Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios da escrita do trabalho de conclusão de curso de pedagogia em uma universidade maranhense
title Os desafios da escrita do trabalho de conclusão de curso de pedagogia em uma universidade maranhense
spellingShingle Os desafios da escrita do trabalho de conclusão de curso de pedagogia em uma universidade maranhense
Gomes Vieira, Rhaiza Ludimila
title_short Os desafios da escrita do trabalho de conclusão de curso de pedagogia em uma universidade maranhense
title_full Os desafios da escrita do trabalho de conclusão de curso de pedagogia em uma universidade maranhense
title_fullStr Os desafios da escrita do trabalho de conclusão de curso de pedagogia em uma universidade maranhense
title_full_unstemmed Os desafios da escrita do trabalho de conclusão de curso de pedagogia em uma universidade maranhense
title_sort Os desafios da escrita do trabalho de conclusão de curso de pedagogia em uma universidade maranhense
author Gomes Vieira, Rhaiza Ludimila
author_facet Gomes Vieira, Rhaiza Ludimila
Moura, Jónata Ferreira
author_role author
author2 Moura, Jónata Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes Vieira, Rhaiza Ludimila
Moura, Jónata Ferreira
description Este artigo trata dos desafios da produção do TCC de Pedagogia entre 2013 e 2016 em uma universidade maranhense. Realizou-se uma pesquisa documental objetivando analisar os desafios do letramento acadêmico revelados nos TCC de alunos e avaliar o uso das normas da ABNT na escrita e apresentação do texto, do resumo, das citações e das referências. Analisou-se uma amostra de 56 TCC. Os resultados mostraram que estes foram estruturados nas normas da ABNT e que há algumas dificuldades na escrita do título, no uso de citações e produção do resumo. As dificuldades no uso das relações dialógicas e a sustentação da argumentação fundamentada nos enunciados teóricos foram os elementos com maior destaque. Os discentes necessitam aprender o letramento acadêmico para inserirem-se no espaço universitário.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1146
10.24933/horizontes.v39i1.1146
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1146
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v39i1.1146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1146/543
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Jónata Ferreira Moura, Rhaiza Ludimila Gomes Vieira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Jónata Ferreira Moura, Rhaiza Ludimila Gomes Vieira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e021022
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v39i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440314712064